domingo, 12 de outubro de 2014

Plano de 2015 prevê aquisição de cinco ambulâncias para os bombeiros dos Açores, afirma Luís Cabral

O Secretário Regional da Saúde afirmou hoje que está inscrita na anteproposta do Plano para 2015 uma verba de cerca de 8,6 milhões de euros para o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, destinada a apoiar as atividades que desenvolve, à aquisição de ambulâncias e à beneficiação de quartéis.

“Vão ser adquiridas cinco ambulâncias de socorro e transporte, devidamente equipadas, num valor que ultrapassa os 200 mil euros, destinadas às ilhas de São Miguel, Terceira, Faial, São Jorge e Pico”, salientou Luís Cabral, que falava na cerimónia comemorativa do 30.º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória.

Na sua intervenção, frisou ainda que, no próximo ano, está prevista uma verba de cerca de 1,5 milhões de euros “para a requalificação e ampliação dos quartéis de bombeiros de Santa Cruz das Flores e de Santa Maria e a construção de um novo quartel na Povoação”.

“Queremos dar as melhores condições de trabalho aos bombeiros”, disse o Secretário Regional, sublinhando a ação desenvolvida pelas corporações de todas as ilhas “no apoio às populações, em intervenções determinantes para evitar que os danos materiais sejam mais graves e, acima de tudo, salvar vidas humanas”.

“O Governo Regional dos Açores enaltece, todos os dias e a qualquer hora, o desempenho inexcedível dos soldados da paz”, frisou Luís Cabral.

Na anteproposta do Plano para 2015 está também prevista uma verba de 131 mil euros para a formação profissional e outra de 75 mil euros para compra de equipamento e fardamento.

No dia de aniversário dos bombeiros da Praia da Vitória, Luís Cabral elogiou o trabalho desenvolvido pelos 65 homens e 15 mulheres da corporação, que “dão o seu melhor, todos os dias, em prol desta Associação Humanitária”.

“Com três décadas de atividade, os Bombeiros da Praia da Vitória engrandeceram o concelho e as suas gentes e reforçaram laços de amizade e companheirismo”, afirmou o Secretário Regional, acrescentando que “todos os bombeiros, bem como as suas famílias, têm motivos mais do que suficientes para se sentirem orgulhosos pela comemoração desta efeméride”.

Nesta cerimónia foram ainda entregues machados aos novos bombeiros, atribuídas medalhas e louvores aos membros que se distinguiram, tendo sido também sublinhada a participação de 13 bombeiros desta corporação no auxílio ao combate aos fogos florestais que ocorreram, em julho e em setembro, às localidades de Condeixa, Brasfemes, Sardoal e Mação, no continente.

Anexos:
2014.10.12-SRS-BombeirosPraia.mp3

GaCS

Sem comentários: