domingo, 12 de outubro de 2014

Fausto Brito e Abreu reconhece importância do OASA para a promoção do interesse pela Astronomia

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia destacou o "papel importante" que o Observatório Astronómico de Santana (OASA), na Ribeira Grande, desempenha na "promoção do conhecimento científico e do acesso às inovações tecnológicas" nos Açores.

“O OASA aproxima a ciência da população através das oficinas de astronomia para crianças, das palestras e exposições e de outras atividades fora de portas, como a observação noturna do céu em diferentes zonas balneares de São Miguel, como aconteceu neste verão”, afirmou Fausto Brito e Abreu, em declarações durante uma visita que realizou sábado ao único centro de astronomia dos Açores. 

“O céu dos Açores tem ótimas condições para fotografia astronómica, sendo os meses de novembro e fevereiro particularmente propícios para atrair turistas interessados em Astronomia", acrescentou o Secretário Regional, salientando o facto de estes meses coincidirem com a época baixa do turismo.

No âmbito desta visita ao OASA, uma iniciativa destinada a assinalar nos Açores a Semana Mundial do Espaço, o Secretário Regional assistiu também a uma palestra sobre exploração espacial, intitulada 'Space Exploration and the Mars Curiosity Program', com Bobak Ferdowsi, um dos cientistas responsáveis pela Missão 'Curiosity', da NASA, tendo ainda participado numa observação noturna do céu.

Fausto Brito e Abreu, além do Observatório Astronómico de Santana, em São Miguel, visitou durante esta semana dedicada ao espaço a estação da Agência Espacial Europeia (ESA) e o radiotelescópio da Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais (RAEGE), em Santa Maria.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: