sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Festa de Antropologia, Cinema e Arte no Museu de Angra do Heroísmo

A Direção Regional da Cultura, através do Museu de Angra do Heroísmo, acolhe, a 25 e 26 de outubro, a FACA - Festa de Antropologia Cinema e Arte, um evento com características únicas em Portugal, pela forma como cruza as três áreas que aborda.

A FACA, cuja primeira edição decorreu em março, em Lisboa, e que se estende aos Açores em outubro, é uma iniciativa do NAVA – Núcleo de Antropologia Visual e da Arte do Centro em Rede de Investigação em Antropologia – CRIA, afeto à Unidade de Investigação da Faculdade de Ciências Socias e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Na ilha Terceira, o festival decorre no âmbito de uma parceria entre os organizadores da FACA, o Museu de Angra do Heroísmo e o Cineclube da ilha Terceira, compreendendo a projeção de quatro documentários portugueses e uma oficina de cinema documental, orientada pela realizadora Catarina Alves Costa.

A 25 de outubro, pelas 15h00, serão projetados os documentários "Pra Irem Pró Céu", de Pedro Antunes, e "Alto Minho", de Miguel Filgueiras.

O primeiro documenta a prática ritualística da encomendação das almas no município de Proença-a-Nova, olhando a revitalização deste culto dos mortos e a produção de novos laços de sociabilidade na comunidade, enquanto que o segundo constitui um belíssimo retrato documental da identidade na região do Alto Minho.

A 26 de outubro, também pelas 15h00, será exibido "Mauá: Luz em Redor", de Juliana Vicente, que apresenta as preocupações da comunidade Mauá no centro de São Paulo, que vive sob a ameaça de despejo, e "Tão Perto do Silêncio", de Arlindo Horta, que acompanha o quotidiano de um grupo de teatro composto e dinamizado por refugiados e requerentes de asilo em Portugal, que fala do seu êxodo forçado e partilha memórias, em palco e para a câmara.

A entrada para este evento é gratuita.

A oficina “Cinema Documental” decorrerá a 24, 25 e 26 de outubro, entre as 18h0 e as 21h00, abordando temas ligados à preparação, rodagem e montagem de documentário, bem como questões de linguagem, formatos e ética.

O custo de participação nesta oficina é de 20 euros, devendo as inscrições ser feitas através do telefone 295 240 800 ou do endereço eletrónico museu.angra.agenda@azores.gov.pt.

As sessões de projeção serão apresentadas pelos realizadores Catarina Alves Costa e Arlindo Horta.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: