quinta-feira, 9 de outubro de 2014

AMOSTRAM’ISSE – Mostra de Cinema dos Açores vai ser apresentada nos EUA e no Canadá

O Governo dos Açores promove, em parceria com a Associação Cultural Burra de Milho e com o apoio da SATA, a apresentação da AMOSTRAM’ISSE - Mostra de Cinema dos Açores no Canadá e nos Estados Unidos da América, entre 15 e 21 de outubro.

Esta itinerância da Mostra de Cinema dos Açores, promovida pela Presidência do Governo, através das direções regionais das Comunidades e da Juventude, prevê a realização de sessões na província do Ontário, no Canadá, e nos estados norte-americanos de Massachusetts e de Rhode Island, tendo em vista promover os trabalhos de realizadores dos Açores, bem como filmes realizados na Região.

As sessões, organizadas pela Associação Burra de Milho, terão como objetivo a divulgação de novos projetos da Região Autónoma dos Açores em diversas áreas, reconhecendo a importância de valorizar e fomentar a criatividade em benefício de um desenvolvimento sociocultural harmonioso, protegendo as memórias e as manifestações culturais representativas de identidade cultural açoriana.

Com esta digressão, a mostra de cinema AMOSTRAM’ISSE chega às comunidades de emigrantes e descendentes de açorianos no Canadá e nos EUA, mas a iniciativa pretende também atingir outros públicos, de várias nacionalidades e origens, em especial os jovens, através de instituições universitárias.

Depois de ter sido exibida em Angra do Heroísmo, Horta, Ponta Delgada, Lisboa e Porto, esta mostra de cinema será apresentada nas universidades de York e de Toronto, no Canadá, a 15 e 16 de outubro, respetivamente.

Nos Estados Unidos da América, estão previstas exibições na sede do Grupo dos Amigos da Ilha Terceira, em Pawtucket, Rhode Island, a 19 de outubro, na Universidade de Massachusetts, Dartmouth, e na Casa dos Açores de Nova Inglaterra, em Fall River, no dia 20, terminando, a 21 de outubro, com a apresentação no Bristol Community College, em Fall River.

Os filmes 'Alabote', de João Botelho e João Garcia, '50 Pesos Argentinos', de Bernardo Cabral, 'Banana do Pico', de Luís Bicudo, 'Montar a Tenda', de Montserrat Ciges, e 'Deportado', de Natalie Mansoux, são alguns dos que serão exibidos nesta itinerância da Mostra de Cinema dos Açores no Canadá e nos EUA.



GaCS

Sem comentários: