quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Avelino Meneses rejeita acusações de falta de pessoal não docente nas escolas dos Açores

O Secretário Regional da Educação e Cultura rejeitou hoje, em Angra do Heroísmo, as acusações de falta de pessoal não docente nos estabelecimentos de ensino público nos Açores.

“Se compararmos o pessoal não docente que existe nas escolas agora com o pessoal não docente que existia nas escolas há um ano, temos mais cerca de 60 elementos, mais concretamente 58, numa altura em que, inclusivamente, o número de estudantes diminui tenuemente”, afirmou Avelino Meneses.

O Secretário Regional, que falava no final de uma audiência com representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (SINTAP/Açores), salientou, no entanto, que “nas escolas, particularmente os assistentes técnicos e auxiliares, são categorias que vêm denotando algum envelhecimento e que carecem de renovação”.

Por essa razão, frisou Avelino Meneses, estão atualmente em curso "82 procedimentos concursais que se vão traduzir, no decurso deste ano letivo, na entrada de outros tantos assistentes técnicos e auxiliares nos quadros das escolas”.

Para o Secretário Regional da Educação e Cultura, uma vez colocados estes novos operacionais, “o quotidiano das escolas melhorará ainda mais”.

Enquanto os concursos não se concluem, as escolas, à semelhança de outras entidades públicas e privadas, têm utilizado os programas existentes de promoção do emprego para suprir as suas necessidades.

Avelino Meneses considerou positivo o encontro com os representantes do SINTAP/Açores, salientando que “alertaram para a necessidade de, através dos profissionais não docentes, garantirmos também a regularidade das atividades letivas”.

“Nós estamos todos do mesmo lado, por isso a visita do sindicato foi profícua”, afirmou o Secretário Regional.

Anexos:
2014.10.08-SREC-AudiênciaSINTAPAçores.mp3

GaCS

Sem comentários: