segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Secretário Regional da Educação e Cultura destaca missão do professor

O Secretário Regional da Educação e Cultura destacou hoje a "missão” do professor, salientando o papel dos docentes enquanto parceiros do Governo dos Açores na promoção do sucesso escolar.

“Todos vocês, se não são os únicos, são, pelo menos, os melhores parceiros do Governo no combate ao insucesso escolar”, afirma Avelino Meneses numa mensagem alusiva ao Dia Mundial do Professor, data que hoje se assinala por iniciativa da UNESCO.

A mensagem de saudação ao corpo docente em exercício nos Açores está disponível em formato vídeo nos endereços eletrónicos https://www.facebook.com/ProSucesso2015DRE e https://instagram.com/prosucessoazores/.

Nesta mensagem, Avelino Meneses relembra a afirmação do Presidente do Conselho Científico para o Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar ‘ProSucesso – Açores pela Educação' de que “não há nada, absolutamente nada, que substitua um bom professor”.

O Secretário Regional reafirma, por outro lado, que o Governo dos Açores tudo fará para “conferir mais confiança, mais estabilidade ao exercício da profissão".

"Tudo faremos para que a democratização do ensino equivalha à valorização da atividade docente”, salienta.

Avelino Meneses refere nesta mensagem que o combate ao insucesso escolar é “uma luta sem tréguas”, para que “cada jovem não deixe o seu futuro na escola, para que cada jovem leve o seu futuro da escola”.

Para o Secretário Regional, “na educação, em Portugal e também nos Açores, enfrentamos sempre o desafio de fazer em poucos anos aquilo que a Europa fez em muitos anos”, pelo que “é preciso um empenhamento total”, porque “quer queiramos quer não, ao Governo compete a menor parte”.

“Ao Governo cumpre, sobretudo, conferir meios e incutir ânimo na comunidade educativa para que a educação se transforme verdadeiramente numa inequívoca prioridade, porque como alguém disse: ‘o homem não é, o homem faz-se e aquilo que verdadeiramente faz o homem é a educação’”, afirmou Avelino Meneses.


Anexos:
2015.10.05-SREC-DiaProfessor.mp3

GaCS

Sem comentários: