quarta-feira, 3 de junho de 2015

Vasco Cordeiro destaca determinação em cumprir “contrato geracional” de apoio aos idosos

O Presidente do Governo dos Açores garantiu hoje a determinação do Executivo Regional no cumprimento de um “contrato geracional” para garantir aos idosos condições de segurança, de bem-estar e de comodidade, uma opção política que permitiu um investimento anual de cerca de 20 milhões de euros nesta área.

“O cumprimento deste contrato geracional é algo que significa muito para o Governo dos Açores, do ponto de vista social e da afetação de recursos. Apenas para dar um exemplo, entre 2004 e 2014, o investimento em serviços e equipamentos de resposta aos mais idosos passou de cerca de 13 milhões para quase 20 milhões anuais”, salientou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo dos Açores falava na cerimónia de lançamento da primeira pedra da obra do Centro de Noite da Piedade, da Santa Casa da Misericórdia das Lajes do Pico, um investimento de cerca de um milhão de euros, que decorreu no âmbito da visita estatutária que o Executivo está a realizar à ilha do Pico.

Esta obra constitui, segundo Vasco Cordeiro, mais um exemplo deste “contrato geracional” que tem permitido a criação e a consolidação, de Santa Maria ao Corvo, de uma rede de serviços de apoio social descentralizada e de proximidade, que contribui para a manutenção e reforço do sentimento de pertença dos idosos à sua comunidade e às suas famílias.

De acordo com o Presidente do Governo, esta opção do Executivo não se materializa, apenas, em investimentos físicos, mas também num conjunto de medidas e de políticas, como é o caso do Complemento Regional de Pensão e do apoio para a aquisição de medicamentos por idosos.

Vasco Cordeiro destacou, ainda, que a obra hoje lançada tem um aspeto de coesão social, mas também contribui para o reforço da coesão territorial.

Este investimento vai requalificar o Lar de Idosos da Piedade, aumentando a sua capacidade de 12 para 26 utentes.

Esta intervenção reforça, igualmente, a capacidade de acolhimento ao nível da ilha, que é atualmente de 129 vagas, repartidas pelas quatro estruturas existentes nas Lajes, na Madalena e em São Roque do Pico.

Anexos:
2015.06.03-Lar de Idosos da Piedade.mp3

GaCS

Sem comentários: