quinta-feira, 31 de julho de 2014

Candidaturas ao Incentivo ao Arrendamento abrem a 1 de agosto

O período de receção de candidaturas ao Incentivo ao Arrendamento, no âmbito do Programa Famílias com Futuro, decorre entre 1 de agosto a 15 de setembro.

Os interessados podem preencher e enviar as candidaturas através do endereço eletrónico http://drh-servicos.azores.gov.pt ou dirigir-se aos serviços da Direção Regional de Habitação e aos postos da Rede Integrada de Apoio ao Cidadão (RIAC) para obter informações e apresentar a candidatura.

O Governo dos Açores, ao abrigo deste programa, apoia cerca de um milhar de famílias, num investimento púbico mensal superior a 175 mil euros.

O montante de apoio pode atingir 70% do valor da renda máxima admitida, de acordo com as características socioeconómicas de cada família.

No âmbito deste programa criado pelo Executivo açoriano são majorados os apoios relativos a imóveis ou frações arrendadas nas 'Ilhas da Coesão', assim como os apoios destinados a agregados monoparentais, famílias que integrem elementos portadores de deficiência e jovens.

Com esta medida, o Governo Regional pretende contribuir para a melhoria das condições habitacionais das famílias açorianas e para o seu rendimento disponível, bem como para a sua autonomização.






GaCS

Produtos açorianos promovidos na XV Feira de Gastronomia do Atlântico

O Governo Regional, através da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA) e em parceria com a Câmara de Comércio e Indústria dos Açores (CCIA), organiza a promoção e comercialização de produtos regionais na XV Feira de Gastronomia do Atlântico, integrada nas Festas da Praia da Vitória, que decorre de 1 a 11 de agosto.

Esta participação decorre num espaço denominado 'Mercearia dos Açores', onde será apresentada a grande e variada oferta de produtos regionais, promovendo o conceito de mercearia que é tão peculiar no comércio tradicional.

O Governo dos Açores tem promovido e incentivado os mercados interno e externo, apostando cada vez mais no consumo e na exportação de produtos regionais com o objetivo de dinamizar a economia regional.

A 'Mercearia dos Açores' está inserida no Plano de Promoção dos Produtos Açorianos, estando também prevista no mês de agosto a promoção dos produtos agroalimentares nos barcos da Atlanticoline e no Aeroporto de Lisboa.

As Festas da Praia da Vitória são um dos maiores eventos populares dos Açores, atraindo a presença de turistas de todo o arquipélago e do exterior, sendo, por isso, um espaço ideal para promover a cultura, a gastronomia e os produtos agroalimentares da Região.




GaCS

Agenda do Governo Regional dos Açores para 1 e 2 de agosto

SEXTA-FEIRA, DIA 1:
ATIVIDADES DO PRESIDENTE DO GOVERNO:
10H30 - O Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, recebe, em audiência, o deputado ao Parlamento Europeu, Ricardo Serrão Santos.
11H30 - O Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, recebe, em audiência, a deputada ao Parlamento Europeu, Sofia Ribeiro.
Local: Palácio de Santana, em Ponta Delgada.
ATIVIDADES DOS OUTROS MEMBROS DO GOVERNO:
10H00 - A Secretária Regional da Solidariedade Social, Andreia Cardoso, visita as obras do Centro de Dia da Casa do Povo de Porto Judeu.
Local: caminho da Esperança, em Angra do Heroísmo.
11H00 - O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas, Rodrigo Oliveira, está presente, em representação do Presidente do Governo, na apresentação do Estudo Macroeconómico de Impacto para Portugal do Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento UE-EUA, promovido pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.
Local: Hotel Marina Atlântico, em Ponta Delgada.         
13H00 - O Vice-Presidente do Governo Regional, Sérgio Ávila, está presente, em representação do Presidente do Governo, na cerimónia de abertura da XV Feira de Gastronomia do Atlântico.
Local: recinto da Feira, na Praia da Vitória.
16H00 - O Vice-Presidente do Governo Regional, Sérgio Ávila, está presente na cerimónia de inauguração da MART-Mostra de Artesanato.
Local: largo Silvestre Ribeiro, na Praia da Vitória.
16H00 - O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas, Rodrigo Oliveira, reúne-se com o Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Bruno Maçães.
Local: Palácio da Conceição, em Ponta Delgada.
OUTROS AGENDAMENTOS:
21H30 - A Diretora Regional da Juventude, Pilar Damião, assiste à final do Concurso Jovens Talentos - Mostra o Teu Talento.
Local: Palco Tentorium, nas Portas do Mar, em Ponta Delgada.
SÁBADO, DIA 2:
Não estão agendadas atividades públicas do Governo Regional dos Açores para este dia.

Para a eventualidade de agendamentos de última hora, recomenda-se a consulta regular deste site, no qual serão de imediato introduzidos quaisquer agendamentos que possam ocorrer. 




GaCS

Fausto Brito e Abreu destaca importância da nova “gestão e ordenamento” dos portos e núcleos de pesca dos Açores

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia destacou hoje, no Porto de Lajes do Pico, onde foi afixado o Regulamento Complementar do Núcleo de Pescas desta infraestrutura portuária, a importância da implementação das novas regras de utilização dos portos e núcleos de pesca dos Açores.

"O regulamento deste núcleo de pesca, que entra hoje em vigor, será um importante instrumento para a gestão e ordenamento desta infraestrutura portuária", afirmou Fausto Brito e Abreu.

O diploma que rege os regulamentos que vão gerir os portos e núcleos de pesca foi publicado após discussão e parecer dos parceiros do setor, da Autoridade Marítima e da Portos dos Açores, dando cumprimento ao compromisso assumido pelo Governo Regional de otimizar e ordenar o uso das zonas alagadas e em terra.

O Secretário Regional revelou ainda que, conforme se comprometeu na recente reunião do Conselho Regional das Pescas, vai visitar os principais portos de pesca de todas as ilhas dos Açores “até ao final deste ano".

Fausto Brito e Abreu reuniu ainda com armadores locais e com o Presidente da Associação de Armadores da Pesca Artesanal da Ilha do Pico, num encontro em que foi analisada, entre outras matérias, a melhoria das descargas de pescado que utilizam o porto com a instalação de novo equipamento de alagem de embarcações adquirido pela Região.



GaCS

Centro Regional de Apoio ao Artesanato está presente nas Festas da Praia da Vitória

O Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA) estará presente na 25.ª edição das Festas da Praia da Vitória, na ilha Terceira, que decorrem de 1 a 11 de agosto.

A 'M.ART – Semana do Mar' contará com a presença de 17 Unidades Produtivas Artesanais, nas áreas de bijuteria, cerâmica, materiais sintéticos, fabrico de miniaturas, artigos têxteis, madeira, latoaria, bordados, trajes de espetáculo, olaria e escamas de peixe.

A iniciativa pretende ser um contributo para o desenvolvimento económico e turístico dos Açores, potenciando não só a exposição e a venda de produtos de artesanato, mas também a promoção e a divulgação dos produtos certificados ao abrigo da marca coletiva de origem 'Artesanato dos Açores'.




GaCS

Setor do turismo atravessa novo estágio de desenvolvimento, afirma Vítor Fraga

O Secretário Regional do Turismo e Transportes afirmou hoje, em S. Miguel, que o turismo nos Açores está a atravessar uma nova fase na sua evolução, sendo agora prioridade assegurar a singularidade e maturação do Destino Açores.

“Passamos de um tempo em que havia necessidade de ter oferta, para um tempo em que necessitamos de garantir a existência e manutenção de uma oferta fortemente qualificada, que evidencie os nossos fatores diferenciadores, totalmente integrada na matriz do Destino e capaz de gerar e agregar valor”, afirmou Vítor Fraga.

O titular da pasta do Turismo falava na cerimónia de lançamento da primeira pedra do empreendimento turístico Whales Bay Azores Islands, na freguesia de São Vicente Ferreira, no concelho de Ponta Delgada, um projeto que reúne capital regional e externo, num investimento superior a dois milhões de euros que pretende juntar o conforto de um empreendimento de quatro estrelas enquadrado na paisagem com caraterísticas viradas para o turismo de lazer.

Para Vítor Fraga, este tipo de empreendimento é um exemplo da qualidade que a Região pretende nesta área, mas também uma prova do interesse “que o setor está a gerar junto dos empresários”, demonstrando o caminho de sucesso percorrido pelos Açores na valorização do seu destino.

“Temos vindo a potenciar o que de mais valioso e diferenciador temos, como o nosso património natural e edificado ou a nossa cultura, preservando-os e potenciando-os de uma forma responsável e sustentável, como os inúmeros prémios internacionais que temos recebido assim reconhecem”, frisou.

Na sua intervenção, o Secretário Regional recordou que a construção de um destino turístico é um processo moroso e, mais ainda, se a ambição for mantê-lo sustentável.

“Os exemplos que recolhemos por este mundo fora dão bem nota dos resultados de quem opta por crescimentos rápidos: esses resultados acabam, quase sempre, por ser inevitavelmente efémeros e descaracterizadores do destino”, afirmou Vítor Fraga, assegurando que “esta nunca foi, não é, nem será a opção para o desenvolvimento do setor na Região”.

O Secretário Regional salientou ainda que o caminho percorrido e ainda mais no “novo tempo” que o turismo regional enfrenta agora, requer a continuidade de uma cooperação efetiva e permanente entre entidades públicas e privadas.

“Das entidades públicas devemos exigir a garantia da preservação da nossa matriz, a determinação na construção de todos os instrumentos para apoiar e regular o desenvolvimento do setor, que se quer continue a ser sustentável”, salientou, acrescentando que se espera das entidades privadas que "tirem partido dos novos instrumentos que têm à sua disposição e que direcionem a sua atuação para a qualificação e valorização da oferta”.

O Secretário Regional apelou ainda aos empresários do setor para que incorporem a tecnologia na sua atividade, dando assim resposta às novas tendências da procura, e para que apostem fortemente na promoção dos seus fatores diferenciadores como geradores e agregadores de valor.

“Assim, contribuiremos todos para a sustentabilidade de um setor que se quer gerador de riqueza e capaz de preservar e contribuir para a criação de mais postos de trabalho”, afirmou Vítor Fraga.


Anexos:


GaCS

Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça promove Festa do Livro da Horta

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, promove, entre 3 e 10 de agosto, a realização de mais uma edição da Festa do Livro da Horta.

Este evento cultural, que decorrerá na Sala Polivalente da Biblioteca, integra, tal como aconteceu nos anos anteriores, o programa da Semana do Mar.

A Festa do Livro da Horta, que estará aberta entre as 10h00 e as 24h00, disponibiliza ao público uma grande diversidade de livros a preços bastante acessíveis, incluindo o denominado "Livro do Dia”.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.




GaCS

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Agenda do Governo Regional dos Açores para 31 de julho e 1 de agosto

QUINTA-FEIRA, DIA 31:
11H00 - O Secretário Regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga, está presente na cerimónia de lançamento da primeira pedra do empreendimento turístico Whales Bay Azores Islands.
Local: canada dos Terreiros, na Freguesia de S. Vicente Ferreira, Concelho de Ponta Delgada.
SEXTA-FEIRA, DIA 1:
ATIVIDADES DOS MEMBROS DO GOVERNO:
10H00 - O Secretário Regional da Saúde, Luís Cabral, reúne-se com a Unidade de Saúde Pública da Ilha de S. Miguel.
Local: Centro de Saúde da Ribeira Grande.
11H00 - O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas, Rodrigo Oliveira, está presente, em representação do Presidente do Governo, na apresentação do Estudo Macroeconómico de Impacto para Portugal do Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento UE-EUA, promovido pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.
Local: Hotel Marina Atlântico, em Ponta Delgada.
OUTROS AGENDAMENTOS:
21H30 - A Diretora Regional da Juventude, Pilar Damião, assiste à final do Concurso Jovens Talentos - Mostra o Teu Talento.
Local: Palco Tentorium, nas Portas do Mar, em Ponta Delgada.



GaCS

Governo dos Açores determina inquérito à produção agrícola regional

O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente determinou hoje a realização de um levantamento do estado e produtividade de todas as culturas agrícolas da Região.

“A existência de dados discriminados por cultura, atualizados após cerca de dois anos de condições climáticas atípicas registadas na Região, constitui uma ferramenta que o Governo dos Açores considera imprescindível à decisão política no imediato e para o futuro”, afirmou Luís Neto Viveiros.

O inquérito, que vai permitir uma análise à situação do estado das culturas e produções no arquipélago, será realizado em todas as ilhas pelos Serviços de Desenvolvimento Agrário.




GaCS

Parque Natural reabre acesso à Montanha do Pico

O acesso à Montanha do Pico, considerando a melhoria significativa das condições atmosféricas, foi hoje reaberto aos visitantes a partir das 15h30.

Os visitantes que pretendam realizar a subida ao ponto mais alto de Portugal devem respeitar as recomendações de segurança que são previamente dadas na Casa da Montanha.



GaCS

SPEA promove atividades em São Miguel em Agosto

A SPEA Açores, como já vem sendo habitual, preparou imensas atividades para o mês de agosto. Entre observações de aves, passeios noturnos, recolha de sementes de plantas nativas e até uma visita ao ilhéu de Vila Franca são várias as opções disponíveis. As atividades  são gratuitas mas de inscrição obrigatória através da página do Centro Ambiental do Priolo.

Já no dia 1 de agosto, sexta-feira, irá decorrer o percurso noturno até à Fajã do Araújo - “ A rota dos Cagarros”. Esta é uma forma diferente  de saber um pouco mais sobre esta ave marinha, numa das áreas com maior número de cagarros na ilha de São Miguel – IBA (Área Importante para as Aves) da Ponta do Arnel. Tem ponto de encontro às 20h30 na Igreja da Pedreira, no Nordeste. No dia seguinte (sábado), com início às 06h45, irá decorrer a contagem de espécies marinhas (aves e cetáceos) no Farol do Arnel, integrada numa iniciativa Europeia designada como Rede de observação de Aves e Mamíferos Marinhos.

Outra atividade muito solicitada por todos é o “Priolo, Tesouro da Tronqueira”. Um percurso na Serra da Tronqueira para observar Priolos no seu habitat natural – a Laurissilva dos Açores, e saber um pouco mais sobre os trabalhos de conservação em curso. Esta atividade realiza-se no âmbito do programa nacional Biologia no Verão e decorre nos dias 2, 6 e 30 de agosto com ponto de início às 09h na Povoação no dia 2 e no Centro Ambiental do Priolo nas restantes datas.

“Descubra o ilhéu de Vila Franca do Campo” irá decorrer no dia 8 de agosto e trata-se de uma visita guiada ao ilhéu de Vila Franca do Campo com explicação das ações de recuperação aí desenvolvidas para a conservação de espécies de aves marinhas. Inicia-se às 9h com saída da Marina de Vila Franca do Campo.

O mês de agosto convida a mais atividades ao ar livre e a SPEA propõe outro voluntariado. Desta vez uma recolha de sementes de plantas nativas da floresta dos Açores, que se irá realizar no dia 9 de agosto (sábado) a partir das 09h30 com ponto de encontro no Centro Ambiental do Priolo.

O programa de atividades propõe ainda um percurso interpretativo pela floresta Laurissilva dos Açores, a decorrer no dia 16 de agosto (sábado) com ponto de encontro na vila da Povoação às 10h.


Portanto, já não há desculpa para ficar em casa no mês de agosto. Junte-se à SPEA e descubra um pouco mais sobre o património natural dos Açores. Visite a página web do Centro Ambiental do Priolo em htt://centropriolo.spea.pt e saiba mais sobre estas atividades! Todas as atividades têm inscrição obrigatória e número limitado de vagas.


SPEA

FESTIVIDADES SECULARES DA SENHORA DAS NEVES NA RELVA

Tem lugar no próximo fim-de-semana uma das mais antigas festas da Ilha de São Miguel; as Festas em honra de Nossa Senhora das Neves na freguesia da Relva, aqui mesmo às portas de Ponta Delgada, é uma festa que remonta à época do povoamento das Ilhas, e que os relvenses conservam com muito amor, segundo João Marinho dos Santos, in “Os Açores nos séculos XV e XVI, esta festa já se realizava nos finais de quatrocentos início de quinhentos, nesta altura o seu dia litúrgico 5 de Agosto era dia santo de guarda. Do seu programa religioso e cívico e cultural consta o seguinte:




Festas de Nossa Senhora das Neves – Santa Maria Maior – Relva 2014
Programa Religioso Litúrgico
Dias 30, 31 de Julho 1 de Agosto 4ª e 5ª Feira e – 6ª Feira – 18:00 h – Tríduo Preparatório com Pregação.
Dia 2 de Agosto(Sábado) 18:30 h – Eucaristia Vespertina Antecipada.
Dia 3 de Agosto (Domingo) – 0700 h – Alvorada com vinte e um tiros e repique de sinos.
                                                 12:00 h – Eucaristia Solene de Nossa Senhora das Neves – Santa Maria Maior, com pregação, celebração Batismal e acompanhada pelo Coro Litúrgico da Paróquia.
18:00 h – Momento de oração, seguindo-se a saída da Procissão Solene em honra de Nossa Senhora das Neves, presidida por D. António de Sousa Braga, Bispo da nossa Diocese, com o giro habitual acompanhada por Filarmónicas, Romeiras, Romeiros, Escoteiros, Bombeiros, Mordomos do Espírito Santo, Grupos Folclóricos, Entidades Oficiais e Particulares, e o povo em geral.
Dia 4 de Agosto – (2ª Feira) – 12:00 h – Eucaristia por todos os Benfeitores da Paróquia, incluindo os Emigrantes.
Dia 5 de Agosto (3ª Feira) – 12:00 h – Eucaristia por todos os Defuntos da Paróquia.
                                                      23: 50 h – Despedida da Imagem de Nossa Senhora das Neves no Adro. Pequena alocução e Saudação com o hino pela Filarmónica da Relva.


Programa Cívico e Cultural
Dia 1 de Agosto – (6ª Feira)
19:00/20:00 h – Torneio de Futsal*
19:30 h – Provas de Atletismo Escoteiros 193*
19:30 h – Inauguração de Exposição de Fotografia*
20:00 h – Abertura do Bazar e Barraca de Comes e Bebes
20:15 h – Atuação do Grupo “Brass-ados*
20:30 h – Porco no espeto oferecido à população*
21:00 h – Atuação do Grupo “David e Emanuel*
22:30 h – Atuação do Grupo “Banda 8*                                         
Dia 2 de Agosto – (Sábado)
09:30 h – II Campeonato de Caça Submarina*
14:00 h – Cortejo de Recolhas de Ofertas para as Arrematações.
17:00/18:00 h – Torneio de Futsal*
17:00 h – Peddy Paper*
20:00 h – Abertura de Bazar e Barraca.
21:00 h – XXII Grande Festival de Folclore da Relva – Mostra Folclórica do Atlântico (promovido pela Junta de Freguesia e pelo Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva).
Dia 3 de Agosto – (Domingo)
20:00 h – Abertura de Bazar e Barraca.
21:00 h – Concerto pela Banda Lira de Nossa Senhora da Saúde – Arrifes.
Dia 4 de Agosto – (2ª Feira)
19:30 h – Provas de Ciclismo*
20:00 h – Abertura de Bazar e Barraca.
20:30 h – Arrematações
21:30 h – Atuação do Grupo “Cantares de Outrora
Dia 5 de Agosto – (3ª Feira)
20:00 h – Abertura de Bazar e Barraca.
20:30 h – Arrematações.
21:00 h – Entrega dos trofeus das provas desportivas*
21:15 h – Atuação do Grupo de Teatro da Casa do Povo*
21:45 h – Arrematações.
22:30 h – Concerto pela Filarmónica Nossa Senhora das Neves – Relva.
24:00 h – Encerramento das Festas de Nossa Senhora das Neves, 2014.

(*Atividades e atuações promovidas pela Junta de Freguesia inseridas nas Comemorações do Dia da Freguesia)
APOIO: JUNTA DE FREGUESIA DA RELVA

05 De Agosto – Nossa Senhora das Neves



A invocação de Nossa Senhora da Neve é uma das mais antigas da Igreja Católica romana. Conta a tradição vivia em Roma, o representante do imperador bizantino, com sua esposa. Era um fidalgo riquíssimo, sem filhos, chamado João. O casal já não sabia mais como gastar toda sua fortuna. Por isso, decidiram construir obras-primas para a Igreja. Mas não sabiam quais escolher.
Na noite de 04 para 05 de Agosto de 352, João sonhou que a Virgem Maria lhe pedia para construir uma igreja no local que estivesse coberto de neve ao amanhecer. Ele acordou, contou à esposa e ambos começaram a se questionar como seria possível nevar em pleno verão, em Roma.
Nessa mesma noite a Mãe de Deus também apareceu em sonho ao Papa Libério e lhe disse que no raiar do dia, a neve estaria cobrindo o monte Esquilino, e ali ele deveria erguer uma igreja em sua honra. Pela manhã a notícia do monte coberto pela neve, apesar do verão, espalhou-se pela cidade. O Papa e João, por caminhos diferentes subiram a colina, seguidos pela multidão. No cume do Esquilino os dois se encontraram, conversaram e entenderam que estavam ali pelo mesmo motivo. O Papa então demarcou a área para a construção da igreja e João financiou todo o projecto da Igreja de Santa Maria da Neve.
Na Antiguidade as colinas do Esquilino eram o depósito de lixo da cidade. Com o tempo o lugar se tornou um cemitério de escravos. Porém na época do Império Romano as colinas eram as preferidas pelos nobres para a construção de suas ricas vilas. Mesmo assim o povo não gostava do local. A construção da igreja deu nova vida à região.
Em 431, o Concílio de Éfeso foi encerrado com a proclamação da "maternidade divina da Virgem Maria". O Papa Xisto III para comemorar essa verdade de fé quis construir uma grande igreja, bem "maior" que as outras. Decidiu que o local seria o mesmo indicado pela Mãe de Deus, ao então Papa Libério. Por isso, a velha igreja deu lugar ao monumento que é a basílica de Santa Maria Maior, adjectivo que dá conta da sua magnitude. A basílica guarda os primeiros e mais ricos mosaicos com a imagem de Nossa Senhora. De fato, é um dos maiores e mais belo santuário mariano de toda a cristandade.
Porém, a antiga tradição propagou a invocação de Nossa Senhora das Neves celebrada em muitos lugares no dia 05 de Agosto. Essa devoção também chegou aos Açores na época do povoamento, com a vinda para a Ilha de S. Miguel de Martim Vaz, o primeiro Contador e Vedor da Fazenda Real neste arquipélago. Fixando-se este na Relva, por volta de 1470 – 1475, constrói ai a Igreja de Nossa Senhora das Neves, entre finais do 3º ou inicio do último quartel do século XV, 1472 – 1480.
O dia 5 de Agosto, é também o dia da freguesia da Relva, instituído pela Junta de Freguesia no ano de 2001, que assim quis desta forma prestar mais uma homenagem à padroeira Nossa Senhora das Neves.

Governo dos Açores quer potenciar atividade turística através do Turismo de Saúde, afirma Luís Cabral

O Secretário Regional da Saúde revelou hoje, em Ponta Delgada, que o Governo dos Açores pretende que a atividade do Turismo de Saúde seja “potenciadora não só da componente turística, mas também do desenvolvimento do Serviço Regional de Saúde”.

“Estão criadas todas as condições para que seja uma situação de ganho do ponto de vista turístico, assim como de desenvolvimento do Serviço Regional Saúde, quer na componente de inovação, quer na especialização dos profissionais e também na componente financeira”, afirmou Luís Cabral, que falava à margem de uma intervenção sobre Turismo de Saúde, a convite do Clube Rotário de Ponta Delgada.

Segundo Luís Cabral, o Turismo de Saúde “gera anualmente biliões de dólares de fluxos financeiros entre os EUA e alguns países como a China, a Índia e os países da América Central”.

“Uma vez que os Açores têm uma geolocalização bastante próxima dos EUA e mantêm uma proximidade do ponto de vista social e cultural com este país, não faz sentido não aproveitar e captar este mercado e trazê-lo para a Região”, afirmou o Secretário Regional, destacando as potencialidades do mercado da diáspora, que tem uma ligação afetiva muito grande com Açores e “poderá garantir o bom funcionamento do Serviço Regional de Saúde, não só para quem visita a Região, mas também para quem cá vive”.

Luís Cabral recordou que o Governo dos Açores tem feito um esforço no investimento em infraestruturas dos edifícios da saúde na Região, nomeadamente na construção e remodelação dos hospitais.

Nesse sentido, frisou que o Hospital de Ponta Delgada “está preparado para esta componente de Turismo de Saúde, restando apenas garantir que o funcionamento e o serviço desta unidade de saúde vá de encontro a esta realidade”.

“Os nossos profissionais estão bem preparados e têm uma boa capacidade de resposta dentro desta área”, salientou o Secretário Regional da Saúde, sublinhando que “esta componente do Turismo de Saúde irá trazer também um acréscimo no setor do turismo, contribuindo também para a sustentabilidade do setor”.

O Secretário Regional da Saúde referiu ainda que este sistema de Turismo de Saúde deverá ser desenhado paralelamente ao sistema público, “com financiamentos adicionais naquela área, garantindo assim que só há a componente de Turismo de Saúde se houver uma boa resposta na componente pública”.

“Com este financiamento adicional nesta componente de turismo serão beneficiados os Açorianos, assim como a Região, com o serviço de qualidade que é prestado”, afirmou Luís Cabral. 


Anexos:
2014.07.30-SRS-TurismoDeSaúde.mp3
GaCS

Avelino Meneses aposta no diálogo para encontrar as melhores soluções para o setor da Educação

O Secretário Regional da Educação e Cultura, Avelino Meneses, manifestou hoje, em Lisboa, a expetativa de que, através do “diálogo” com os diferentes parceiros, “resultarão sempre as melhores soluções” para o setor nos Açores.

“Da multiplicação dos diálogos com os parceiros governativos da Madeira e do Continente, com os sindicatos, com as associações de pais e de alunos resultarão sempre as melhores soluções”, frisou Avelino Meneses, em declarações no final de uma reunião com o Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato.

Nesse sentido, destacou o trabalho desenvolvido nos recentes encontros realizados entre delegações dos governos regionais da Madeira e dos Açores e da República, salientando que já produziram “alguns resultados promissores”.

“A prossecução de tais contatos é de todo desejável e possível, jamais para a uniformização de procedimentos, até porque o sistema autonómico nos permite encontrar soluções próprias e, eventualmente, mais adequadas”, afirmou.

Relativamente à reunião que teve hoje com Nuno Crato, o Secretário Regional da Educação e Cultura referiu  que foram tratadas “questões que, obviamente, geram preocupações aos responsáveis pela Educação, sejam eles regionais ou nacionais”.

“À cabeça de todas elas, o estudo e a descoberta de procedimentos que contribuam para o acréscimo do sucesso escolar, que só será obtido necessariamente com o empenho dos estudantes, com a motivação dos professores e com a colaboração das famílias”, salientou Avelino Meneses.


Anexos:
2014.07.30-SREC-ReuniãoNunoCrato.mp3

GaCS

Portarias das convenções e de reembolsos garantem melhor acesso dos Açorianos aos serviços privados de saúde

As portarias que regulamentam os regimes de convenções e de reembolsos, hoje publicadas em Jornal Oficial, garantem um melhor acesso dos Açorianos aos serviços privados de saúde na Região.

A publicação destes regulamentos culmina o processo alargado de consulta pública promovido pela Secretaria Regional da Saúde junto dos diversos parceiros e beneficiários dos novos regimes.

A portaria que revê o regime de celebração de convenções prevê que sejam os Hospitais e as Unidades de Saúde de Ilha a estabelecer as convenções com os privados, tendo como objetivo assegurar aos utentes as respostas mais adequadas, principalmente nas áreas em que as listas de espera tenham tempos acima do desejável.

As convenções, além das análises clínicas, abrangem áreas como a anatomia patológica, cardiologia, gastroenterologia, cardiologia, radiologia, medicina física e de reabilitação, otorrinolaringologia, bem como consultas de várias especialidades.

Este regime, agora alargado relativamente ao que estava em vigor, permite também uma resposta mais célere aos utentes que aguardam meios complementares de diagnóstico e tratamentos naquelas áreas.

No caso da portaria dos reembolsos, pretendeu-se harmonizar o sistema em toda a Região, o que não acontecia até agora, mantendo nos Açores um benefício inexistente a nível nacional, ao permitir aos residentes no arquipélago a possibilidade de recorrerem aos serviços privados, continuando o Serviço Regional de Saúde a comparticipar uma parte dos custos.

Com a publicação da nova portaria, há a registar aumentos na maioria do valor dos reembolsos que, em alguns casos, variam dos 50 aos 100%, o que demonstra a determinação do Governo dos Açores em manter e reforçar estes apoios às famílias, no âmbito do acesso aos serviços privados de saúde.
Esta portaria introduz também o reembolso na totalidade da vacina pneumocócica para as pessoas com menores rendimentos, sendo a percentagem de reembolso variável, para os restantes utentes, em função das suas condições económicas.




GaCS

terça-feira, 29 de julho de 2014

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 e 31 de julho

QUARTA-FEIRA, DIA 30:
13H00 - O Secretário Regional da Saúde, Luís Cabral, profere uma intervenção sobre Turismo de Saúde, a convite do Clube Rotário de Ponta Delgada.
Local: Hotel Marina Atlântico, em Ponta Delgada.
14H30 - O Secretário Regional da Educação e Cultura, Avelino Meneses, reúne-se, em Lisboa, com o Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato.
Local: Ministério da Educação e Cultura, na avenida 5 de Outubro.
NOTA: indica-se a hora do Continente.
QUINTA-FEIRA, DIA 31:
11H00 - O Secretário Regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga, está presente na cerimónia de lançamento da primeira pedra do empreendimento turístico Whales Bay Azores Islands.
Local: canada dos Terreiros, na Freguesia de S. Vicente Ferreira, Concelho de Ponta Delgada.


GaCS

Parque Natural encerra preventivamente acesso à Montanha do Pico

O acesso à Montanha do Pico está provisoriamente interditado até às 15h00 de quarta-feira, 30 de julho, devido a condições atmosféricas adversas que podem colocar em causa a segurança dos visitantes.

O Parque Natural do Pico emitirá novas informações em função das previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e dos comunicados do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

Devido a alguns estragos causados pela forte precipitação registada, o Centro de Interpretação da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico (CIPCVIP) está temporariamente encerrado ao público.



 

GaCS

Governo dos Açores “está empenhado” em ter uma Escola do Mar na Horta, afirma Fausto Brito e Abreu

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia assegurou hoje, na ilha do Faial, que o Governo dos Açores “está empenhado” em ter uma Escola do Mar na cidade da Horta.

Fausto Brito e Abreu, em declarações aos jornalistas no final de uma reunião com o Presidente da Câmara Municipal da Horta, José Leonardo Silva, afirmou que existe um projeto em avaliação, salientando que será feito, em breve, um anúncio sobre esta matéria.

O Secretário Regional referiu que este anúncio sofreu um ligeiro adiamento, relacionado com “a capacitação da Secretaria Regional do Mar, precisamente para dar a atenção especial que quer dar a esse projeto”.

Questionado pelos jornalistas sobre os temas abordados na reunião com o autarca, o Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia salientou que foram debatidas “várias áreas de interesse comum”.

“Abordamos um leque vasto de assuntos relacionados com o Mar, com a importância de promover a Horta e o Faial como um destino de regatas internacionais, com o setor das pescas, com a formação profissional na área das Pescas”, frisou Fausto Brito e Abreu.



Anexos:

GaCS

Alunas da Escola de Novas Tecnologias venceram primeira edição do Concurso ‘Açores: Mar de Culturas’

O grupo de alunas da Escola de Novas Tecnologias dos Açores formado por Ana Amaral, Olívia Taveira e Tatiana Teves venceu a primeira edição do Concurso Açores: Mar de Culturas, anunciou hoje a Direção Regional das Comunidades.

O concurso, uma iniciativa do Governo dos Açores promovida pela Direção Regional das Comunidades, teve como tema a imigração nos Açores e visou incentivar os jovens estudantes açorianos a aprofundarem conhecimentos sobre esta temática no contexto insular, relevando a diversidade cultural e a interculturalidade como fatores essenciais para uma plena integração das comunidades imigrantes na sociedade açoriana, utilizando, para o efeito, as novas tecnologias de comunicação e imagem.

A iniciativa destinou-se aos alunos do 10.º e 11.º anos de escolaridade e dos dois primeiros anos de cursos profissionais de nível 4, inscritos em estabelecimentos de ensino nos Açores.

Os alunos concorreram em grupos de três, sob a orientação de um professor responsável pelo acompanhamento da realização do trabalho, cujos resultados foram apresentados em vídeo, sob a forma de produção de reportagem jornalística, histórica e criativa.

No trabalho vencedor, os Açores aparecem como um espaço que acolhe a diversidade e coloca de parte a discriminação racial e cultural, tendo servido de base à construção deste projeto vários depoimentos de imigrantes residentes na ilha de São Miguel, oriundos do Brasil, China e Itália.

A reportagem que venceu o concurso, tendo como imagem de fundo diversos cenários açorianos, incide sobre o enquadramento geral da imigração nos Açores, particularizando, ao mesmo tempo, aspetos da história migratória de cada um dos imigrantes.

Os motivos que originaram a partida do país de origem, a chegada, a integração nos Açores e as expectativas quanto ao futuro são algumas das questões abordadas ao longo deste trabalho.

Os vencedores vão receber como prémio uma viagem a Lisboa e a Genebra, onde terão a oportunidade de visitar diversas instituições que desenvolvem o seu trabalho na área das migrações, nomeadamente a Organização Internacional das Migrações, sediada naquela cidade suíça.

O júri deste concurso, a que concorreram 11 grupos de estudantes de escolas das ilhas de Santa Maria, São Miguel, Faial e Pico, foi constituído por representantes da Direção Regional das Comunidades, da Associação dos Imigrantes nos Açores (AIPA) e da Cresaçor – Centro Comunitário de Apoio ao Imigrante, além do realizador e cineasta Manuel Bernardo Cabral e da jornalista Rosário Quaresma, da RTP/Açores.




GaCS