segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Comissão Europeia autorizou reforço de 17 ME do Fundo de Coesão para os Açores, revela Sérgio Ávila

O Vice-Presidente do Governo dos Açores anunciou hoje, na ilha Terceira, que “foi autorizado pela Comissão Europeia um reforço de 17 milhões de euros do Fundo de Coesão” para a Região.

Sérgio Ávila salientou que esta autorização resulta de diligências do Governo dos Açores nesse sentido, “atendendo a que a execução do Fundo a nível nacional era mais baixa do que a que estava previsto” e que havia o “risco de se perderem fundos comunitários”.

O Vice-Presidente do Governo, que falava aos jornalistas durante uma visita à Central de Valorização Energética da Ilha Terceira, frisou que o reforço de verbas agora anunciado tem, entre outras, a vantagem de apoiar o investimento dos dois municípios da ilha Terceira nesta infraestrutura.

“Posso anunciar que este investimento passará a ser comparticipado a 100 por cento”, disse Sérgio Ávila, sublinhando que deixa de ser necessário o esforço financeiro, com capitais próprios, dos municípios de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória, já que o Fundo de Coesão assegurará a totalidade dos 36 milhões de euros do investimento.

Essa operação, segundo o Vice-Presidente, “permitirá aos dois municípios não ter, no futuro, um encargo da sua comparticipação no investimento, que iria totalizar cinco milhões de euros”.

Os restantes 12 milhões de euros do reforço de 17 milhões agora conseguido constituirão, adiantou Sérgio Ávila, “uma receita acrescida para o Governo dos Açores”.

“No final deste Quadro Comunitário de Apoio, esta é uma boa notícia”, frisou Sérgio Ávila, para quem não só os dois municípios ficam beneficiados, como a Região, no seu todo, “consegue obter, ainda neste Quadro Comunitário de Apoio, um reforço de 17 milhões de euros”, impedindo o não aproveitamento cabal dos recursos disponíveis.

Para o Vice-Presidente do Governo trata-se também “de uma demonstração da nossa capacidade de plena execução dos fundos comunitários”, sublinhando que “neste caso fomos além do que nos foi solicitado", ao obter um benefício para que Portugal não tenha um prejuízo.

Anexos:
2015.12.07-VPGR-ReforçoFundoCoesãoAçores.mp3

GaCS

Sem comentários: