quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Museu Carlos Machado assinala 500 anos do nascimento de Santa Teresa e o Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja

O Museu Carlos Machado assinala a 15 de outubro, no Núcleo de Arte Sacra, em Ponta Delgada, o 500.º aniversário do nascimento de Santa Teresa e, em simultâneo, o Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja.

Este evento, que terá um caráter músico-literário, realiza-se em parceria com as comissões diocesanas dos Bens Culturais da Igreja e da Cultura, e contará com a colaboração do Conservatório Regional de Ponta Delgada.

A iniciativa, que terá início pelas 21h00, inclui a apresentação da comunicação “Biografia e Atualidade da Vida e Obra de Santa Teresa de Ávila”, pelo padre Ricardo Tavares.

Teresa de Ávila, conhecida como Santa Teresa de Jesus, nasceu em 1515 e foi uma freira carmelita, tendo sido canonizada no século XVI.

O Padre António Vieira dedicou-lhe, em 1654, um sermão na Igreja do Colégio dos Jesuítas, em Ponta Delgada, onde atualmente está instalado o Núcleo de Arte Sacra do Museu Carlos Machado.

O Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja é uma iniciativa do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja que visa chamar a atenção para a importância do riquíssimo património da Igreja.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: