quarta-feira, 8 de abril de 2015

Museu de Angra do Heroísmo e Escola Secundária Emiliano de Andrade promovem Dacosta junto dos mais jovens

A Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade tem patente até 27 de abril a mostra “Dacosta por Alunos”, uma iniciativa realizada no âmbito de uma parceria estabelecida com o Museu de Angra do Heroísmo.

A mostra, composta por 352 trabalhos de alunos do 7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade, enquadra-se na comemoração do centenário do nascimento de António Dacosta e resulta do programa de dinamização da exposição “António Dacosta (1914-1990) - Um Pintor do Século XX”, que esteve patente no Museu de Angra do Heroísmo entre 1 de novembro de 2014 e 31 de janeiro de 2015.

Ao longo dos três meses desta exposição foi desenvolvido um programa, orientado pelo Serviço Educativo do Museu de Angra do Heroísmo, que incluiu comunicações, visitas orientadas e ateliês de artes plásticas adaptados a diferentes perfis de público.

No caso específico da Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, na sequência de um contacto do grupo de docentes de Artes Plásticas, foram envolvidas todas as turmas da disciplina de Educação Visual do 3.º ciclo, que participaram em visitas orientadas e frequentaram ateliês de artes plásticas.

Os trabalhos individuais realizados pelos alunos deram origem aos murais agora apresentados nesta mostra, que surpreendem pela intensidade cromática e pela originalidade das composições criadas, em que avultam personagens e motivos emblemáticos da obra de Dacosta sujeitos a novas e inusitadas combinações.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: