sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Sete dezenas de estabelecimentos de ensino dos Açores receberam hoje a bandeira verde Eco-Escola

A bandeira verde e o certificado Eco-Escola foi hoje entregue, numa cerimónia realizada em simultâneo na Horta e em Ponta Delgada, a 70 estabelecimentos de todos os níveis de ensino dos Açores, públicos e privados, que, de Santa Maria ao Corvo, conseguiram atingir os objetivos deste programa.

Na cerimónia realizada na Horta, no âmbito do XI Encontro Regional de Educação Ambiental e Eco-Escolas, que contou com a presença do Diretor Regional do Ambiente, Hêrnani Jorge, e do presidente da Associação Bandeira Azul da Europa, José Archer, foram também distinguidos os 18 municípios-parceiros que apoiam as Eco-Escolas.

O Eco-Escolas é um programa internacional que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental/Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

Este programa fornece fundamentalmente metodologia, formação, materiais pedagógicos, apoio e enquadramento ao trabalho desenvolvido pelas escolas.

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, coordena o programa na Região desde 1999, sendo crescente o número de escolas galardoadas todos os anos.

Na mesma cerimónia, foi ainda entregue o galardão Eco XXI aos municípios das Lajes e de São Roque do Pico.

Este galardão promove a identificação e o reconhecimento das boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas ao nível dos municípios, valorizando aspetos considerados fundamentais à construção do Desenvolvimento Sustentável, como a educação no sentido da sustentabilidade e a qualidade ambiental.

O Programa Eco XXI avalia itens como a prestação dos municípios para a conservação da natureza e a qualidade do ar e da água, mas também ao nível da energia, dos resíduos, da mobilidade, do ruído, da agricultura, do turismo e do ordenamento do território.

O XI Encontro Regional de Educação Ambiental e Eco-Escolas é um evento bianual que pretende ser um espaço de divulgação, partilha e reflexão sobre a educação ambiental promovida na Região, envolvendo autarquias, organizações não governamentais, empresas e outras entidades, tendo este ano decorrido sob o tema "Parceiros na ação: contextos e práticas de educação ambiental na sociedade açoriana”.



GaCS

Sem comentários: