terça-feira, 14 de outubro de 2014

Intervenção do Vice-Presidente do Governo

Texto integral da intervenção do Vice-Presidente do Governo, Sérgio Ávila, proferida hoje, no Nordeste, na sessão de abertura do workshop Promoção de Produtos e Recursos Endógenos dos Açores:

“Gostaria, em primeiro lugar, de manifestar a minha satisfação por estar neste concelho do Nordeste, onde vamos iniciar as Ações de Promoção de Produtos e Recursos Endógenos dos Açores.

Como a sua própria designação claramente indica, o propósito destas ações é o de analisar e avaliar as possibilidades de aproveitar os nossos recursos endógenos na criação de riqueza e de emprego nos Açores.

Acreditamos que os Açores dispõem, em cada ilha e em cada concelho, de forma muito particular e distinta, de recursos que poderão ser valorizados e de pessoas que os podem valorizar.

É por depositarmos confiança nessas possibilidades e por acreditarmos nas capacidades dos Açorianos que tornaremos extensivo a toda a região este conjunto de ações, realizando-as durante este último trimestre nos vários concelhos de São Miguel e dando-lhes continuidade no próximo ano nos concelhos das restantes ilhas dos Açores.

O Governo dos Açores não pretende substituir-se às pessoas que detêm as competências e os conhecimentos sobre os recursos de que dispõem nos respetivos concelhos, querendo antes ser parte ativa de um processo de facilitação e de ajuda na sua valorização.

Queremos também colaborar ativamente com o poder local, com os municípios e com todos os agentes económicos de cada concelho nesse processo de valorização e de aproveitamento económico, em favor das populações respetivas e, por consequência, em benefício de todos os Açorianos.

Sendo a cooperação importante para a obtenção do sucesso que pretendemos alcançar com a utilização cada vez maior e melhor dos nossos próprios recursos, é fundamental que as diversas entidades que acrescentam valor ao desenvolvimento local se juntem e criem a massa crítica necessária à construção de um ecossistema de empreendedorismo.

Da parte do Governo dos Açores haverá sempre uma colaboração atenta e atuante, na perspetiva de apoiar o trabalho que vier a ser desenvolvido a nível concelhio e de o tornar o mais reprodutivo possível nas formas em que esse trabalho se corporizar.

Por isso, gostaria de anunciar que vamos, desde já, trabalhar na constituição de uma Rede Açoriana de Incubadoras de Empresas, um verdadeiro Ninho de Empresas, que, a começar pelo concelho do Nordeste – e com a cooperação da Câmara Municipal – irá dar a este concelho uma incubadora de base local, um espaço dinâmico e contemporâneo alinhado com as necessidades locais, de forma a explorar e valorizar os seus recursos endógenos, criar empresas e postos de trabalho.

Como veremos adiante, nesta sessão, temos previsto nos instrumentos de apoio ao investimento privado para o período 2014-2020 o apoio à remodelação de espaços destinados à incubação de empresas e aquisição de equipamento, para além do fomento à cooperação entre as diversas entidades que, mediante a dinamização das designadas ações coletivas, possam apoiar a criação e o desenvolvimento de novas empresas. 

Porque sabemos como é importante apoiar os jovens e criar as condições para os manter na Região – dando-lhes oportunidades de porem em prática o seu inconformismo, a sua criatividade e as suas competências –, iremos criar um novo sistema de incentivos destinado especificamente a apoiar a criação de empresas por jovens.

Sabemos, igualmente, como muitas vezes basta um pequeno montante, e o acreditar nas capacidades das pessoas, para se tornar possível a concretização de sonhos e a possibilidade de proporcionar rendimentos que permitam a criação do próprio emprego e, por isso, iremos continuar a dinamizar o Regime de Apoio ao Microcrédito Bancário, bem como programas de apoio à Criação do Próprio Emprego.

Ainda com o propósito de apoiarmos a criação do próprio emprego, levámos por diante uma medida, em parceria com a CRESAÇOR, que designámos de Empreende Açores, através da qual se pretende, mediante a dinamização de uma ação de formação específica, ajudar na constituição de Planos de Negócios em áreas relacionadas com o aproveitamento dos nossos recursos endógenos, bem como na sua implementação durante um período de até 12 meses, apoiando a criação de empresas e o seu acompanhamento.

Criámos uma Rede de Gabinetes da Empresa, com gabinetes em todas as ilhas dos Açores, que dispõem de competências para dar apoio a quem pretenda criar uma empresa, ou a quem já é empresário, em todas as áreas relativas à gestão de uma empresa.

Temos, portanto, instrumentos de apoio financeiro conjugados com instrumentos de apoio na aquisição de competências para a gestão de um negócio e estamos a trabalhar em incentivos dirigidos à constituição de espaços de incubação, localizados a nível de concelho, onde as empresas podem crescer e ter a ajuda de pessoas especializadas em todos os aspetos relacionados com o dia-a-dia de uma empresa.

Trata-se, em todo o caso, de um processo evolutivo. À medida em que formos caminhando, todos juntos, com o mesmo objetivo em mente, iremos desbravando caminho, ultrapassando obstáculos, aprendendo a trabalhar para o mesmo fim e de forma cada vez mais útil.

A fixação das populações nos nossos concelhos é, para nós, uma prioridade.

Queremos proporcionar às pessoas condições que lhes permitam aproveitar as oportunidades que o seu território lhes oferece, apoiando, no limite das nossas possibilidades, o trabalho que vierem a desenvolver na construção de um futuro a que esteja sempre associada a ideia de pertença a um lugar que é o seu e de permanência nesse lugar.

Concelho a concelho, ilha a ilha, cada um dos recantos destes nossos Açores poderá ser esse lugar.”

Anexos:
2014.10.14-VPGR-PromoçãoRecursosEndógenos.mp3

GaCS

Sem comentários: