quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Luís Cabral afirma que nova rede de comunicações da Proteção Civil estará operacional em 2016

O Secretário Regional da Saúde afirmou hoje, na Horta, que a implementação da nova rede de rádio do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) deve estar concluída em 2016.

Luís Cabral, que falava após uma audição na Comissão de Política Geral da Assembleia Legislativa sobre as propostas de Plano e Orçamento para 2016, salientou que se prevê “a finalização da rede de comunicações da Proteção Civil em julho” do próximo ano, altura em que se pretende que já esteja “completamente funcional”.

O titular da pasta da Proteção Civil adiantou que o Plano de investimentos para 2016 apresenta um aumento para reforçar as capacidades do SRPCBA no que respeita à “componente de emergência médica", acrescentando que se trata de "uma das suas competências de maior relevância”.

Para além desta, acrescentou Luís Cabral, pretende-se reforçar também “a componente da formação, dando consistência às áreas de incêndios, catástrofes, busca e salvamento, para que os bombeiros da Região estejam cada vez mais bem preparados sempre que forem chamados a responder em qualquer uma dessas situações”.

O Secretário Regional defendeu a necessidade de ser feito um “bom uso dos fundos comunitários na área de prevenção de riscos e catástrofes, garantindo assim que os corpos de bombeiros dos Açores tenham os equipamentos necessários e adequados a dar resposta nessa área”.

O Plano de Investimentos para 2016 prevê ainda a construção e reabilitação de alguns quarteis de associações humanitárias de bombeiros da Região, nomeadamente a construção do quartel da Horta e a reabilitação dos quartéis das Lajes do Pico, Santa Cruz das Flores e Povoação.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: