sábado, 31 de maio de 2014

Resultados definitivos do concurso de atribuição de habitações na Quinta do Castanheiro são publicados segunda-feira

As listagens definitivas dos candidatos efetivos, suplentes e excluídos no âmbito do concurso público para a atribuição de 60 apartamentos, em regime de subarrendamento com opção de compra, destinados a habitação permanente, no Empreendimento da Quinta do Castanheiro, na freguesia do Livramento, concelho de Ponta Delegada, vão ser publicadas na segunda-feira, 2 de junho.

Os interessados poderão consultar as listagens na Direção Regional da Habitação, nos postos de atendimento da Rede Integrada de Apoio ao Cidadão (RIAC) e no Portal do Governo dos Açores na Internet.

Neste concurso, foram admitidos 72 candidatos para os apartamentos de tipologia T1, dos quais 18 efetivos e 54 suplentes, e 44 para os fogos de tipologia T2, sendo 42 efetivos e dois suplentes.

As listagens das candidaturas admitidas encontram-se ordenadas de acordo com os critérios de hierarquização definidos no regulamento do concurso.

Nestas listagens consta também o índice de bonificação, que permitirá a cada família estimar o valor da renda mensal a pagar.

O prazo de apresentação das candidaturas decorreu entre 3 e 14 de março, tendo sido lançados a concurso 18 apartamentos de tipologia T1 e 42 de tipologia T2.

Esta iniciativa insere-se na política de apoio às famílias açorianas que, apesar dos seus rendimentos, não conseguem aceder ao crédito bancário.

Este concurso, à semelhança de outros lançados pelo Governo dos Açores, visa possibilitar às famílias açorianas o acesso a uma habitação, uma vez que, ao fim do primeiro ano de arrendamento, existe a possibilidade de opção de compra da fração arrendada.





GaCS

Agenda do Governo Regional dos Açores para 1 e 2 de junho - Corrigida

DOMINGO, DIA 1:

11H45 - O Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, preside à inauguração da obra de requalificação das margens da Lagoa das Sete Cidades.

Local: Margem Poente da Lagoa das Sete Cidades.

SEGUNDA-FEIRA, DIA 2:

Não estão agendadas atividades públicas do Governo Regional dos Açores para este dia.

Para a eventualidade de agendamentos de última hora, recomenda-se a consulta regular deste site, no qual serão de imediato introduzidos quaisquer agendamentos que possam ocorrer.




GaCS

Governo dos Açores reforça proximidade do Serviço de Acolhimento de Doentes Deslocados

A Secretaria Regional da Solidariedade Social, em parceria com a Casa dos Açores do Norte, tendo em vista o reforço da proximidade do Serviço de Acolhimento de Doentes Deslocados (SADD), promoveu hoje, nas instalações deste serviço em Lisboa, uma ação de formação para os seus colaboradores.

A iniciativa visou também dotar os profissionais deste serviço com estratégias facilitadoras para promover um melhor acompanhamento e apoio aos doentes e seus acompanhantes.

A ação insere-se no âmbito de um protocolo de colaboração estabelecido entre o Governo Regional e a Casa dos Açores do Norte, em vigor desde janeiro, para assegurar uma resposta de apoio psicossocial aos açorianos doentes e seus acompanhantes, em situação de fragilidade, que se encontrem deslocados na cidade do Porto.

O SADD, um serviço dependente da Direção Regional da Solidariedade Social, realiza, em média, cerca de 3.700 atendimentos por ano.

A sua missão é acolher, informar e apoiar os açorianos e seus acompanhantes que estejam deslocados no continente por motivo de intervenções cirúrgicas, consultas ou tratamentos médicos.

Com mais esta iniciativa, o Governo continua a responder a todos os açorianos, particularmente quando se encontram em situação de maior fragilidade, melhorando o serviço que lhes é prestado, seja do ponto de vista técnico ou humano.




GaCS

Agenda do Governo Regional dos Açores para 31 de maio - Corrigida

17H00 - A Diretora Regional da Juventude, Pilar Damião, visita a Associação Dinamizadora de Santa Bárbara.

Local: Junta de Freguesia de Santa Bárbara, rua Nossa Senhora das Vitórias, Concelho de Ribeira Grande.

18H00 - A Diretora Regional da Educação, Graça Teixeira, está presente, em representação do Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura, no encerramento do Encontro Educação Inclusiva.

Local: Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo.

18H00 - O Diretor Regional das Comunidades, Paulo Teves, participa nas comemorações do 20.º aniversário dos Amigos de Rabo de Peixe - EUA.

Local: Irmandade das Festas de Beneficência, rua do Rosário, n.º 29, na Vila de Rabo de Peixe, Concelho da Ribeira Grande.

19H30 - O Diretor Regional do Turismo, João Bettencourt, está presente na 4.ª Gala dos Portugueses com Valor.

Local: Quinta de São João, rua de Santa Marta, n.º 119, Freguesia de Santa Marta de Portuzelo, Concelho de Viana do Castelo.

NOTA: indica-se a hora do Continente.

19H30 - A Diretora Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Fátima Amorim, está presente, em representação do Presidente do Governo, na sessão solene comemorativa do 25.º aniversário da Associação de Jovens Agricultores Terceirenses.

Local: Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, na Praia da Vitória.




GaCS

Multiusos dos Remédios demonstra o que "é possível fazer quando se conjugam esforços”, afirma Bruno Pacheco

O Diretor Regional das Obras Públicas, Tecnologia e Comunicações afirmou, na inauguração do Centro Social e Recreativo dos Remédios, em S. Miguel, que este espaço multiusos é “mais uma demonstração do que é possível fazer quando se conjugam esforços”, aproveitando os fundos comunitários disponíveis, neste caso através do programa ProRural.

Bruno Pacheco salientou que este programa de índole comunitária, que também incorpora financiamento regional, “também deve servir para este tipo de investimentos”.

“A democratização do acesso a este género de infraestruturas é um dos objetivos da abordagem LEADER que, apoiando-se em parcerias locais, pretende quebrar barreiras, aproximando padrões entre o meio rural e o meio urbano”, frisou.

Na intervenção que proferiu sexta-feira na cerimónia de inauguração, o Diretor Regional disse não haver espaço para duvidar de que “deve ser com esta presença de espírito que devemos trabalhar e não, como às vezes parece acontecer, criando dificuldades de última da hora, por não se perceber o alcance das iniciativas, nem quais são os seus públicos”.

“É tão importante sabermos trabalhar em conjunto, como é importante, para quem decide e gere fundos comunitários, perceber o contexto e as necessidades do investimento”, disse Bruno Pacheco, adiantando que o Governo dos Açores, no âmbito das suas responsabilidades, “estará atento a eventuais considerações que possam querer bloquear ou desvalorizar a necessidade de se continuar a investir, existindo fundos disponíveis, neste tipo de infraestruturas”.

“O desenvolvimento local também se faz criando espaço para estas dinâmicas”, defendeu o Diretor Regional.

Bruno Pacheco salientou, por outro lado, “e para quem não valoriza” as juntas de freguesia, que esta inauguração é, por si só, “a real demonstração das possibilidades de se chegar mais longe”.

“Neste caso, como mais ninguém se chegou à frente, a Junta, com a colaboração do Governo, disse presente e pôs de pé esta magnifica infraestrutura”, afirmou.

Agora que tem à disposição o novo Centro Social e Recreativo, Bruno Pacheco salientou que “outros projetos surgirão em virtude das necessidades da freguesia”, acrescentando que o Governo corresponderá a esse desafio, “dentro das suas responsabilidades, com o pressuposto que todos assumiremos a nossa parte”.

“É com esta visão muito clara, de que os tempos exigem novos e renovados desafios, a que correspondem novas ambições, que o Governo se predispõe a lançar novas linhas de colaboração com as entidades locais, em especial com as juntas de freguesia”, sublinhou Bruno Pacheco, dando o exemplo do Programa ValorUrbe, que visa revitalizar e requalificar espaços de uso público.

O Diretor Regional das Obras Públicas, Tecnologia e Comunicações frisou que “este plano, que está dando os primeiros passos, prevê a existência de colaboração com diversas entidades, criando-se, desta forma, melhores condições para o aproveitamento dos recursos”, sendo objetivo do Governo que “todas as instituições de base local possam contribuir, referenciando e colaborando em eventuais intervenções, gerindo espaços intervencionados, ou seja, garantindo uma gestão mais partilhada e responsável”.

Bruno Pacheco deu exemplos de intervenções que têm vindo a ser realizadas, como “a construção de um ringue num terreno em Santa Bárbara, a valorização da zona balnear do Porto das Capelas e da envolvente da praia do Pópulo, a primeira fase do parque aventura do Pilar, entre outros projetos em curso”.

Com esta dinâmica, pretende-se, segundo o Diretor Regional, “valorizar o que é nosso, ou seja, os nossos espaços públicos, em estreita articulação com entidades locais, nuns casos juntas de freguesia e noutros com entidades com atividade e implantação nessa freguesia ou zona geográfica de referência”.




GaCS

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Luiz Fagundes Duarte considera “muito importante” a presença dos Açores na Feira do Livro de Lisboa

O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura afirmou que a presença dos Açores na Feira do Livro de Lisboa é “muito importante”, salientando que essa importância resulta da “qualidade e dimensão” do evento, onde os  Açores têm este ano a maior área de exposição de sempre.

Luiz Fagundes Duarte, que visitou hoje o pavilhão dos Açores na Feira do Livro de Lisboa, patente no Parque Eduardo VII, frisou que a presença açoriana neste certame enquadra-se “na política do Governo para a  cultura”, promovendo, por um lado, a “divulgação” dos autores açorianos e, por outro, dando uma oportunidade aos editores açorianos para “serem conhecidos no contexto nacional e entrarem nas redes de divulgação e de distribuição nacionais”.

O Secretário Regional recordou o recente anúncio do vencedor do Prémio de Humanidades Daniel de Sá, salientando que o Governo dos Açores dispõe de um conjunto de medidas regulamentadas que “visam não só incentivar a criatividade, mas também promover a edição de livros”.

Neste sentido, a Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura vai colocar proximamente a concurso junto dos editores açorianos a publicação da obra ‘Mau Tempo e Má Sorte – Contos pouco exemplares’, vencedora daquele prémio, da autoria de Maria Leonor Sampaio da Silva.

Luiz Fagundes Duarte revelou ainda que, “em breve”, será criada a possibilidade de venda online dos produtos culturais editados pela Direção Regional da Cultura, o que permitirá, nomeadamente, a aquisição desses bens pelas comunidades açorianas na diáspora.

Com esta estratégia, o Governo dos Açores procura ter “uma atuação sistémica, que olha para a atividade cultural como um todo, com diversas valências, a produção, a divulgação e o consumo de produtos culturais”, frisou.

Relativamente à participação dos Açores na Feira do Livro de Lisboa, certame que decorre até 15 de junho, Luiz Fagundes Duarte manifestou a convicção de que “terá um bom resultado”.

No Pavilhão dos Açores, além da Direção Regional da Cultura, estão presentes a Associação Regional de Turismo (ART), Associação Amigos dos Açores, Blu Edições, municípios da Ribeira Grande e de Santa Cruz da Graciosa, Companhia das Ilhas, Instituto Açoriano de Cultura, Instituto Cultural de Ponta Delgada, Instituto Histórico da Ilha Terceira, Núcleo Cultural da Horta, Os Montanheiros, Publiçor, Turiscom - Turismo e Comércio, Lda., Universidade dos Açores, Ver Açor Lda., Yolanda Corsépius, Azorina, S.A. e Vento Encanado Produções Lda.


Anexos:
2014.05.30-SRECC-FeiraLivroLisboa.mp3
GaCS

Biblioteca Pública de Ponta Delgada realiza atividades de promoção do livro e da leitura

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, promove, a 4 e 5 de junho, duas atividades de divulgação do livro e da leitura destinadas aos mais novos.

No dia 4 de junho terá lugar mais uma sessão da atividade “Conta… ConTapetes”, destinada a crianças com idades compreendidas entre os três e os oito anos.

Esta oficina, com a duração de 60 minutos, parte dos livros 'Chibos Sabichões' e 'O Grufalão', utilizando tapetes confecionados em tecido que representam a narrativa e a ilustração dos livros.

A 5 de junho decorrerá a oficina “Histórias Coloridas”, que utiliza um baralho de cartas com palavras, objetos e heróis, a partir do qual são criadas histórias coloridas pela imaginação de cada criança.

Esta atividade terá a duração de 90 minutos e destina-se a participantes entre os cinco e os sete anos.

Ainda neste dia, pelas 18h30, será inaugurada “A Energia das Árvores: Mostra Bibliográfica com Pintura de Andreia Lima Sousa”, iniciativa integrada nas comemorações do Dia Mundial do Ambiente, que se assinala a 5 de junho, e estará patente até 31 de julho.

Na ala de exposições da Biblioteca Pública de Ponta Delgada pode ainda ser visitada a mostra intitulada “As Ilhas de Gaspar Frutuoso: uma viagem no século XXI”.




GaCS

Agenda do Governo Regional dos Açores para 31 de maio e 1 de junho

SÁBADO, DIA 31:

09H30 - O Diretor Regional das Comunidades, Paulo Teves, participa nas comemorações do 20.º aniversário dos Amigos de Rabo de Peixe - EUA.

Local: Irmandade das Festas de Beneficência, rua do Rosário, n.º 29, na Vila de Rabo de Peixe, Concelho da Ribeira Grande.

17H00 - A Diretora Regional da Juventude, Pilar Damião, visita a Associação Dinamizadora de Santa Bárbara.

Local: Junta de Freguesia de Santa Bárbara, rua Nossa Senhora das Vitórias, Concelho de Ribeira Grande.

18H00 - A Diretora Regional da Educação, Graça Teixeira, está presente, em representação do Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura, no encerramento do Encontro Educação Inclusiva.

Local: Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo.

19H30 - O Diretor Regional do Turismo, João Bettencourt, está presente na 4.ª Gala dos Portugueses com Valor.

Local: Quinta de São João, rua de Santa Marta, n.º 119, Freguesia de Santa Marta de Portuzelo, Concelho de Viana do Castelo.

NOTA: indica-se a hora do Continente.

19H30 - A Diretora Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Fátima Amorim, está presente, em representação do Presidente do Governo, na sessão solene comemorativa do 25.º aniversário da Associação de Jovens Agricultores Terceirenses.

Local: Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, na Praia da Vitória.

DOMINGO, DIA 1:

Não estão agendadas atividades públicas do Governo Regional dos Açores para este dia.

Para a eventualidade de agendamentos de última hora, recomenda-se a consulta regular deste site, no qual serão de imediato introduzidos quaisquer agendamentos que possam ocorrer.




GaCS

Governo dos Açores contribui para a melhoria das condições habitacionais de 33 famílias

O Governo dos Açores atribuiu hoje mais um pacote de apoios destinados à recuperação de habitação degradada, abrangendo 33 famílias das ilhas de São Miguel e Terceira, num investimento público superior a 402 mil euros.

A Secretária Regional da Solidariedade Social, que esteve presente na cerimónia, realizada em Ponta Delgada, frisou que a iniciativa é “mais um sinal de que o Governo tem vindo a apoiar as famílias”.

Piedade Lalanda revelou que este ano o Executivo açoriano já atribuiu 123 apoios destinados à recuperação e reabilitação de habitação degradada, num montante de investimento público superior a 1,6 milhões de euros.

“É um montante bastante significativo, que vai aumentar o rendimento disponível das famílias, na melhoria das condições de habitabilidade e de segurança”, afirmou Piedade Lalanda.

Segundo a Secretária Regional, encontram-se em curso 22 obras de requalificação e recuperação do parque habitacional da Região, num montante de cerca de 729 mil euros. 

“Isto significa que o Governo Regional está ao lado das famílias e com as famílias”, ajudando-as a “viver em condições de segurança” e contribuindo para aumentar o seu rendimento disponível, afirmou Piedade Lalanda, frisando também a importância destes apoios no setor da construção civil.

“O Governo tem também consciência de que, através desta ajuda, na área da habitação, está a estimular a economia”, dinamizando o setor da construção civil, particularmente as pequenas empresas locais, acrescentou.

Na sua intervenção, Piedade Lalanda reiterou ainda a responsabilidade dos beneficiários dos apoios à habitação de cumprirem com os requisitos previstos na sua atribuição, afetando as verbas às obras de requalificação previstas e orçamentadas, de combate à fraude fiscal, uma vez que se trata de verbas resultantes do esforço de todos os açorianos. 


Anexos:
2014.05.30-SRSS-ApoiosRecuperaçãoHabitaçãoDegradada.MP3

GaCS

LREC promove semana alusiva à “Qualidade na Engenharia e na Construção”

O Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) promove, entre 3 e 6 de junho, a realização de vários eventos relacionados com a temática da 'Qualidade na Engenharia e na Construção'.

A iniciativa, integrada no Plano de Divulgação do Conhecimento Cientifico e Tecnológico do LREC para 2014, terá início terça-feira com a realização de um curso de formação sobre 'Controlo Técnico da Qualidade da Construção'.

Este curso pretende fornecer aos participantes os conhecimentos essenciais sobre a atividade de Controlo Técnico da Qualidade da Construção, designadamente para efeitos de emissão do seguro decenal de proteção contra defeitos nas construções.

As inscrições para este curso já estão encerradas, uma vez que foi atingido o limite de participantes.

Na tarde do dia seguinte terá início um curso de formação sobre 'Auditorias Técnicas de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) em Obras de Construção', que visa fornecer aos participantes os conhecimentos essenciais para a realização de auditorias técnicas de SST em obras com base na metodologia da norma internacional ISO 19011 e tendo em conta normas técnicas europeias aplicáveis à SST na indústria da construção.

Esta semana culmina com a realização, na manhã de 6 de junho, de um seminário alusivo ao tema 'Qualidade na Engenharia e na Construção'.

Este encontro parte da conceção de que a qualidade, atualmente, não é mais uma função isolada dentro das organizações, nem apenas um diferencial de mercado, sendo vista como uma questão de sobrevivência.

Nesse sentido, o seminário apresentará casos práticos de empresas que implementaram sistemas de qualidade, garantindo assim a melhoria da sua eficiência e competitividade e a sobrevivência no mercado.

Este seminário contará com a participação de Luís Alves Dias e Nuno Marques de Almeida, do Instituto Superior Técnico, que apresentarão o tema 'Gestão da Qualidade no Ciclo de Vida da Construção', estando também prevista a participação de uma empresa de fiscalização e projeto e de uma empresa construtora, que abordarão as suas experiências na implementação de um sistema de gestão de qualidade nas suas áreas de negócio.

Mais informações sobre estes eventos, bem como sobre as próximas ações a desenvolver no âmbito do Plano de Divulgação do Conhecimento Cientifico e Tecnológico para 2014, podem ser obtidas no sítio do LREC na Internet, no endereço eletrónico http://www.azores.gov.pt/gra/srtt-lrec/




GaCS

IV Concurso Regional 'IdeiAçores' contou com a participação de 35 escolas

O IV Concurso Regional IdeiAçores contou com a participação de 35 escolas do arquipélago, que apresentaram as ideias de negócios oriundas de equipas do 2.º e do 3.º ciclo e do ensino secundário/profissional, das quais três foram eleitas vencedoras por um júri especializado.

No 2.º Ciclo, a equipa da Escola Básica e Integrada Gaspar Frutuoso venceu com o projeto 'Kit Churrasco', que consiste numa embalagem reciclada onde estão incluídos todos os produtos necessários à preparação do braseiro para um churrasco, nomeadamente carvão, acendalhas e fósforos.

A equipa da Escola Secundária Manuel de Arriaga conquistou o primeiro lugar relativo ao 3.º Ciclo com o 'ColdKiller', um casaco impermeável e transpirável com aquecimento promovido através de um circuito elétrico recarregável.

Os alunos da Escola Profissional da Vila Franca do Campo foram os vencedores do ensino secundário/ profissional com o projeto 'Hortafácil', uma máquina manual multifunções que permite realizar quase todas as tarefas agrícolas que não impliquem motorização.

Os detentores dos primeiros lugares, do 3º ciclo e ensino secundário/profissional, foram premiados com uma missão de empreendedorismo a Lisboa, onde terão a oportunidade de conhecer incubadoras de empresas, contatar com empreendedores de sucesso e visitar a Gesentrepreneur, uma empresa especializada em formação em empreendedorismo, além de usufruirem de um programa social e cultural adaptado aos seus interesses.

O concurso regional 'IdeiAçores' realiza-se no âmbito do Programa Educação Empreendedora - O Caminho do Sucesso, um projeto do Governo dos Açores, através das direções regionais da Juventude e Educação e da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA), em parceria com o Centro de Empreendedorismo da Universidade dos Açores.

Este programa visa despertar e incentivar nos professores e nos alunos dos Açores o potencial empreendedor e a possibilidade de poder controlar o seu futuro, permitindo, a longo prazo, criar o seu próprio emprego e contribuir simultaneamente para a política ativa de emprego e para a criação de riqueza na Região.




GaCS

Açorianos conquistam 14 medalhas no Campeonato Nacional das Profissões

Os jovens representantes dos Açores no Campeonato Nacional das Profissões, que decorreu esta semana no Porto, arrecadaram sete medalhas de ouro, cinco de prata e duas de bronze, numa competição que reuniu mais de 400 concorrentes de todo o país.

No total, entre os 16 representantes da Região no Campeonato Nacional das Profissões, 14 conquistaram medalhas que distinguiram as suas prestações.

O Vice-Presidente do Governo dos Açores disse ter recebido “com muita satisfação” a notícia destes “excelentes resultados”, acrescentando que “as 14 medalhas agora conquistadas vêm somar-se a um conjunto felizmente já vasto de excelentes prestações” dos formandos açorianos.

Para Sérgio Ávila, esta é uma “demonstração inequívoca da qualidade do ensino profissional na Região e da aposta decidida que o Governo Regional tem feito na qualificação dos nossos jovens”.

“Estes resultados constituem também um grande estímulo não só para os milhares de jovens envolvidos em ações de formação profissional, como para a juventude açoriana em geral”, acrescentou.

Sérgio Ávila disse ainda que as medalhas agora conquistadas pelos concorrentes açorianos constituem também “um estímulo para continuarmos este caminho e para cada vez mais incorporarmos qualificação na formação dos nossos jovens para que, no futuro, possam contribuir decisivamente para uns Açores mais desenvolvidos e para o crescimento económico da nossa Região”.

Os açorianos que se sagraram campeões nacionais (medalhas de ouro) são Leandro Câmara, em Desenho de Construção Civil – Auto-CAD, Alexandre Pacheco, em Eletricidade, Hugo Marques, em Gestão de Redes Informáticas, Cláudia Matos, em Tecnologias de Informação e Comunicação, Ricardo Lima, em Carpintaria, Andreia Pereira, em Pastelaria, e João Andrade, em Contabilidade.

Como vice-campeões (medalhas de prata), qualificaram-se Pedro Freitas, em Mesa e Bar, Tiago Paquete, em Receção, José Pavão, em Gestão de Redes Informáticas, Paulo Câmara, em Eletrónica, e Vasco Silveira, em Cozinha.

David Branco, em Gestão de Redes Informáticas, e Francisco Silveira, em Segurança e Higiene no Trabalho, conquistaram medalhas de bronze.

Os sete açorianos que que se sagraram campeões nacionais vão participar nos campeonatos Europeu (EuroSkills) e Mundial (WorldSkills) das Profissões.

Os Campeonatos das Profissões são competições dirigidas a jovens entre os 17 e os 25 anos e visam demonstrar o nível individual de competências, rigor e domínio de técnicas e de ferramentas para o exercício de cada profissão a concurso, através da realização de provas práticas de desempenho, que são avaliadas segundo critérios exigentes e de acordo com prescrições técnicas estabelecidas internacionalmente por júris compostos por peritos altamente qualificados (formadores, profissionais e empresários).


Anexos:
2014.05.30-VPGR-ResultadosCampeonatoNacionalProfissões.mp3

GaCS

Luís Neto Viveiros afirma que reuniões com associações de pesca permitem “melhorar” decisões para o setor

O Secretário Regional dos Recursos Naturais afirmou hoje, em Ponta Delgada, que as reuniões mantidas periodicamente com os representantes do setor das pescas contribuem para “melhorar” decisões e resolver situações “em cada uma das ilhas”.

Luís Neto Viveiros, que falava à margem de uma reunião alargada com a Federação das Pescas dos Açores e representantes de todas as suas organizações associadas, em que também participaram a administração da Lotaçor e o Diretor Regional das Pescas, salientou que foi avaliado neste encontro “um conjunto grande de questões”, frisando que estes encontros contribuem para “melhorar cada uma delas, em cada uma das ilhas e em cada um dos portos" da Região.

A atividade da pesca em geral, a gestão dos portos , a comercialização do pescado e a fiscalização da pesca foram alguns dos temas debatidos com as associações de todas as ilhas dos Açores.

Questionado pelos jornalistas sobre os prazos de pagamento relativos à primeira venda de pescado em lota, o Secretário Regional destacou o "esforço” da Lotaçor em garantir uma regularidade média de liquidação a 15 dias, nas vendas superiores a 2.500 euros, uma vez que as restantes são pagas ao dia.

Luís Neto Viveiros salientou que esse esforço deriva do facto de a Lotaçor operar “num mercado que também tem algumas dificuldades”, nomeadamente porque “vende  a operadores que depois colocam o pescado noutros mercados, na exportação e no mercado local, e que também se confrontam com alguma dificuldades nos recebimentos”.

O Secretário Regional, assumindo a existência de uma dívida significativa por parte de operadores que compram pescado para o mercado local e externo, de cerca de dois milhões de euros, revelou que se pretende estabelecer com os compradores um plano de regularização que mantenha a sua relação comercial com a Lotaçor nos limites dos 'plafonds' de crédito acordados.

“É esse equilíbrio que se tenta encontrar, entre aquilo que é a venda da Lotaçor e os prazos de pagamento da Lotaçor que também recebe dos seus clientes”, afirmou Luís Neto Viveiros.


Anexos:


GaCS

Governo dos Açores quer Quinta do Norte aberta às famílias

A Secretária Regional da Solidariedade Social manifestou hoje a intenção do Governo dos Açores de tornar o espaço Quinta do Norte, nas Capelas, em São Miguel, num local destinado às famílias e às escolas, proporcionando experiências e aprendizagens.

“Nós esperamos que, no futuro, não só as escolas mas também as famílias possam passar aqui uma tarde de sábado, um domingo, num convívio agradável”, afirmou Piedade Lalanda, considerando que a Quinta do Norte pode “servir a comunidade como um espaço pedagógico, particularmente para as crianças”.

“Esta quinta, que tem vocação para a inclusão social, tem também vocação para ser uma quinta pedagógica, para levar os jovens a descobrir a natureza”, salientou a Secretária Regional.

Numa visita ao local, a responsável pela pasta da Solidariedade Social frisou o facto de a Quinta do Norte ser um “espaço multi-inclusivo”, uma vez que integra ex-toxicodependentes, repatriados e jovens em risco.

No evento, que visou assinalar o Dia Mundial da Criança, que se celebra a 1 de junho, Piedade Lalanda destacou os direitos das crianças, entre os quais o direito à educação e à aprendizagem.

Na Quinta do Norte estiveram cerca de 130 crianças do 1.º ciclo da Escola Básica Integrada de Capelas, que tiveram a oportunidade de participar em jogos tradicionais.

A interação com os animais da Quinta Pedagógica, pinturas faciais e esculturas em balões foram outras das atividades em que os jovens participaram.


Anexos:
2014.05.30-SRSS-DiaMundialdaCriança.MP3

GaCS

Preço máximo de venda dos combustíveis atualizado nos Açores

As recentes alterações das cotações de referência dos produtos petrolíferos, registadas nos mercados internacionais, vão levar a uma atualização do preço máximo de venda dos combustíveis na Região Autónoma dos Açores.

Esta atualização consiste na subida em um cêntimo por litro no preço máximo das gasolinas sem chumbo de 95 e 98 octanas e na descida em um cêntimo por quilo no preço máximo do fuelóleo industrial.

A gasolina sem chumbo de 95 octanas passa a custar 1,46 euros por litro e a de 98 octanas passa a ter o preço de 1,53 euros.

O fuelóleo industrial passa a custar 62 cêntimos por quilo.

Os novos preços entram em vigor às 00h00 de domingo.



GaCS

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 e 31 de maio

SEXTA-FEIRA, DIA 30:

ATIVIDADES DOS MEMBROS DO GOVERNO:

09H30 - O Secretário Regional dos Recursos Naturais, Luís Neto Viveiros, reúne-se com a Direção da Federação de Pescas dos Açores e organizações associadas.

Local: Serviço de Desenvolvimento Agrário de São Miguel, Quinta de São Gonçalo, em Ponta Delgada.

NOTA: O Secretário Regional disponibiliza-se para prestar declarações à Comunicação Social pelas 11:30 horas, no mesmo local.

10H00 - A Secretária Regional da Solidariedade Social, Piedade Lalanda, está presente numa iniciativa que assinala o Dia Internacional da Criança.

Local: Quinta do Norte, rua do Monte Alegre, na Vila de Capelas, Concelho de Ponta Delgada.

11H00 - O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas, Rodrigo Oliveira, é ouvido pela Comissão de Economia da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

Local: delegação da ALRAA, em Ponta Delgada.

12H30 - O Vice-Presidente do Governo, Sérgio Ávila, apresenta os novos sistemas de incentivo à atividade económica num encontro promovido pela Delegação Regional dos Açores da Ordem dos Economistas.

Local: Hotel Marina Atlântico, em Ponta Delgada.

14H30 - A Secretária Regional da Solidariedade Social, Piedade Lalanda, está presente na cerimónia de atribuição de apoios destinados à recuperação de habitação degradada.

Local: Direção Regional da Habitação, rua João Francisco de Sousa, n.º 30, em Ponta Delgada.

18H00 - O Secretário Regional dos Recursos Naturais, Luís Neto Viveiros, está presente na abertura do Festival do Caldo de Peixe 2014.

Local: Porto de Pescas de Rabo de Peixe, Concelho da Ribeira Grande.

19H30 - O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura, Luiz Fagundes Duarte, visita o pavilhão dos Açores na Feira do Livro de Lisboa.

Local: Parque Eduardo VII.

NOTA: indica-se a hora do Continente.

OUTROS AGENDAMENTOS:

09H15 - O Diretor Regional dos Transportes, Luis Quintanilha, está presente no colóquio 2014 - A Aviação e os Desafios à Saída da Crise.

Local: Centro de Controlo Oceânico de Santa Maria, em Vila do Porto.

09H30 - O Diretor Regional das Comunidades, Paulo Teves, participa, em Lisboa, na reunião do Conselho Consultivo para os Assuntos da Imigração.

Local: Centro Nacional de Apoio ao Imigrante, rua Álvaro Coutinho, n.º 14.

NOTA: indica-se a hora do Continente.

14H00 - As diretoras regionais da Educação, Graça Teixeira, e da Juventude, Pilar Damião, estão presentes na sessão de encerramento do IV Concurso Regional IdeiAçores.

Local: anfiteatro C do Campus de Ponta Delgada da Universidade dos Açores.

16H00 - O Diretor Regional dos Assuntos do Mar, Filipe Porteiro, apresenta uma comunicação no painel O mar nos programas regionais e temáticos para o período 2014/2020, integrado no IV Fórum do Mar.

Local: Exponor, em Matosinhos.

NOTA: indica-se a hora do Continente.

19H30 - O Diretor Regional das Obras Públicas, Tecnologia e Comunicações, Bruno Pacheco, está presente na cerimónia de inauguração do Centro Sócio Recreativo dos Remédios.

Local: rua do Araújo, Concelho de Ponta Delgada.

SÁBADO, DIA 31:

09H30 - O Diretor Regional das Comunidades, Paulo Teves, participa nas comemorações do 20.º aniversário dos Amigos de Rabo de Peixe - EUA.

Local: Irmandade das Festas de Beneficência, rua do Rosário, n.º 29, na Vila de Rabo de Peixe, Concelho da Ribeira Grande.

17H00 - A Diretora Regional da Juventude, Pilar Damião, visita a Associação Dinamizadora de Santa Bárbara.

Local: Junta de Freguesia de Santa Bárbara, rua Nossa Senhora das Vitórias, Concelho de Ribeira Grande.

18H00 - A Diretora Regional da Educação, Graça Teixeira, está presente, em representação do Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura, no encerramento do Encontro Educação Inclusiva.

Local: Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo.

19H30 - O Diretor Regional do Turismo, João Bettencourt, está presente na 4.ª Gala dos Portugueses com Valor.

Local: Quinta de São João, rua de Santa Marta, n.º 119, Freguesia de Santa Marta de Portuzelo, Concelho de Viana do Castelo.

NOTA: indica-se a hora do Continente.

19H30 - A Diretora Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Fátima Amorim, está presente, em representação do Presidente do Governo, na sessão solene comemorativa do 25.º aniversário da Associação de Jovens Agricultores Terceirenses.

Local: Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, na Praia da Vitória.




GaCS