quinta-feira, 30 de abril de 2015

Agenda do Governo Regional dos Açores para 1 e 2 de maio

SEXTA-FEIRA, DIA 1:

ATIVIDADES DOS MEMBROS DO GOVERNO:

11H00 - O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente, Luís Neto Viveiros, visita a OVIBEJA.

Local: Parque de Feiras e Exposições de Beja.

NOTA: indica-se a hora do continente.

OUTROS AGENDAMENTOS:

09H00 - A Diretora Regional da Juventude, Pilar Damião, está presente nas comemorações do 40.º aniversário do Agrupamento 433 do Corpo Nacional de Escutas.

Local: sede do Agrupamento 433, rua Cardeal Humberto Medeiros, na Freguesia de Arrifes, Concelho de Ponta Delgada.

17H30 - A Diretora Regional da Educação, Fabíola Cardoso, está presente na palestra sobre Florigrafia e Tapetes de Flores, integrada na Festa da Flor.

Local: largo do Teatro Ribeiragrandense, na Ribeira Grande.

SÁBADO, DIA 2:

ATIVIDADES DOS MEMBROS DO GOVERNO:

12H30 - O Vice-Presidente do Governo, Sérgio Ávila, preside à sessão de encerramento do III Encontro Regional das Freguesias dos Açores.

Local: Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo.

OUTROS AGENDAMENTOS:

09H30 - O Diretor Regional das Obras Públicas e Comunicações, Bruno Pacheco, participa no Roteiro Turístico e Cultural da Vila de Nordeste.

Local: Miradouro da Vista dos Barcos, na Vila do Nordeste.



GaCS

Governo dos Açores lança Campanha de Prevenção dos Maus Tratos na Infância

A Secretaria Regional da Solidariedade Social apresentou hoje, em Ponta Delgada, uma campanha de sensibilização para a Prevenção dos Maus Tratos na Infância, iniciativa desenvolvida em parceria com a Sinaga.

A campanha consiste numa coleção de 12 saquetas de açúcar com mensagens alusivas à promoção de uma infância saudável, da autoria de personalidades nacionais e estrangeiras que se destacaram na área da Infância.

Esta iniciativa visa sensibilizar a população para um envolvimento ativo da comunidade na proteção das crianças, reconhecendo o valor das camadas mais jovens para o desenvolvimento da própria comunidade e alertando para a necessidade de reconhecer fatores de risco.

“Os Açores são das regiões mais jovens do país e não será, de todo, indiferente para essa estatística um conjunto de políticas que têm vindo a ser implementadas de promoção, prevenção e proteção da infância e juventude”, salientou Natércia Gaspar, do Conselho Diretivo do Instituto de Segurança Social dos Açores, que falava em representação da Secretária Regional da Solidariedade Social na apresentação pública da campanha.

Natércia Gaspar destacou o trabalho de todas as entidades parceiras do Governo dos Açores no desenvolvimento de políticas securizantes para as crianças e jovens na Região, alertando para a necessidade do envolvimento da população neste esforço de prevenção dos maus tratos.

“A prevenção dos maus tratos infantis é um trabalho de todos nós”, frisou.

A campanha encerra o Mês da Prevenção dos Maus Tratos Infantis, que é assinalado todos os anos em abril.

As saquetas de açúcar vão entrar em circulação em maio, passando a ser distribuídas durante os próximos meses por todos os estabelecimentos fornecidos pela Sinaga na Região.



GaCS

Aberto concurso para corte, venda e reflorestação de lotes de madeira na ilha Terceira

O Governo dos Açores, no âmbito da medida de dinamização da fileira da madeira inscrita na Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial, abriu concurso para o corte, venda e reflorestação de oito lotes públicos na ilha Terceira.

Os cerca de 61 hectares colocados a concurso, predominantemente de criptoméria, eucalipto, acácia e incenso, estão localizados nos núcleos florestais da Serra de Santa Bárbara, da Serra das Quatro Ribeiras e das Fontinhas, inseridos no Perímetro Florestal da Ilha Terceira, e foram sujeitos a Estudo de Incidências Ambientais.

Um dos objetivos desta medida do Governo dos Açores é o de potenciar o surgimento de novos negócios na área da transformação e inovação associada à fileira da madeira na Região, dando, assim, sequência aos concursos já lançados na ilha de São Miguel.

Este aproveitamento de boa madeira de árvores em fim de vida é complementado com a replantação de matas públicas, contribuindo para a criação de postos de trabalho, diretos e indiretos, no setor privado, bem como para uma renovação ambientalmente sustentada das florestas da Região.

A Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, através da Direção Regional dos Recursos Florestais, tem sob sua gestão cerca de 1.200 hectares de áreas florestais na ilha Terceira, constituídas por matas regionais, do domínio privado da Região, e pelos baldios dos perímetros florestais.



GaCS

Sismo de magnitude 1,6 sentido na Ribeira Grande, em S. Miguel

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que, segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), foi registado às 11h59 de hoje um evento com magnitude 1,6 na Escala de Richter e epicentro a cerca de um quilómetro a norte da Ribeirinha, na ilha S. Miguel.

De acordo com a informação disponível até ao momento, o sismo foi sentido com intensidade máxima II na Escala de Mercalli Modificada na Ribeira Grande.

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação, emitindo novos comunicados caso necessário.

O SRPCBA recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, em particular nas zonas mais vulneráveis, recomenda-se  a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações, nomeadamente:

Manter a calma e contar com a existência de possíveis réplicas.

Não acender fósforos nem isqueiros e cortar imediatamente o gás, a eletricidade e a água.

Observar se a sua casa sofreu danos graves e sair imediatamente se achar que a casa não oferece segurança.

Ter cuidado com vidros partidos, cabos de eletricidade e objetos metálicos que estejam em contacto com estes.

Em locais públicos, não se precipitar para as saídas e não utilizar os elevadores.

Evitar ferimentos, protegendo-se com roupa adequada e de acordo com a estação do ano.

Observar se há pequenos incêndios e, se possível, extingui-los. Informar os bombeiros.

Limpar urgentemente o derrame de tintas, pesticidas e outros materiais perigosos e inflamáveis.

Afastar-se das praias e zonas ribeirinhas. Depois de um sismo podem ocorrer tsunamis (onda gigante).

Soltar os animais, eles tratam de si próprios.

Se estiver na rua, não vá para casa, dirija-se a um local amplo, protegendo-se de estruturas que o possam atingir ao cair.

Não dificultar a circulação das equipas de socorro e seguir as indicações dos agentes de Proteção Civil no terreno.

Estar atento às informações e indicações da Proteção Civil e forças de segurança.



GaCS

Novo Cartão Interjovem com preço reduzido para jovens até aos 23 anos, anuncia Isabel Rodrigues

A Secretária Regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares anunciou hoje, em Ponta Delgada, as condições mais vantajosas do novo Cartão Interjovem, que é disponibilizado nos Açores aos jovens com idades entre os 13 e os 30 anos.

“A edição 2015-2016 do Cartão Jovem passa a ter dois escalões etários para a sua aquisição. O primeiro escalão vai dos 13 aos 23 anos, o segundo escalão vai dos 24 aos 30 anos”, afirmou Isabel Rodrigues.

No primeiro escalão, há uma redução de preço superior a 25%, podendo ser adquirido por 35 euros, enquanto no segundo escalão o preço mantém-se nos 48 euros.

O Cartão Interjovem, para além de permitir descontos nas viagens marítimas operadas pela Atlânticoline e pela Transmaçor e nas viagens aéreas operadas pela Sata Air Açores e Sata Internacional, também concede descontos em mais de 200 parceiros comerciais, abrangendo áreas como a restauração, hotelaria, saúde e bem-estar, cultura, desporto e lazer.

“Pela avaliação que o Governo fez do seu impacto, julgamos que este é o momento de introduzir alterações que melhorem a atratividade do cartão e respondam melhor às necessidades dos nossos jovens”, salientou a Secretária Regional.

A apresentação do novo Cartão Interjovem decorreu hoje no Terminal Marítimo das Portas do Mar e contou com a presença da Diretora Regional da Juventude, Pilar Damião, e de representantes dos parceiros comerciais, além de algumas dezenas de jovens.

Isabel Rodrigues referiu que o Cartão Interjovem, que conta com grande adesão por parte dos jovens no arquipélago, tem sido um dos principais instrumentos da política de mobilidade juvenil do Governo dos Açores já que “tem permitido o conhecimento das diferentes realidades de cada ilha do arquipélago por parte dos jovens, consolidando uma identidade regional que é fundamental para uma Região Autónoma socialmente coesa”.

Anexos:
2015.04.30-SRAPAP-CartaoInterjovem.mp3

GaCS

Fórum anual da Carta Europeia de Turismo Sustentável nas Terras do Priolo vai decorrer nas Furnas

O Governo dos Açores promove, a 18 de maio, a realização do Fórum anual da Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS) nas Terras do Priolo, que terá lugar no Centro de Monitorização e Investigação das Furnas, em São Miguel, através de uma parceria entre a Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente e o Gabinete da CETS.

Este fórum, que terá início pelas 19h30, é aberto a toda a população interessada e conta com a participação dos empresários e instituições que acompanham o desenvolvimento do projeto, nomeadamente das empresas aderentes à Marca Priolo.

Neste encontro será apresentado o Relatório de Progresso do Plano de Ação para o Desenvolvimento Sustentável do Turismo nas Terras do Priolo referente a 2014, com enfoque nos resultados dos inquéritos de satisfação aos visitantes dos concelhos de Nordeste e Povoação e na 'estatística' da Marca Priolo.

A Carta Europeia de Turismo Sustentável é uma ferramenta desenhada, avaliada e certificada pela Federação EUROPARC para promover o desenvolvimento de um turismo sustentável em áreas protegidas.

A Carta Europeia de Turismo Sustentável nas Terras do Priolo tem como parceiros as direções regionais do Ambiente, dos Recursos Florestais e do Turismo, a Câmara Municipal de Nordeste, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e a Associação para o Desenvolvimento e Promoção Rural (ASDEPR).

Para mais informações e inscrições, os interessados podem contactar o Gabinete da Carta Europeia de Turismo Sustentável nas Terras do Priolo, através do telefone 296 206 700, do endereço de correio eletrónicogabinetecetspnism@azores.gov.pt ou consultar o sítio da Internet http://www.azores.gov.pt/gra/srrn-cets.



GaCS

Candidaturas ao Concurso Regional de Empreendedorismo abertas entre 1 de maio e 15 de junho

O Governo dos Açores, através da Vice-Presidência, promove a realização de mais uma edição do Concurso Regional de Empreendedorismo, cujo período de candidatura decorrerá entre 1 de maio e 15 de junho.

O concurso, organizado pela Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA), pretende estimular a capacidade de iniciativa, a criatividade e o comportamento empreendedor, tendo por objetivo principal a criação de empresas nos Açores a partir dos projetos a concurso.

Podem concorrer pessoas singulares com mais de 18 anos, individualmente ou em grupo, apresentando projetos que conduzam à criação, nos Açores, de negócios inovadores, exequíveis e que respondam a necessidades do mercado.

Os projetos a concurso deverão ser suscetíveis de dar origem, no mercado onde pretendem atuar, a novos produtos, processos ou sistemas, ou à introdução de melhorias significativas em produtos, processos ou sistemas já existentes, que possam ser inseridos, de forma coerente, em estratégias empresariais.

O Concurso Regional de Empreendedorismo realiza-se em três fases, permitindo que as ideias de negócio apresentadas na primeira fase, e que passem às fases posteriores, entrem num processo de desenvolvimento e consolidação, com o objetivo de garantir a transposição dos projetos vencedores para iniciativas empresariais.

No âmbito desta iniciativa serão atribuídos prémios no valor de 25 mil, 20 mil e 15 mil euros para, respetivamente, o primeiro, segundo e terceiro lugares, os quais, no entanto, apenas serão concedidos na condição de passarem a integrar o capital social das empresas a criar para o desenvolvimento do negócio premiado.

Os projetos a concurso deverão ser apresentados mediante o preenchimento de um formulário que já disponível no endereço eletrónico sdea@investinazores.com.



GaCS

Caça reabre nas ilhas Graciosa e S. Jorge

A Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente determinou a reabertura da caça nas ilhas Graciosa e S. Jorge.

Nas restantes ilhas do arquipélago dos Açores mantém-se a proibição na sequência da ocorrência de um surto da Doença Hemorrágica Viral (DHV) nas populações coelhos-bravos (Oryctolagus cuniculus L.).

A reabertura da caça nas ilhas afetadas irá sendo decidida em função do período de quarentena aconselhado após o último registo de coelhos mortos com sinais de contaminação por DHV e dos censos realizados às populações.



GaCS

Proteção Civil alerta para previsão de chuva forte em sete ilhas dos Açores

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido a um sistema frontal que afeta o arquipélago, prevê-se a ocorrência de precipitação contínua, que pontualmente poderá ser forte nos grupos Central e Oriental.

Assim, emite-se:

Para o Grupo Central

Aviso AMARELO referente a:
PRECIPITAÇÃO
No período entre as 08H00 de hoje, 30 de abril, e as 00H00 de sexta-feira, 1 de maio.
Períodos de chuva contínua, que pontualmente poderá ser forte.

Para o Grupo Oriental

Aviso AMARELO referente a:
PRECIPITAÇÃO
No período entre as 12H00 de hoje, 30 de abril, e as 00H00 de sexta-feira, 1 de maio.
Períodos de chuva contínua, que pontualmente poderá ser forte.

O SRPCBA recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, em particular nas zonas mais vulneráveis, recomenda-se a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações, nomeadamente:

Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento.

Manter limpos os sistemas de drenagem e consolidar telhados, portas e janelas.

Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, como andaimes, placards e outras estruturas montadas ou suspensas.

Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas.

Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar.

Estar atento às informações e indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.



GaCS

Sismo sentido no Faial e no Pico - Proteção Civil

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que, segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), foi registado às 06:30 horas um evento com magnitude 4,2 na Escala de Richter e epicentro a cerca de 38 quilómetros a oeste/noroeste de Capelo, na ilha do Faial.

De acordo com a informação disponível até ao momento, o sismo foi sentido com intensidade máxima IV na Escala de Mercalli Modificada na ilha do Faial.

O evento foi ainda sentido na ilha do Pico.

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação, emitindo novos comunicados caso necessário.

O SRPCBA recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, em particular nas zonas mais vulneráveis, recomenda-se  a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações, nomeadamente:

Manter a calma e contar com a existência de possíveis réplicas.

Não acender fósforos nem isqueiros e cortar imediatamente o gás, a eletricidade e a água.

Observar se a sua casa sofreu danos graves e sair imediatamente se achar que a casa não oferece segurança.

Ter cuidado com vidros partidos, cabos de eletricidade e objetos metálicos que estejam em contacto com estes.

Em locais públicos, não se precipitar para as saídas e não utilizar os elevadores.

Evitar ferimentos, protegendo-se com roupa adequada e de acordo com a estação do ano.

Observar se há pequenos incêndios e, se possível, extingui-los. Informar os bombeiros.

Limpar urgentemente o derrame de tintas, pesticidas e outros materiais perigosos e inflamáveis.

Afastar-se das praias e zonas ribeirinhas. Depois de um sismo podem ocorrer tsunamis (onda gigante).

Soltar os animais, eles tratam de si próprios.

Se estiver na rua, não vá para casa, dirija-se a um local amplo, protegendo-se de estruturas que o possam atingir ao cair.

Não dificultar a circulação das equipas de socorro e seguir as indicações dos agentes de Proteção Civil no terreno.

Estar atento às informações e indicações da Proteção Civil e forças de segurança.



GaCS

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Sorteio público atribui habitações a 13 famílias em Angra do Heroísmo

A Secretaria Regional da Solidariedade Social, através da Direção Regional da Habitação, realizou hoje, em Angra do Heroísmo, um sorteio público para a atribuição de 13 fogos de tipologias T1, T2 e T3, na sequência do procedimento concursal para a cedência de 48 apartamentos no Empreendimento da Canada do Breado, em regime de subarrendamento, com opção de compra.

Os fogos destinam-se a habitação permanente para as famílias candidatas, ou seja, que, apesar do seu nível de rendimentos, manifestaram dificuldades no acesso ao mercado livre de habitação.

Trata-se de um conjunto de apartamentos que o Governo dos Açores arrendou ao Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana e que disponibilizou a concurso, à semelhança de outros concursos já lançados, como sejam 33 fogos no Loteamento de S. Pedro, na freguesia da Maia, 17 apartamentos no Edifício da Rotunda da Ribeira Seca, na Ribeira Grande, ou 60 frações no Empreendimento da Quinta do Castanheiro, em Ponta Delgada.

Por estas 13 habitações hoje atribuídas, a Região pagará mensalmente o valor de 5.010 euros, correspondendo a um investimento anual superior a 60 mil euros.

Em termos médios, o valor da renda das frações de tipologia T1 será de 297,31 euros, nos fogos de tipologia T2 atingirá 378,20 euros e para os apartamentos de tipologia T3 este valor será de 465,22 euros.

As famílias irão beneficiar de uma bonificação que oscilará entre 15% e 35%, situando-se, em média nos 28%, ou seja, serão beneficiárias mensalmente de um apoio à renda por parte do Governo Regional que ascenderá a 1.395 euros.

O apoio público representa para estas famílias uma poupança anual de cerca de 16.750 euros, a qual é suportada pelo Governo Regional, permitindo-lhes uma melhoria do seu rendimento disponível.

A renda foi bonificada, de acordo com o regulamento do concurso, em função da proporcionalidade da taxa de esforço e do candidato ser considerado agregado familiar jovem, monoparental ou integrar elementos portadores de deficiência, não podendo ser inferior a 65% do valor da renda mensal suportada pela Região.

Todas as rendas pagas pelas famílias serão contabilizadas no momento em que for entendido exercerem a opção de compra.

A opção de compra pode ser exercida em qualquer momento desde que decorrido um ano da data de assinatura do contrato de subarrendamento.



GaCS

Avelino Meneses realça papel das famílias na educação dos filhos

O Secretário Regional da Educação e Cultura realçou hoje, em Angra do Heroísmo, dois dias após a apresentação pública do Plano Integrado  de Promoção do Sucesso Escolar – ProSucesso, a importância dos pais como “agentes insubstituíveis” na educação dos filhos.

Avelino Meneses, que falava depois de ter reunido com responsáveis das associações de pais e  encarregados de educação das escolas secundárias Tomás de Borba e Jerónimo Emiliano de Andrade, salientou o interesse manifestado por estes representantes no combate ao insucesso escolar.

“O Governo, na tarefa de pugnar pelo aproveitamento escolar de todos os nossos alunos, tem de ter necessariamente parceiros”, afirmou Avelino Meneses, acrescentando que o Executivo “não pode fazer tudo sozinho”.

Para o Secretário Regional da Educação e Cultura, os primeiros parceiros nesta tarefa são “os próprios estudantes”, porque “eles são o centro do sistema de ensino, são a razão de ser de tudo”, mas também “seguramente, os professores”, porque “eles são efetivamente os nossos principais aliados no combate ao insucesso escolar e, como alguém disse, ‘não há nada, absolutamente nada, que substitua um bom professor’”.

Avelino Meneses frisou ainda que, nesta tarefa “relativamente ciclópica, de inverter nos Açores os números negativos” em matéria de aproveitamento escolar, os pais “são também muito importantes”, reconhecendo, no entanto, que, no âmbito da educação, atualmente, as famílias, ao contrário do sucedido no passado, poderão ter dificuldades “em cumprir“ determinadas tarefas.

Apesar disto, salientou que “os pais continuam a ser agentes insubstituíveis na educação dos filhos, o mesmo é dizer, na educação dos nossos estudantes”.

Nos encontros que manteve com as associações de pais e encarregados de educação, além dos aspetos pedagógicos, o Secretário Regional da Educação e Cultura abordou também temáticas relacionadas com o transporte escolar e a segurança dos estabelecimentos de ensino.

Anexos:
2015.04.29-SREC-AssociacoesPaisAH.mp3

GaCS

Recolha de 100 mil rolhas de cortiça é essencial para a instalação do Orquidário dos Açores, afirma Hernâni Jorge

O Diretor Regional do Ambiente lançou hoje, na Horta, um desafio à população, aos parceiros do Parque Natural e às escolas, em particular, para colaborarem na recolha de 100 mil rolhas para reutilizar como substrato para algumas das cerca de sete mil espécies do novo Orquidário dos Açores, que vai ser instalado no Jardim Botânico do Faial.

Hernâni Jorge, em declarações aos jornalistas à margem da apresentação desta campanha, na eco-escola EB1/JI António José Ávila, afirmou que esta recolha é “essencial”, frisando que o desafio lançado às escolas é o de “promoverem a recolha, com vista à reutilização, de rolhas de cortiça que serão utilizadas como substrato”, depois de cortadas e trituradas.

A coleção de orquídeas recentemente cedida a Região pela família finlandesa Ranta está ao nível das melhores coleções do mundo, sendo considerada a segunda melhor da Europa.

A cortiça é um produto que resulta da casca do sobreiro, o que significa que é um tecido vegetal 100% natural.

Retirada a cada nove anos, sem que nenhuma árvore seja cortada, a cortiça dá origem a uma infinidade de produtos, sendo a rolha um dos principais.

As rolhas de cortiça podem ser entregues nos pontos de recolha aderentes a esta campanha, nomeadamente nos estabelecimentos de ensino da ilha, no hipermercado Continente e nos centros ambientais do Parque Natural do Faial.

Anexos:
2015.04.29-DRA-RolhasFaial.mp3

GaCS

Governo dos Açores apoia o desenvolvimento das atividades das associações juvenis

O Governo dos Açores, através da Direção Regional da Juventude, aprovou, no âmbito da segunda comissão de apreciação dos pedidos de apoio para a juventude, o financiamento do Sistema de Incentivo ao Associativismo Jovem (SIAJ), num valor global superior a 114 mil euros.

Este incentivo contemplou projetos que abrangem cerca de 3.600 jovens e distribuem-se entre o Programa de Incentivo às Associações Juvenis (PIAJ) e o Programa de Apoio a Infraestruturas e Equipamentos destinados às associações juvenis, (PAIE).

O PIAJ, um dos sete programas integrados no sistema de incentivos às associações juvenis, visa o apoio ao desenvolvimento dos planos de atividades anuais das associações juvenis e respetivas federações e das entidades e organismos equiparados a associações juvenis.

Entre os apoios concedidos destaca-se o financiamento de 15 mil euros para a realização do ACARAL - VI Acampamento Regional de Alcateias, organizado pela Junta Regional de Núcleo do Corpo Nacional de Escutas, que terá lugar na freguesia da Almagreira, em Santa Maria, entre 24 e 29 de julho, reunindo cerca de meio milhar de participantes.

Na Comissão de Apreciação foram também analisados projetos de mobilidade juvenil, através do Programa Bento de Góis, sendo 31 projetos da Ação I (Mobilidade nos Açores e em todo o Território Nacional) e dois da Ação III (Mobilidade Internacional), totalizando cerca de 38 mil euros.

O apoio financeiro agora atribuído abrange 455 jovens das ilhas de São Miguel, Terceira, Faial, Pico e São Jorge e visa promover a sua mobilidade regional, nacional e internacional, enquanto experiência estimulante, enriquecedora e estruturante do sentido de identidade açoriana e de cidadania europeia.



GaCS

Museu Carlos Machado expõe Registos e Maquinetas Devocionais

A Direção Regional da Cultura, através do Museu Carlos Machado, inaugura a 7 de maio, pelas 18h00, a exposição "Registos e Maquinetas Devocionais", com peças da coleção particular de Armando Cândido de Medeiros e um subnúcleo interno com expressões plásticas mais contemporâneas, da autoria de Sofia de Medeiros e Catarina Branco.

A exposição, comissariada por Pedro Pascoal e coordenada por Sílvia Fonseca e Sousa, estará patente até 19 de junho, no Núcleo de Arte Sacra do Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada.

Armando Cândido de Medeiros, que viveu entre 1904 e 1973, a par da sua vida de magistrado e político, foi um ávido colecionador, do qual consta um conjunto notável de registos e maquinetas devocionais que agora será exposto ao público.

Os registos, que se destinam à contemplação e à oração e homenageiam Jesus, Maria e outras figuras da hagiologia católica, enquadram gravuras ou figuras tridimensionais e são decorados com flores artificiais, fio de prata e ouro, vidrilhos coloridos, entre outros materiais.

As artistas plásticas Sofia de Medeiros e Catarina Branco enriquecem esta exposição com obras da sua autoria, que trazem para a contemporaneidade o saber fazer de outras mãos femininas que, em tempos, confecionaram registos e maquinetas.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sismo de 3,4 na escala de Richter na ilha do Faial

Um sismo de magnitude 3,4 na escala de Richter foi sentido hoje na ilha do Faial, Açores, sem que, até ao momento, se tenham registado danos pessoais ou materiais, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o sismo foi registado às 03:36 (04:36 em Lisboa) nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores.

O epicentro do sismo, de magnitude 3,4 na escala de Richter, foi registado a cerca de 40 quilómetros a oeste-noroeste da freguesia do Capelo, concelho da Horta, ilha do Faial.


Fonte: http://visao.sapo.pt/

Biblioteca Pública da Horta promove Oficina de Photoshop

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na Horta, promove, entre 4 e 8 de maio, das 18h00 às 20h00, a realização de uma oficina de Photoshop, que será orientada por Cristina Morisson.

Esta oficina consiste numa abordagem prática do programa de edição de imagem Photoshop como veículo de construção e criação de ilustrações.

Nesse sentido, através de exemplos, diálogos e exercícios, os formandos, com idades a partir dos 15 anos, vão ensaiar diferentes abordagens criativas.

Como requisito de participação, os formandos deverão levar os respetivos computadores com o programa Photoshop instalado.

Os interessados podem contactar a Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça na rua Walter Bensaúde, através do endereço eletrónico bpar.horta.info@azores.gov.pt ou do telefone 292 202 550.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Museu de Angra do Heroísmo promove oficina de técnicas de pintura

A Direção Regional da Cultura, através do Museu de Angra do Heroísmo, realiza a 2 de maio e 6 de junho, a oficina “Quando a Tinta não vinha em Tubos”, coordenada por Marta Bretão, na qual serão reproduzidas as técnicas usadas na preparação de suportes e pigmentos de origem natural.

A oficina, dividida em duas sessões, pretende clarificar a morosidade do trabalho que antecedia o ato artístico, que envolvia processos complexos, decorrentes de um profundo conhecimento da natureza química, mas também das propriedades físicas dos materiais utilizados.

A participação na oficina é gratuita, mas está limitada a 10 vagas, devendo as inscrições ser feitas até às 15h00 do dia 30 de abril, através do endereço eletrónico museu.angra.agenda@azores.gov.pt ou do telefone 295 240 800.

Esta iniciativa decorre no âmbito do programa de dinamização das exposições de arte contemporânea “Em Concreto”, com pinturas de Rui Melo, e “Mistérios de Tinta”, que apresenta pinturas de Carolina Rocha, e visa contribuir para a formação artística do público ao nível da perceção e apreciação estéticas.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Governo quer estender ímpeto reformista aos transportes marítimos, afirma Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo afirmou ser necessário e desejável incutir um ímpeto reformista nos transportes marítimos, aproveitando o Mar como via de comunicação e como fator potenciador do progresso e desenvolvimento de cada uma das ilhas dos Açores.
À semelhança do verificado com o novo modelo de acessibilidades aéreas à Região já em funcionamento, “é necessário que, sem receios, se possa estender este ímpeto reformista também aos transportes marítimos. Acreditamos que isso é possível e que é desejável”, afirmou Vasco Cordeiro, que falava terça-feira, em Ponta Delgada, na cerimónia comemorativa do 30.º aniversário da empresa Transinsular.
Este processo, segundo Vasco Cordeiro, deve constituir não apenas uma estratégia de valorização do Mar como via de comunicação, mas também um fator potenciador do progresso para afirmar cada uma das ilhas dos Açores como parte integrante do desenvolvimento económico e social da Região.
Na sua intervenção, o Presidente do Governo alertou ainda para a necessidade de se ter, nesta matéria, a noção clara entre aquela que é a componente de objetivos estratégicos e a componente instrumental.
“A possibilidade de, à semelhança do que já está a funcionar nas ilhas do Triângulo, se estender um determinado modelo ou desencadear a discussão sobre a utilidade deste modelo de transporte, enquadra-se no objetivo de engrandecimento da economia que não pode ser confundido com a componente instrumental”, sublinhou Vasco Cordeiro.
Desse ponto de vista, salientou que isso deve ser feito num processo de envolvimento e de parceria, dando nota clara e objetiva do caminho que o Governo propõe para alcançar estes objetivos, sem prescindir do seu papel impulsionador e promotor da mudança e sem “ignorar o contributo e a história daqueles que, ao longo dos anos, fizeram desta aérea a sua atividade”.
O Presidente do Governo alertou, por outro lado, ser essencial que não seja ignorado o contributo que entidades externas à Região e ao País podem dar para que sejam alcançados os objetivos da Região relativamente ao Mar, sendo esse o sentido da participação do Executivo Regional na revisão intercalar da Estratégia da União Europeia sobre os Transportes Marítimos.
“O objetivo é levar a União Europeia a ser consequente com a importância que diz atribuir às Regiões Ultraperiféricas (RUP). Não é possível definir apoios e incentivos para os portos que, noutras partes da União Europeia, estão inseridos nas chamadas Redes Transeuropeias de Transportes e, simultaneamente, deixar de fora os portos das Regiões Ultraperiféricas”, afirmou Vasco Cordeiro.
De acordo com o Presidente do Governo, este é um aspeto em que, de forma particularmente clara, a União Europeia tem de ser consequente com o que diz defender, ou seja, a importância das RUP e a sua integração na estratégia mais global que pretende seguir.


Anexos:
2015.04.29-PGR-Transinsular.mp3
GaCS