sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Governo Regional aumenta em 75% o investimento na Ciência e Investigação nos Açores

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou hoje, em Ponta Delgada, que “está projetado um aumento de 75% de investimento" no orçamento do Governo dos Açores para as áreas das ciências em 2015, comparativamente a este ano.

Fausto Brito e Abreu, que falava no seminário A Competitividade e o Crescimento da Economia Açoriana - Oportunidades no Quadro do Horizonte 2020, salientou que o Executivo tem “consciência de que a inovação tem um potencial excecional para criar emprego em grande escala” e que, por isso, deve ser feito um investimento na ciência e na investigação.

O Secretário Regional assegurou que estas áreas serão “uma das prioridades do Governo dos Açores no orçamento para 2015”.

A Universidade dos Açores e os centros de investigação vão continuar a receber importantes apoios do Governo Regional para a aquisição de equipamento, para a criação de redes e parcerias internacionais, para as deslocações de cientistas e para a organização de eventos científicos na Região, garantiu o Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia.

Fausto Brito e Abreu defendeu ainda que “o investimento em recursos humanos é também muito importante” e, por isso, o Governo Regional vai manter o investimento de cerca de dois milhões de euros por ano em bolsas de investigação científica, através do Fundo Regional de Ciências e Tecnologia.

O Secretário Regional alertou, no entanto, para a necessidade de uma maior criatividade “no recurso às fontes de financiamento”, apontando o quadro do programa Horizonte 2020, e outros programas internacionais como uma solução para o financiamento de áreas de investigação fundamentais para o desenvolvimento da Região.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: