segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Presidente do Governo anuncia cerca de 200 novas vagas na área das Necessidades Especiais

O Presidente do Governo dos Açores anunciou hoje a criação de cerca de 200 novas vagas em diversas valências de apoio a portadores de deficiência na Região, no âmbito do trabalho de ampliação e diferenciação desta rede de equipamentos sociais dirigida a públicos com necessidades especiais.

“Como Presidente do Governo, não estou satisfeito como o trabalho já feito. Nós ambicionamos mais” para que, em parceria com as instituições desta área, seja possível “chegar mais longe na satisfação das necessidades dos nossos concidadãos”, afirmou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo falava, em Ponta Delgada, na inauguração do Lar Residencial da Associação Seara do Trigo, um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros com capacidade para receber 16 pessoas em regime de acolhimento temporário ou definitivo, com as necessárias condições de conforto, segurança e adequabilidade funcional.

Na sua intervenção, Vasco Cordeiro anunciou que já está em andamento o projeto para a reabilitação do Centro de Atividades Ocupacionais da Associação Seara do Trigo, prevendo-se que, no próximo semestre, estejam criadas as condições para o lançamento do concurso público para a realização das obras.

A juntar a este investimento, o Presidente do Governo salientou que a construção do Centro de Atividades Ocupacionais da Maia, no concelho da Ribeira Grande, do Centro de Reabilitação e do Centro de Apoio à Deficiência, ambos na Praia da Vitória, e do Centro de Paralisia Cerebral de São Miguel, vão permitir disponibilizar mais cerca de duas centenas de vagas na Região.

O Lar Residencial hoje inaugurado, segundo afirmou Vasco Cordeiro, integra-se no trabalho que tem sido desenvolvido nesta legislatura, que se iniciou no final de 2012, o qual tem sido “norteado por um forte sentido de solidariedade e de coesão social”.

Nesse sentido, foi possível, por exemplo, aumentar em mais cerca de 740 os lugares disponíveis em creches da Região, um crescimento superior a 40 por cento, assim como passar de 12 para 23 centros de dia, reforçando o número de vagas em cerca de 65 por cento.

Vasco Cordeiro salientou ainda que se registou um crescimento de 10 por cento na capacidade dos serviços de apoio domiciliário e de quase 40 por cento nos lugares em lares residenciais para pessoas adultas com deficiência neste mandato.

O Presidente do Governo destacou que este trabalho resulta de parcerias que o Executivo tem estabelecidas com mais de duas centenas e meia de instituições da área social, que possibilitam mais de 700 valências na Região, envolvendo mais de quatro mil colaboradores.

Vasco Cordeiro manifestou, assim, reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por instituições de todo o arquipélago, as quais, se é certo que exercem a sua atividade cumprindo os seus próprios objetivos, são um “parceiro essencial para que seja possível concretizar esta vasta rede de apoio social que visa servir os Açorianos, sobretudo naqueles casos em que estão em situação de maior fragilidade”.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: