quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Trail Run promove imagem dos Açores como destino de natureza

O Diretor Regional do Turismo realçou hoje, em Ponta Delgada, a importância dos eventos de 'Trail Run' para a promoção dos Açores, salientando a divulgação que permitem das paisagens da Região como cenários de competição e, simultaneamente, como produto turístico de lazer, através dos trilhos.

João Bettencourt, que falava na apresentação do 'Epic Trail Run Azores – ETRA', frisou que este evento “além de trazer à Região centenas de pessoas, com impacto direto na economia local, permite mostrar aquilo que de melhor os Açores têm para oferecer e para cativar muitos amantes do turismo de natureza por esse mundo fora”.

“Está provado que a visibilidade deste tipo de eventos, que tiram partido dos nossos recursos naturais e potenciam a sua qualidade ambiental, associando a vertente lúdica e competitiva, contribui eficazmente para atrair praticantes deste tipo de desportos, mas também um nicho de mercado de turistas que privilegiam o contato com a natureza, que consequentemente se traduzirá no aumento de fluxos turísticos para a Região”, frisou.

João Bettencourt afirmou que o Governo dos Açores apoia a realização deste tipo de eventos, que colocam em destaque a Região “através da sua diversidade e particularidade paisagística, e da sua especial apetência para a prática de desportos em contato com a Natureza”, resultando assim “num enorme sucesso na promoção dos Açores e na criação de notoriedade do arquipélago como destino de turismo de natureza nos mercados internacionais”.

Na sua intervenção, o Diretor Regional salientou que este segmento tem grandes perspetivas de crescimento a nível mundial, acrescentando que os Açores têm todas as condições para se posicionarem internacionalmente como destino de turismo de natureza.

Nesse sentido, destacou a importância dos trilhos terrestres, um produto de ano inteiro e transversal a todas ilhas, recordando que existem atualmente no arquipélago 80 trilhos homologados, com uma extensão total superior a 716 quilómetros.

“Apesar da oferta já consolidada, os Açores ainda podem crescer neste produto, tanto em oferta, como em procura, agora mais do que nunca, face a esta nova realidade que o turismo açoriano vive atualmente”, afirmou, aludindo ao melhoramento das acessibilidades na Região em virtude da revisão do modelo de transporte aéreo ocorrido em março e que impulsionou o crescimento do setor do turismo a níveis de dois dígitos.

“Acreditamos sinceramente que esta nova realidade, associada à realização de eventos como este, que acrescentam valor ao destino Açores, tornando-o numa referência internacional de turismo de natureza, irá influenciar positivamente a captação de fluxos turísticos”, salientou.

O Epic Trail Run Azores é disputado ao longo de dois dias, tendo início sábado, 10 de outubro, com um trail noturno de 15 quilómetros ao longo da Reserva Florestal do Pinhal da Paz.

No dia seguinte, é realizado um trail diurno de 27 quilómetros, que atravessará a Lagoa do Fogo, entre outras paisagens, terminando nas Portas do Mar, em Ponta Delgada.

“Estamos perante um projeto que nasce com a ambição de se tornar uma referência no panorama internacional do 'Track Running', uma modalidade de atletismo com grande projeção mediática e que tem vindo a conquistar adeptos de todas as partes do Mundo”, disse João Bettencourt, afirmando que o ETRA "é mais um evento que nasce nos Açores para o Mundo”.



GaCS

Sem comentários: