quarta-feira, 8 de abril de 2015

Esclarecimento do Governo dos Açores

Na sequência de notícias vindas a público e que têm por base informação veiculada pelo PSD/Açores acerca de um alegado acordo entre a SATA e a TAP para que a transportadora aérea nacional abandonasse as rotas de serviço público para a Horta e Pico, importa esclarecer o seguinte:

O Governo dos Açores reafirma aquilo que já foi claramente afirmado: não foi estabelecido nenhum acordo, nem entre o Governo dos Açores e o Governo da República, nem entre a SATA e a TAP, que possibilitasse a esta ultima abandonar as rotas de serviço público que prestava para as ilhas do Faial e Pico.

As notícias acerca da existência de um alegado acordo são baseadas em informações falsas, tendo apenas como objetivo ocultar o óbvio, ou seja, que a TAP, empresa pública sob tutela do Governo da República, abandonou as rotas de serviço público das ilhas do Faial e do Pico.

O Governo dos Açores lamenta que, em vez de exigir que a empresa pública nacional de transportes aéreos cumpra as obrigações que decorrem da sua natureza de empresa pública e das obrigações que lhe foram fixadas pelo Governo, uma vez privatizada, o PSD/Açores prefira, mais uma vez, exigir aos Açores o que descaradamente perdoa ao Governo da República.

Quem tem de dar explicações neste assunto não é o Governo dos Açores, nem a SATA.

Quem tem de dar resposta a estas duas simples questões é o Governo da República:

1 - O Governo da República concordou ou concorda que a ainda empresa pública TAP abandone as rotas de serviço público do Faial e Pico?

2 - Se o Governo da República afirmou, ainda antes da privatização da TAP, que esta tinha de continuar a assegurar o serviço público para as Regiões Autónomas por que razão, ainda antes da privatização, o Governo da República já está a faltar à sua palavra?

O Governo dos Açores reitera os fatos: perante o fato consumado do abandono das ligações referidas por parte da TAP, a SATA decidiu agir e garantir estas mesmas ligações.



GaCS

Sem comentários: