segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Vítor Fraga afirma que resultados do turismo devem ser “fator de motivação para continuar a trabalhar”

O Secretário Regional do Turismo e Transportes afirmou hoje, em S. Miguel, que o crescimento nos resultados obtidos no setor do turismo nos Açores “não deve ser encarado como sendo um objetivo atingido", mas como "um fator de motivação para continuar a trabalhar, para que o setor seja cada vez mais sustentável, gere riqueza, mantenha e crie mais postos de trabalho”.

Vítor Fraga, que falava na inauguração do Posto de Turismo da Maia, salientou que o trabalho conjunto desenvolvido entre o Governo e outras entidades públicas com as entidades privadas, levou “a que hoje, se compararmos com esse período [desde o final de 2012], o setor, em termos das dormidas, cresce 27% e, em termos dos proveitos totais, cresce mais de 23%, o que dá bem mostra do sucesso que tem vindo a ser alcançado ao longo deste período”.

Para o titular da pasta do Turismo, na construção deste setor “há várias vertentes que têm que ser devidamente cuidadas, quer ao nível da promoção que é feita no exterior da Região, quer ao nível da qualificação da oferta e aí as entidades privadas têm um papel importante, mas também o têm as entidades públicas”.

Vítor Fraga anunciou que, no próximo ano, a Região vai investir mais de um milhão de euros ao nível da qualificação dos equipamentos turísticos, nomeadamente nos postos de turismo, com o objetivo de ter "cada vez melhores condições para prestar o melhor serviço a todos os que visitam” os Açores.

“São eles os nossos principais promotores, são eles que têm a capacidade e influência junto de todas as suas redes de contatos para promover a Região, para voltar, mas também para ajudar a captar mais pessoas para nos virem visitar e usufruir daquilo que nós temos de melhor”, acrescentou.

O Secretário Regional frisou que os Açores concorrem diariamente “com todos os destinos do mundo”, já que o setor do turismo é um dos mais competitivos a nível mundial.

Esta realidade “obriga a ter uma atenção redobrada na qualidade da oferta, nomeadamente ao nível da qualidade da informação" aos visitantes, para que "no momento da decisão, as pessoas optem por vir aos Açores e não ir para outra região qualquer do Mundo”.

Vítor Fraga felicitou a Junta de Freguesia da Maia, salientando a "visão que teve com a abertura do Posto de Turismo e que tem tido para um setor que é fundamental para o desenvolvimento da Região".

"A Junta de Freguesia da Maia tem sido um dos bons exemplos, juntando-se nesta caminhada de construção do Destino Turístico Açores”, afirmou o Secretário Regional.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: