sexta-feira, 13 de março de 2015

Rodrigo Oliveira destaca importância da preservação da cultura e das tradições açorianas no Canadá

O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas destacou, em Ponta Delgada, a importância que o Governo dos Açores atribui ao ensino da língua portuguesa e à preservação da cultura e tradições açorianas no Canadá, salientando o papel desempenhado neste domínio pelo Harbord Collegiate Institute, em Toronto.

Rodrigo Oliveira, que falava quinta-feira numa receção a um grupo de 29 estudantes, dos 15 aos 17 anos, e três professores desta escola secundária canadiana que estão a realizar uma visita aos Açores, salientou“a satisfação com que a Região recebe tantos jovens, açor-descendentes, mas muitos também sem ligação familiar ou afetiva às nossas ilhas”.

“É um motivo de orgulho o interesse que todos demonstram em conhecer melhor os Açores”, frisou Rodrigo Oliveira.

O Subsecretário Regional destacou o papel do Harbord Collegiate Institute, instituição que o Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, visitou em dezembro, no âmbito de uma deslocação ao Canadá para visitar as comunidades açorianas, recordando que foi “um dos primeiros estabelecimentos de ensino secundário a lecionar a língua portuguesa no Canadá, desde os anos 70, e que mantém hoje, com grande sucesso, o ensino da língua de Camões no seu plano curricular”.

“O Governo dos Açores atribui uma grande importância ao ensino da língua portuguesa e à preservação da cultura e tradições açorianas no Canadá”, reafirmou Rodrigo Oliveira.

Nesse sentido, anunciou que, “ao reconhecer a relevância da ação desta instituição, mas também o entusiasmo e a ligação dos seus alunos à Região, o Governo decidiu doar, através da Direção Regional das Comunidades, um conjunto de 300 livros em língua portuguesa à biblioteca do Harbord Collegiate Institute”, acrescentando que “os volumes, que versam assuntos variados, de autores ou temática açoriana, estão a chegar a Toronto” e serão entregues à escola no inicio da próxima semana.

“Quando regressarem ao Canadá, terão já, na vossa escola, os livros que permitirão continuar a aprofundar, em língua portuguesa, os ensinamentos trazidos desta viagem”, afirmou Rodrigo Oliveira.

“Tenho a certeza que vocês e todos os alunos do Harbord Collegiate Institute farão o melhor uso desta verdadeira biblioteca açoriana e que serão também os melhores embaixadores dos nossos Açores, da nossa cultura e das nossas belezas naturais junto das vossas famílias e comunidades”, salientou.

O grupo, que inclui mais de uma dezena de jovens que frequentam a disciplina de português no Harbord Collegiate Institute, permanecerá na ilha de São Miguel até 21 de março, num programa que inclui contactos instituições locais, como museus, escolas e biblioteca, com vista a proporcionar um maior conhecimento da história, geografia e cultura dos Açores.

Os alunos terão também a oportunidade de explorar diversos pontos turísticos da ilha, como as lagoas das Furnas, do Fogo e das Sete Cidades, a Caldeira Velha, o Ilhéu de Vila Franca, a Gruta do Carvão e o Pico da Vara, entre outros locais.


O Harbord Collegiate Institute, inaugurado em 1892, é um escola secundária pública canadiana frequentada por cerca de mil alunos, grande parte dos quais de origem portuguesa, e um corpo docente constituído por cerca de 50 professores, estando localizada no centro da cidade de Toronto.



GaCS

Sem comentários: