sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Fausto Brito e Abreu apresenta concurso CANSAT Açores

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia apresentou hoje, na Lagoa, em S. Miguel, o primeiro concurso regional do CANSAT, uma competição apoiada pela Agência Espacial Europeia (ESA), que se realizará em Santa Maria no próximo ano.

Fausto Brito e Abreu, que falava à margem de uma visita ao EXPOLAB, revelou também que o Governo Regional vai promover a candidatura dos Açores à organização do concurso CANSAT europeu em 2016, afirmando que "os Açores já deram provas de ter capacidade e motivação para serem anfitriões de uma prova europeia nesta área".

O CANSAT é um concurso para alunos do ensino secundário, que tem como principal objetivo a construção, configuração e lançamento de um minissatélite do tamanho de uma lata de refrigerante. 

Fausto Brito e Abreu frisou que a criação deste programa regional poderá estimular o interesse dos jovens açorianos pela Ciência e Tecnologia, áreas que podem assumir grande relevância no desenvolvimento da Região.

"Os Açores, pela sua localização geográfica, têm um potencial especial para aplicação de tecnologias espaciais e desenvolvimento de projetos científicos ou, até mesmo, de oportunidades de negócio neste domínio", afirmou.

Todas as escolas do arquipélago que tenham interesse em concorrer podem candidatar-se a esta iniciativa até novembro, devendo a final do CANSAT Açores decorrer em abril de 2015, na ilha de Santa Maria.

Esta é a terceira vez que escolas da Região participam neste projeto europeu, tendo uma equipa da Escola Básica e Secundária de Santa Maria, constituída por cinco alunos e dois professores, sido selecionada pela ESA para representar Portugal na final da competição CANSAT 2012, que decorreu em abril de 2013, na Noruega. 

O projeto do minissatélite construído pelos alunos de Santa Maria ficou classificado em terceiro lugar entre as 14 equipas participantes.

A apresentação hoje do primeiro concurso CANSAT Açores, a visita às estações da ESA e ao radiotelescópio da Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais (RAEGE), em Santa Maria, realizadas na quinta-feira, e a visita prevista para sábado ao Observatório Astronómico de Santana, em S. Miguel, são as iniciativas com que a Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia assinala a Semana Mundial do Espaço.

Instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1999, a Semana Mundial do Espaço recorda a importância que a ciência e a tecnologia espacial tiveram — e continuam a ter ­— na vida do Homem.

O lançamento do Sputnik I, o primeiro satélite terrestre construído pelo homem, a 4 de outubro de 1957, e a assinatura do Tratado de Exploração Pacífica do Espaço Exterior pelos estados membros da ONU, a 10 de outubro de 1967, são as datas que delimitam esta semana dedicada ao Espaço.

Anexos:
2014.10.10-SRMCT-ConcursoCANSAT.mp3

GaCS

Sem comentários: