terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Luís Cabral entrega guincho portátil de salvamento mecânico aos Bombeiros de Angra do Heroísmo

O Secretário Regional da Saúde entregou hoje aos Bombeiros Voluntários de Angra do Heroísmo um guincho portátil de salvamento mecânico em grande ângulo de elevada complexidade, equipamento que vai permitir uma maior “eficácia e vantagem mecânica na capacidade de tração, com o máximo de segurança”.

Luís Cabral, que presidiu, em representação do Presidente do Governo, às comemorações do Dia da Padroeira, frisou que este equipamento vem na sequência do investimento do Governo dos Açores no sentido de “preparar os bombeiros da Região em termos de materiais, de formação e de exercícios, nas mais diversas áreas, para que a sua resposta seja cada vez melhor e mais eficaz”.

Nesse sentido, salientou que o equipamento hoje entregue à corporação “permite um ganho de eficácia” e complementa as técnicas já utilizadas, especialmente na aplicação de sistemas de tração manual, “onde tradicionalmente é empenhado um número considerável de operacionais, por vezes até seis elementos em simultâneo”.

Com esta inovação, segundo Luís Cabral, pretende-se “garantir a segurança das operações, aumentar a eficácia em termos de tempo de resposta operacional e também na poupança física dos recursos humanos especializados para que possam ser empenhados em outras tarefas”.

No total, foi efetuado um investimento global de cerca de 25 mil euros para a aquisição de 10 guinchos portáteis de salvamento mecânico para dotação e reforço da capacidade operacional dos corpos de bombeiros da Região.

Luís Cabral frisou que, com esta iniciativa, o Executivo Açoriano “pretende reforçar o devido sentimento de gratidão à figura do Bombeiro e destacar a continuidade no apoio às corporações na sua missão de salvamento, por forma a permitir uma resposta cada vez mais eficaz”.

Um guincho portátil de salvamento será também hoje entregue à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande, em S. Miguel, que comemora igualmente o Dia de Nossa Senhora da Conceição.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: