quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Requalificação do Morro de Castelo Branco fica concluída no primeiro trimestre de 2015, afirma Hernâni Jorge

O Diretor Regional do Ambiente anunciou hoje, no Faial, que os trabalhos de requalificação da Área Protegida do Morro de Castelo Branco, situada naquela ilha, ficarão concluídos durante o primeiro trimestre do próximo ano.

Hernâni Jorge falava na cerimónia de apresentação e início dos trabalhos deste projeto, que considerou de “extrema importância”, quer pelo que representa na “recuperação de passivos ambientais”, designadamente com a remoção de resíduos e de flora invasora, quer pela reabilitação de um espaço que é “um habitat privilegiado de alguma fauna protegida, como é o caso do Cagarro, do Garajau-Rosado e do Frulho”. 

“Com a reabilitação desta zona, estamos também a criar condições para a sua visitação e para que aqueles que aqui se deslocam possam usufruir, em pleno, de toda esta Reserva Natural”, frisou Hernâni Jorge.

O Diretor Regional destacou também o facto de esta intervenção ambiental no Morro de Castelo Branco só ter sido possível graças à “colaboração de diversas entidades”, salientando que a requalificação tem como parceiros a Direção Regional do Ambiente/Parque Natural do Faial, Junta de Freguesia de Castelo Branco, Serviços Florestais, Delegação da Secretaria do Turismo e Transportes, ANA Aeroportos de Portugal e Vinci.

“Com a conjugação destes esforços, foi possível, com escassos meios financeiros, mas com grande vontade de todas estas entidades, levar a cabo uma obra que, se fosse para ser adjudicada no âmbito de uma empreitada, ultrapassaria uma centena de milhares de euros”, disse Hernâni Jorge.

Anexos:
2014.11.12-DRA-RequalificaçãoMorroCasteloBranco.MP3

GaCS

Sem comentários: