sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Governo dos Açores vai criar rede de Polos Locais de Desenvolvimento, anuncia Andreia Cardoso

A Secretária Regional da Solidariedade Social anunciou hoje, na Povoação, a criação de uma Rede Regional de Polos Locais de Desenvolvimento e Coesão Social como forma de valorizar a territorialidade do sistema de ação social na conceção de planeamento estratégico e prospetivo.

Andreia Cardoso, que falava na abertura do VII Encontro de Ajudantes Sociofamiliares, salientou que estes polos “serão espaços de excelência para a mobilização das comunidades na identificação das problemáticas de cada território, para a corresponsabilização na criação de novas respostas”.

De acordo com a Secretária Regional, os polos serão constituídos pelas “forças vivas de unidades territoriais circunscritas às freguesias” ou agregação de freguesias e que visam a operacionalidade de um planeamento estratégico a nível local, impulsionador da inovação social e que responda às necessidades sociais identificadas.

“Está já em curso uma experiência-piloto na freguesia dos Arrifes”, avançou Andreia Cardoso, acrescentando que agrega as instituições locais e “permitirá aprimorar um modelo de funcionamento que depois se estenderá a outras freguesias”, para o qual destacou o papel dos ajudantes sociofamiliares.

Os Polos local de Desenvolvimento e Coesão Social são constituídos por unidades territoriais circunscritas à freguesia ou agregação de freguesias ao nível de cada concelho ou de ilha.

A extensividade geográfica, a densidade populacional e a similitude de problemáticas sociais constituem alguns dos critérios a acionar para a circunscrição dos polos a constituir, que visam operacionalizar um planeamento estratégico de respostas às necessidades sociais identificadas em cada comunidade.


Anexos:

GaCS

Sem comentários: