quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Museu Carlos Machado mostra a “Arte de Sapateiro” no Hospital de Ponta Delgada

A Direção Regional da Cultura, através do Museu Carlos Machado, promove até 12 de abril, no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, a realização de uma mostra temporária intitulada “Arte de Sapateiro”, que reúne objetos da coleção do Museu.

Esta mostra integra-se no âmbito da parceria estabelecida entre o Museu Carlos Machado e a Comissão de Cultura do Hospital do Divino Espírito Santo, que tem como principal objetivo “humanizar os cuidados de saúde pela arte e pela cultura”.

A coordenadora da coleção de Etnografia Regional, Sílvia Fonseca e Sousa, salientou que “o ofício de sapateiro é muito antigo, estando a profissão datada por alguns historiadores como sendo do século I", acrescentando que "nas oficinas, a matéria-prima principal era o couro, utilizado para confecionar ou consertar os sapatos, e o elemento central do espaço era a bancada do sapateiro, pequeno móvel onde eram colocadas as mais variadas ferramentas", acrescentou.

“Este trabalho era considerado uma arte, uma vez que estava associado ao domínio de uma técnica de modelagem e confeção. A profissão de sapateiro era então detentora de fortes traços identitários que se faziam presentes na transmissão do ofício de uma geração a outra”, frisou aquela responsável.

Com a industrialização desta atividade, a profissão de sapateiro quase deixou de existir, porém ainda persistem alguns sapateiros à moda antiga, que atualmente, para além dos sapatos, intervêm em acessórios como malas, carteiras, cintos ou algumas peças de vestuário.

Com esta mostra expositiva do seu acervo, o Museu Carlos Machado pretende homenagear todos os que se dedicaram, e ainda o fazem, a este ofício e arte, que tem como patrono São Crispim.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: