sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Solidariedade Social cede terreno para implementação de horta comunitária nos Arrifes, em S. Miguel

A Secretaria Regional da Solidariedade Social firmou hoje, em Ponta Delgada, um protocolo com a Junta de Freguesia de Arrifes para a cedência de um lote no Loteamento dos Milagres destinado à implementação de uma horta comunitária.

Esta Secretaria já tinha cedido um lote na mesma zona, há cerca de um ano, para a constituição de uma horta pedagógica, que tem permitido que várias dezenas de beneficiários do programa FIOS desenvolvam competências na prática hortícola, salientou Andreia Cardoso, numa intervenção nesta cerimónia.

“Este segundo passo vem, no fundo, consolidar o primeiro e garantir que este esforço conjunto da Junta de Freguesia e do Governo Regional conduz ao sucesso e à integração de um conjunto de pessoas ao nível da aquisição de competências na atividade agrícola, ao nível de hábitos de alimentação saudáveis e ao nível de uma alimentação com a regularidade desejada e necessária”, salientou a Secretária Regional da Solidariedade Social.

Estes espaços, segundo Andreia Cardoso, além de se afirmarem como um importante instrumento de reforço do orçamento familiar, pela implementação de uma atividade agrícola de subsistência, têm tido, nalguns casos, a capacidade de assumir uma função pedagógica e até, aliada ao desenvolvimento de outras competências, de estímulo da vontade e do espírito empreendedor da alguns dos formandos/utilizadores da terra.

Nos últimos três anos, o Governo dos Açores, através da Direção Regional da Habitação, em parceria com diversas instituições locais, tem vindo a ceder vários lotes devolutos para a constituição de hortas comunitárias, como é o caso das hortas comunitárias do Empreendimento da Lomba de S. Pedro, nesta freguesia, e as hortas do Loteamento de S. Pedro, na Maia, ambas no concelho da Ribeira Grande, ou ainda as hortas no Loteamento dos Ginetes, no concelho de Ponta Delgada.

Anexos:
2014.11.14-SRSS-ProtocoloHortasArrifes.mp3

GaCS

Sem comentários: