sexta-feira, 31 de julho de 2015

Agenda do Governo Regional dos Açores para 1 e 2 de agosto

SÁBADO, DIA 1:

19H00 - O Secretário Regional da Saúde, Luís Cabral, está presente na receção de abertura das Festas da Praia 2015.

Local: Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira, na Praia da Vitória.

DOMINGO, DIA 2:

Não estão agendadas atividades públicas do Governo Regional dos Açores para este dia.

Para a eventualidade de agendamentos de última hora, recomenda-se a consulta regular deste site, no qual serão de imediato introduzidos quaisquer agendamentos que possam ocorrer.




GaCS

Governo dos Açores apresenta mapeamento de zonas com potencial para aquacultura

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia disse hoje, em Ponta Delgada, que “o investimento público em conhecimento é fundamental para relançar a economia” e apontou a aquacultura como uma atividade “com elevado potencial na Região”.

Fausto Brito e Abreu defendeu que o Governo dos Açores pretende “criar uma ponte entre a investigação e os negócios”, acrescentando que, nesse sentido, o Executivo açoriano está “a investir na produção de conhecimento, criando ferramentas que convençam os empresários a investir na Região”.

O Secretário Regional do Mar falava na conferência de apresentação dos resultados do LOCAQUA, o projeto do mapeamento de zonas com potencial para aquacultura, desenvolvido pelo Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade dos Açores, ao abrigo de um protocolo de cooperação celebrado entre a Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia e a Fundação Gaspar Frutuoso.

O projeto compreende o mapeamento de zonas em ambiente marítimo e, numa fase posterior, em ambiente terrestre com potencial para instalar unidades de aquacultura no arquipélago, considerando condições ambientais, socioeconómicas e administrativas.

Durante a sua intervenção, Brito e Abreu referiu que “uma das prioridades estratégicas do Governo dos Açores tem sido a aposta no desenvolvimento de novas atividades da Economia do Mar”, como a aquacultura, acrescentando que este estudo é “um passo determinante” para criar confiança e atrair empresários à Região.

“Os investidores que queiram implementar sistemas de aquacultura na Região vão ter acesso gratuito ao mapeamento das zonas com melhor potencial para esta atividade no arquipélago”, garantiu.

Para além deste estudo, o Secretário Regional do Mar destacou também um pacote de incentivos para ao desenvolvimento desta atividade na Região que inclui, nomeadamente, um sistema de apoios a Projetos de Investigação Científica em Contexto Empresarial, que abrange a aquacultura, e que estará disponível até ao final do ano, e um quadro de benefícios fiscais em regime contratual, que prevê vantagens específicas no caso de projetos de investimento em aquacultura.

Brito e Abreu referiu ainda que o Governo dos Açores está a rever o quadro jurídico regional para avaliar se os procedimentos de licenciamento para a instalação de equipamentos de aquacultura podem tornar-se “mais céleres”.

Segundo o governante, a aquacultura tem “um enorme potencial” para complementar outras áreas de atividade económica regional, nomeadamente as pescas, indicando por exemplo que “a Região poderá produzir isco em aquacultura, em vez de o importar”, ou que a indústria conserveira, “pode usar os seus resíduos para produzir alimento para produção aquícola”.

“Ser o mais autossuficiente possível é fundamental para uma região ultraperiférica que está longe dos principais mercados”, afirmou o Secretário Regional, alegando que a aquacultura pode ser “uma peça fundamental” para desenvolvermos nos Açores sinergias que originem “uma economia circular”.

O plano “Melhor Pesca, Mais Rendimento”, apresentado pelo Governo dos Açores em abril deste ano, aponta a aquacultura como uma solução para criação de rendimento complementar para os pescadores e para a reorientação de ativos da pesca.

Anexos:



GaCS

Lançada empreitada de remodelação do quartel de Bombeiros de Santa Maria

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santa Maria lançou o concurso para a empreitada de remodelação e ampliação do seu quartel, uma obra financiada pela Secretaria Regional da Saúde, através do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, pelo valor base de 610 mil euros.

Esta empreitada, inscrita na Carta Regional de Obras Pública, tem um prazo de execução de 180 dias e visa a promover a melhoria das condições de segurança e operacionalidade naquele espaço.

A empreitada - cujo concurso foi hoje publicado em Diário da República - tem como objetivo minimizar algumas limitações de segurança, acessibilidade e operacionalidade existentes nas atuais instalações do quartel de bombeiros voluntários daquela ilha, e, nomeadamente, melhorar a respetiva capacidade de resiliência e prontidão, na sua missão de socorro à população em qualquer cenário de atuação.

O investimento foi concebido de modo a valorizar os recursos locais endógenos, através da utilização dos sectores económicos e aproveitamento dos recursos específicos da Região, nomeadamente naturais, humanos e culturais, em empresas e iniciativas locais, com o fornecimento de produtos e serviços diversos.

A empreitada contempla a criação de um edifício único, através da construção de um corpo de ligação entre os dois edifícios existentes, envolvendo a remodelação de 342 m2 e uma ampliação de 810 m2.

Esta intervenção prevê uma ampla zona de estacionamento coberto, ajustada às exigências de uso, proteção e manutenção das viaturas e do equipamento operacional diverso, contribuindo para sua longevidade e introduz um conjunto de soluções destinadas a assegurar uma maior versatilidade no uso das principais instalações da corporação de bombeiros, designadamente através da criação de camaratas e instalações sanitárias para ambos os sexos.

A empreitada tem ainda previsto o arranjo dos espaços exteriores, através da respetiva repavimentação e da criação de espaços de lazer e de treino operacional destinados aos efetivos da corporação de bombeiros.



GaCS

Governo dos Açores investe 100 mil euros na proteção da orla costeira do Faial

A Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional dos Assuntos do Mar, iniciou os procedimentos de contratação de duas empreitadas com vista à proteção e requalificação da orla costeira da ilha do Faial.

Segundo o Diretor Regional dos Assuntos do Mar, uma das intervenções irá “reforçar a proteção costeira do Forte de São Sebastião, em Porto Pim, incidindo na reparação de zonas infra escavadas e na realização de uma proteção em enrocamento aderente à muralha”.

As obras junto ao Forte de São Sebastião, que terão em conta “o enquadramento paisagístico e patrimonial”, representam um investimento na ordem dos 83 mil euros, tendo um prazo de execução de 90 dias após o início dos trabalhos.

A outra empreitada prevista para a ilha do Faial, consiste na proteção costeira e na requalificação do Porto da Feteira, designadamente, “na reparação estrutural do cais em betão e no reperfilamento do porto e do prisma de calhau rolado”.

“Estas obras, que representam um investimento de 18 mil euros, vão permitir melhorar a operacionalidade e as condições de segurança deste portinho”, refere Filipe Porteiro, acrescentando que está previsto um prazo de execução de 30 dias após consignação.

O Governo dos Açores tem previstas intervenções de proteção da orla costeira e consolidação de arribas em várias ilhas do arquipélago como parte da sua estratégia de adaptação às alterações climáticas.



GaCS

Contratação de treinadores qualificados nos Açores tem novo regulamento

O regulamento de concessão de apoios aos clubes desportivos dos Açores para a contratação de treinadores qualificados foi hoje publicado em Jornal Oficial.

O novo regulamento, com entrada em vigor no dia seguinte ao da sua publicação, define um conjunto e normas e requisitos cumulativos de admissibilidade das candidaturas à concessão dos apoios para a contratação de treinadores qualificados para o treino e competição de atletas inseridos no estatuto nacional de alto rendimento ou das equipas dos clubes participantes em competições nacionais ou internacionais.

Além de possuir cédula de treinador de desporto, necessária para o nível competitivo em causa conforme regulamentação federativa da modalidade, o treinador a contratar deve exercer as suas funções “exclusivamente como treinador principal do clube e a tempo inteiro”, determina o regulamento.

Entre outros requisitos de candidatura, cujo prazo decorre até 15 dias após a publicação deste regulamento, o clube deve apresentar um programa de desenvolvimento desportivo, acompanhado de proposta de contrato com o treinador, com duração não inferior a 10 meses.

É exigido ainda que, na época imediatamente anterior, o clube tenha tido equipas ou grupos de trabalho em todos os escalões de formação, infantis a juniores ou designação similar, da mesma modalidade e sexo, com contrato-programa celebrado com o serviço de desporto de ilha, no âmbito do projeto “Atividade de treino e competição dos escalões de formação”.

Por outro lado, ontem, em Jornal Oficial foi publicada a Resolução do Conselho do Governo que determina o valor base unitário, a vigorar nas épocas desportivas 2015/2016 e 2016, dos apoios às atividades de treino e competição dos escalões de formação, dos apoios complementares, os prémios de classificação, de subida de divisão e manutenção e dos apoios a utilização de atletas formados nos Açores, bem como, o número de elementos das comitivas oficiais de cada modalidade e nível competitivo e o número máximo de equipas por divisão ou nível competitivo a serem apoiados.



GaCS

Investigadores dos Açores submeteram 9 candidaturas a projetos do Horizonte 2020 sobre biodiversidade

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia anunciou hoje que foram submetidas nove candidaturas por investigadores açorianos ao BiodivERsA3 - Consolidating the European Research Area on Biodiversity and Ecosystem Services, um projeto financiado pelo Programa Quadro Horizonte 2020.

O BiodivERsA3 congrega 26 agências públicas de financiamento de 18 países europeus que disponibilizam fundos específicos para a investigação científica no campo da biodiversidade.

No âmbito desta rede, foi lançada uma convocatória para candidaturas a projetos científicos com um orçamento global indicativo de 30 milhões de euros, tendo sido submetidas, no total, 132 candidaturas com a participação de investigadores de cerca de 30 países.

Nelson Simões salienta que o número de candidaturas submetidas pelos Açores “é significativamente superior relativamente a outras regiões e países envolvidos na convocatória que contam com mais investigadores”.

“Os nossos investigadores responderam de forma muito positiva ao desafio”, refere o Diretor Regional da Ciência e Tecnologia.

Para Nelson Simões, a “adesão significativa” dos investigadores dos Açores a esta convocatória demonstra “o esforço do Governo Regional no apoio a este tipo de projetos internacionais”, que se constituem como “uma valiosa ferramenta para o financiamento da ciência na Região”.



GaCS

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Vasco Cordeiro felicita cadetes dos Bombeiros da Ribeira Grande pela prestação nos Concursos Internacionais de Manobras

O Presidente do Governo felicitou hoje a equipa de cadetes masculinos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande, que conquistou a medalha de prata nos Concursos Internacionais de Manobras, que decorreu, recentemente, na Polónia.

“Este feito, a juntar a muitos outros que os Bombeiros da Ribeira Grande têm alcançado, ao longo dos anos, neste tipo de competições, constitui uma excelente prova da qualidade da formação e do trabalho abnegado realizado nesta corporação, o que constitui garantia de que o futuro está em boas mãos”, salientou Vasco Cordeiro.

Na mensagem de felicitações, o Presidente do Governo considerou, ainda, que a conquista da medalha de prata por esta jovem equipa “muito honrou a Região Autónoma dos Açores, que esteve, mais uma vez, representada ao mais alto nível numa competição de cariz internacional”.

A representar Portugal, fruto de duas vitórias nos concursos nacionais de 2013 e 2014, os cadetes dos Bombeiros da Ribeira Grande demonstraram as suas qualidades técnicas, espírito de grupo, coesão e velocidade, perante 48 equipas de diversos países da Europa e do Japão.



GaCS

Agenda do Governo Regional dos Açores para 31 de julho e 1 de agosto

SEXTA-FEIRA, DIA 31:

11H00 - O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Fausto Brito e Abreu, está presente na conferência de apresentação dos resultados do LOCAQUA, o projeto do mapeamento de zonas com potencial para aquacultura nos Açores.

Local: anfiteatro C do Campus de Ponta Delgada da Universidade dos Açores.

12H30 - O Secretário Regional da Educação e Cultura, Avelino Meneses, está presente na abertura da XVI Feira de Gastronomia do Atlântico, integrada nas Festas da Praia.

Local: marina da Praia da Vitória.

SÁBADO, DIA 1:

19H00 - O Secretário Regional da Saúde, Luís Cabral, está presente na receção de abertura das Festas da Praia 2015.

Local: Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira, na Praia da Vitória.



GaCS

Governo dos Açores lança concurso para obra na Ribeira da Beira, em São Jorge

A Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, através da Direção Regional do Ambiente, lançou o concurso para uma empreitada de intervenção na Ribeira da Beira, na freguesia da Beira, Concelho de Velas em São Jorge, pelo valor base de 230 mil euros.

Esta empreitada, inscrita na Carta Regional de Obras Públicas, tem um prazo de execução de seis meses e prevê a proteção, regularização e controlo das cheias na ribeira e a requalificação de três passagens hidráulicas.

A obra – cujo concurso foi hoje publicado em Diário da República - prevê, ainda, a requalificação ambiental do leito e das margens da ribeira.

Nesse sentido, além do desassoreamento do leito - sendo que as operações de limpeza e desobstrução do leito e margem serão realizadas ao longo de todo o traçado a intervencionar -, irá proceder-se à renaturalização dos troços da ribeira.
Nomeadamente através da aplicação de material vegetal, o que irá contribuir para estabilizar as margens, controlar a erosão, revitalizar o habitat e efetuar integração paisagística.
A montante da 1ª passagem hidráulica vai ser construído um muro de suporte de delimitação da linha de água e um açude para retenção de material sólido.

A intervenção que tem como objetivo assegurar a segurança de pessoas e bens, contempla também a demolição e construção de muros novos em alvenaria hidráulica de pedra nos locais onde atualmente existem muros, assim como a consolidação de muros existentes e a execução de lajes de fundo.



GaCS

Certificados de excelência Tripadvisor concedidos a duas lagoas de São Miguel

A Lagoa das Empadadas e a Lagoa do Fogo, integradas em áreas protegidas do Parque Natural de São Miguel, receberam o Certificado de Excelência de 2015 concedido pelos viajantes do TripAdvisor.

O TripAdvisor é um dos mais importantes portais internacionais de promoção turística, que valoriza e divulga destinos e serviços turísticos, destacando os locais mais apreciados pelos viajantes.

Os certificados foram entregues ao Governo dos Açores, através da Direção Regional do Ambiente.



GaCS

Governo dos Açores lança concurso público da empreitada de construção do novo polo do Museu de Santa Maria

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Educação e Cultura, lançou a concurso público as obras da empreitada de construção do novo polo de Vila do Porto do Museu de Santa Maria.

O anúncio de procedimento, que foi hoje publicado no Diário da República, refere que o preço base da obra ascende a 1,6 milhões de euros, com um prazo de execução de 365 dias.

Esta empreitada, que consta da Carta Regional de Obras Públicas, enquadra-se nos objetivos do Governo Regional de prosseguir as intervenções que, entre outros aspetos, visam o desenvolvimento social e cultural da Região.

O Museu de Sta. Maria tem a sua sede na freguesia de Santo Espírito e com a construção do novo polo de Vila do Porto, a que se seguirá a musealização da Torre do Aeroporto, passará a ser tripolar, num projeto que se enquadra no propósito de melhorar a Rede Regional dos Museus dos Açores, dotando-a de mais um equipamento que, de forma complementar a outras tantas já levadas a cabo nestes últimos anos, contribuirá para a constituição plena de uma rede dinâmica e adaptada às novas realidades.

Esta tem sido uma aposta clara do Governo Regional dos Açores, expressa no seu Programa de Governo, em continuar a implementação de políticas de conhecimento, preservação, divulgação e transmissão do Património Açoriano às gerações futuras.



GaCS

GRANDE FESTIVAL DE FOLCLORE DA RELVA - MOSTRA FOLCLÓRICA DO ATLÂNTICO - PROGRAMA PORMENORIZADO

Espetáculo Principal de Gala a 1 de Agosto de 2015 na Relva


PROGRAMA


19:30 Horas – Cerimónia de entrega de lembranças no Centro Cívico e Cultural

20:00 Horas – Concentração no Centro Cívico e Cultural da Relva – Todos os Grupos participantes

20:30 Horas – Desfile Folclórico e Etnográfico pela Av. 5 de Agosto e Av. Da Igreja

21:00 Horas – Abertura do XXIII Grande Festival de Folclore da Relva – Mostra Folclórica do Atlântico

21:15 Horas – Início do XXIII Grande Festival de Folclore da Relva – Mostra Folclórica do Atlântico, no Jardim 5 de Agosto, com a participação dos seguintes Grupos:

- Rancho Folclórico da Casa do Povo do Livramento
- Grupo Folclórico de São Miguel, Ponta Delgada
- Rancho Folclórico Danças e Cantares de Santa Maria de Olival, Vila Nova de Gaia, Douro Litoral
- Rancho Folclórico Jovem Pauense, Água de Pau
- Grupo Folclórico de São Paulo, Ribeira Quente
- Grupo Folclórico Nossa Senhora da Graça ,Porto Formoso
- Grupo de Pauliteiros, Miranda do Douro Nordeste Transmontano
- Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva

24:00 Horas – Encerramento, seguindo-se convívio, no Salão Cultural e Recreativo de Nossa Senhora das Neves



Organização Junta de Freguesia da Relva Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva

Nova linha de crédito vai reforçar competitividade das explorações agrícolas, afirma Presidente do Governo

O Presidente do Governo dos Açores afirmou hoje que a nova linha de crédito, que será criada em breve, vai permitir fortalecer a competitividade das explorações agrícolas da Região, através do reforço dos fundos de maneio e de novos investimentos nesta área.

“Esta medida, a par da operacionalização tranquila do novo quadro comunitário de apoio, é um fator extremamente importante para podermos, também, lidar e ultrapassar a situação que vivemos neste momento” ao nível do preço do leite pago ao produtor, adiantou Vasco Cordeiro, após ter recebido a Direção da Federação Agrícola dos Açores.

Em declarações aos jornalistas, o Presidente do Governo considerou que, em relação ao sector do leite, é um facto que os Açores, apesar de em menor grau, não estão a escapar a uma tendência europeia, e mesmo mundial, de diminuição dos preços do leite pagos à produção.

“Isto acontece na Europa por variados motivos, que se prendem, por um lado, com a abolição do regime de quotas, mas, sobretudo, com o facto de o mercado europeu estar a ser sobrecarregado com leite que, anteriormente, tinha outros destinos”, adiantou Vasco Cordeiro, apontando o exemplo do embargo russo aos produtos lácteos europeus.

Após o encontro que decorreu em Ponta Delgada, o Presidente do Governo salientou que as relações comerciais que se “estabelecem entre quem compra e quem vende” têm merecido a atenção do Executivo Regional, no sentido de evitar situações de desequilíbrios nesta componente específica.

“Há, ainda, todo um conjunto de outras medidas que mais diretamente se repercutem na parte da comercialização dos produtos láteos e que acabam, também, por ter consequência em toda a fileira”, adiantou Vasco Cordeiro, apontando o exemplo de iniciativas que têm sido desenvolvidas pelo Governo em relação à Marca Açores, fator distintivo e de diferenciação que ajuda, também, à competitividade dos produtos regionais.

Além disso, o Presidente do Governo sublinhou que tem sido desenvolvido um trabalho de procura de novos mercados para os lacticínios dos Açores, caso do Canadá, aproveitando o novo quadro de relacionamento entre a União Europeia e este país.

O Presidente do Governo recordou, por outro lado, que, no âmbito do Sistema de Apoio à Promoção de Produtos Açorianos, de 2012 até ao atual momento, foram já investidos cerca de 4,3 milhões de euros, com uma parte significativa deste montante a ser dirigida ao leite e lacticínios.

“Temos uma situação que não depende, apenas, da intervenção regional, mas relativamente à qual o Governo dos Açores está a mobilizar todos os meios que tem à sua disposição, quer na fase de concretizar o que está planeado, quer, em articulação com os parceiros sociais, de definir novas medidas de apoio ao sector leiteiro regional”, assegurou Vasco Cordeiro.

Adiantou, ainda, que, ao nível estrutural, os investimentos efetuados em caminhos, abastecimento de água e fornecimento de energia, assim como os apoios à renovação do parque industrial de lacticínios, têm contribuído para o reforço da competitividade atual deste sector.

Relativamente ao sector da carne, o Presidente do Governo reafirmou que estão previstos cerca de 15 milhões de euros de investimentos nos matadouros de São Miguel, da Terceira e do Pico, assim como para a construção dos matadouros do Faial e da Graciosa.

No âmbito da diversificação agrícola, Vasco Cordeiro realçou, também, o bom aproveitamento de verbas para projetos de investimento do anterior quadro comunitário de apoio, o crescimento verificado no sector da floricultura e a grande dinâmica que se regista na recuperação a vinha, que constitui um contributo decisivo para a criação de emprego e de riqueza nos Açores.


Anexos:



GaCS

FESTIVIDADES SECULARES DA SENHORA DAS NEVES NA RELVA

Tem lugar no próximo fim-de-semana as seculares Festas em honra de Nossa Senhora das Neves na freguesia da Relva, uma das mais antigas de São Miguel, aqui mesmo às portas de Ponta Delgada, é uma festa que remonta à época do povoamento das Ilhas, e que os relvenses conservam com muito amor, segundo João Marinho dos Santos, in “Os Açores nos séculos XV e XVI, esta festa já se realizava nos finais de quatrocentos início de quinhentos, nesta altura o seu dia litúrgico 5 de Agosto era dia santo de guarda. Do seu programa religioso e cívico e cultural consta o seguinte:


Programa Religioso Litúrgico, Dias 28, 29 e 30 de Julho  3ª 4ª e 5ª Feira  – 18:00 h – Tríduo Preparatório com Pregação; Dia 1 de Agosto(Sábado) 18:00 h – Eucaristia Vespertina Antecipada; Dia 2 de Agosto (Domingo) – 07:00 h – Alvorada com vinte e um tiros e repique de sinos, 12:00 h – Eucaristia Solene de Nossa Senhora das Neves – Santa Maria Maior, 18:00 h – Momento de oração, seguindo-se a saída da Procissão Solene em honra de Nossa Senhora das Neves, com o giro habitual acompanhada por Filarmónicas, Romeiras, Romeiros, Escoteiros, Bombeiros, Mordomos do Espírito Santo, Grupos Folclóricos, Entidades Oficiais e Particulares, e o povo em geral; Dia 3 de Agosto – (2ª Feira) – 12:00 h – Eucaristia por todos os Benfeitores da Paróquia; Dia 4 de Agosto (3ª Feira) – 12:00 h – Eucaristia por todos os Defuntos da Paróquia; Dia 5 de Agosto (4ªa Feira) – 12:00 h – Eucaristia por intenção de todos os emigrantes, 23: 50 h – Despedida da Imagem de Nossa Senhora das Neves no Adro e hino executado pela Filarmónica da Relva; Programa Cívico e Cultural, Dia 31 de Julho – (6ª Feira) - 19:30 h – Prova de atletismo (concentração no cruzamento rua de Baixo / Vale das Canas / Cima) * Escoteiros 193 Relva, 20:00 h – Abertura do Bazar, Barraca de Comes e Bebes e Casinha do Chá, Abertura da Exposição “Angelux”, no coreto do Jardim 5 de Agosto*, 20:30 h – Porco no espeto oferecido à população*,   – Atuação do Artista “Drowie*, 21:30 h – Atuação do Grupo “7ª Geração*; Dia 1 de Agosto – (Sábado) – 9:00 h Caça Submarina (Fonte da Rocha)* Casa do Povo da Relva, 10:30 h – Corrida de carrinhos de esfera (concentração na Martin Vaz de Bulhão)* Escoteiros 193 Relva, 14:00 h – Cortejo de Oferendas com Carros Alegóricos Recolhas de Ofertas para as Arrematações, 20:00 h – Abertura de Bazar, Barraca de Comes e Bebes e Casinha do Chá, 21:00 h – XXIII Grande Festival de Folclore da Relva – Mostra Folclórica do Atlântico (promovido pela Junta de Freguesia e pelo Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva); Dia 2 de Agosto – (Domingo) - 20:00 h – Abertura de Bazar, Barraca de Comes e Bebes e Casinha do Chá, 21:00 h – Concerto pela Banda Marcial Troféu da Povoação; Dia 3 de Agosto – (2ª Feira) - 19:30 h – Prova de ciclismo (concentração no cruzamento rua de Baixo / Vale das Canas / Cima)* Escoteiros 193 Relva, 20:00 h - Abertura de Bazar, Barraca de Comes e Bebes e Casinha do Chá, 20:30 h – Arrematações, 21:30 h – Atuação do Grupo “Cantares de Outrora”; Dia 4 de Agosto – (3ª Feira) - 19:30 h – Peddy Paper (concentração junto à Igreja)* Casa do Povo de Relva, 20:00 h – Abertura de Bazar, Barraca de Comes e Bebes e Casinha do Chá, 20:30 h – Arrematações, 21:30 h – Atuação do Grupo “NOVA ERA” Paulo M e Cátia Costa*; Dia 5 de Agosto – (4ª Feira) - – Torneio de Futsal* Pedras Vivas , 20:00 h - Abertura de Bazar, Barraca de Comes e Bebes e Casinha do Chá, - Entrega dos troféus das Provas Desportivas e do Concurso de Carros    Alegóricos, 20:30 h – Arrematações, 20:30 h – Atuação dos “DUO BACK SPACE”, 22:00 h – Concerto pela Filarmónica Nossa Senhora das Neves, 24:00 h – Encerramento das Festas de Nossa Senhora das Neves, 2015

(*Atividades e atuações promovidas pela Junta de Freguesia inseridas nas Comemorações do Dia da Freguesia)


APOIO: JUNTA DE FREGUESIA DA RELVA

Centro Regional de Apoio ao Artesanato promove “M.ART - Semana do Mar” no Faial

O Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA) estará presente na cidade da Horta, ilha do Faial, de 2 a 9 de Agosto, com a “M. ART-Semana do Mar”.

Trata-se de uma mostra de artesanato, que estará integrada na Expomar, e que contará com a participação de 11 Unidades Produtivas nas áreas de fabrico de utensílios em madeira, brinquedos, artigos têxteis para o lar, materiais sintéticos, miolo de figueira e similares, escamas de peixe, bordados, das rendas e escultura em pedra.

A “M.ART – Semana do Mar” pode ser visitada, a partir do dia 2 de Agosto, entre as 14h30 e as 00h00; assim como entre os dias 3 e 9 de Agosto, das 19h00 às 00h00.



GaCS

Museu da Graciosa promove exposição fotográfica

O Museu da Graciosa promove, a partir do próximo dia 6 de agosto, a abertura da exposição “Memórias da Graciosa”, que se centra, nesta quarta edição, na freguesia de Santa Cruz.

As fotografias selecionadas, a maioria das quais desconhecida do público, pretendem resgatar para as novas gerações atividades económicas, culturais, recreativas e outros factos da memória coletiva graciosense.

A freguesia de Santa Cruz ocupa todo o nordeste da ilha e tem como principal centro populacional a Vila de Santa Cruz da Graciosa, a capital administrativa e económica da ilha.

As fotografias ora expostas são pertença do Museu da Graciosa e de vários particulares da freguesia de Santa Cruz.

Esta exposição, que pode ser visitada até 4 de outubro, é uma parceria entre o Museu da Graciosa e a Associação Cultural, Desportiva e Recreativa da Graciosa.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no seguinte endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt .



GaCS

Museu Carlos Machado promove Semana Criativa

A Direção Regional da Cultura, através do Museu Carlos Machado, promove, entre os dias 4 e 7 de agosto, entre as 9h30 e as 12h30, a realização do projeto Semana Criativa no Museu, que se centra no conceito da arte como meio essencial e ilimitado de formalizar ideias, sentimentos e opiniões, através da utilização de diversas linguagens artísticas.

Com base nas exposições “Natureza em Diálogo” e “Canto da Maya”, pretende-se que os participantes, com idades compreendidas entre os 13 e os 23 anos, criem instalações nas quais conciliem as artes plásticas, performativas e videográficas.

Os trabalhos serão orientados pelas artistas plásticas Isabel Melo e Nina Medeiros, que irão abordar os seguintes temas: Génese e Natureza, Metamorfose, Natureza e Cor, Natureza e Matéria e Natureza, Corpo e Movimento.

As instalações criadas neste evento ficarão expostas ao público, de 7 a 23 de agosto, no Núcleo de Santa Bárbara do Museu Carlos Machado.

As inscrições deverão ser feitas para o Serviço Educativo do Museu Carlos Machado, através do número de telefone 296 202 930, e estão sujeitas a um número máximo de 20 participantes.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no seguinte endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt .



GaCS

Governo concede tolerância de ponto para as festas do Senhor Bom Jesus Milagroso

O Presidente do Governo dos Açores concedeu tolerância de ponto no dia 06 de agosto aos trabalhadores da Administração Pública Regional da ilha do Pico, por ocasião das festividades em honra do Senhor Bom Jesus Milagroso.

O despacho assinado por Vasco Cordeiro refere que as “festividades em honra do Senhor Bom Jesus Milagroso constituem o maior acontecimento de carácter religioso da ilha do Pico e, também, um dos maiores do género na Região Autónoma dos Açores”.

Considerando que o ponto alto daquelas festividades ocorre, anualmente, a 06 de Agosto, na freguesia de São Mateus, concelho da Madalena, é concedida tolerância de ponto neste dia aos trabalhadores e agentes da Administração Pública Regional, cujos serviços estejam sediados na ilha do Pico, adianta ainda o referido despacho.



GaCS

XXIII GRANDE FESTIVAL DE FOLCLORE DA RELVA MOSTRA FOLCLÓRICA DO ATLÂNTICO O MAIOR ACONTECIMENTO ETNOGRÁFICO DA ILHA DE SÃO MIGUEL

XXIII GRANDE FESTIVAL DE FOLCLORE DA RELVA
MOSTRA FOLCLÓRICA DO ATLÂNTICO

O MAIOR ACONTECIMENTO ETNOGRÁFICO DA ILHA DE SÃO MIGUEL


A Freguesia da Relva será mais uma vez palco de um evento etnográfico de alto nível, com a realização da vigéssima terceira edição do Grande Festival de Folclore, que terá lugar no Sábado dia 1 de Agosto próximo. Organizado pela Junta de Freguesia da Relva e pelo Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva, é o maior certame do género realizado na ilha de São Miguel, um dos maiores dos Açores, conceituado a nível nacional e internacional.

Para a edição deste ano a organização convidou 6 grupos em representação de quatro concelhos da ilha de São Miguel: Lagoa, Ponta Delgada, Povoação e Ribeira Grande. De Vila Nova de Gaia, o Rancho Folclórico Danças e Cantares de Santa Maria do Olival e de Miranda do Douro, virá o Grupo Pauliteiros de Miranda, Nordeste Transmontano.

Do programa recheado do melhor folclore, a actuação dos grupos será realizada pela seguinte ordem: Rancho Folclórico da Casa do Povo do Livramento; Grupo Folclórico de São Miguel, Ponta Delgada; Rancho Folclórico Danças e Cantares de Santa Maria de Olival; Vila Nova de Gaia, Douro Litoral; Rancho Folclórico Jovem Pauense, Água de Pau; Grupo Folclórico de São Paulo, Ribeira Quente; Grupo Folclórico Nossa Senhora da Graça, Porto Formoso;  Grupo de Pauliteiros, Miranda do Douro Nordeste Transmontano; Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva.

Assim, estarão de mãos dadas em palco, montado a preceito, num cenário que nos transporta a vivências de um ou mais séculos atrás, encenado pelo cenário do trabalho das vindimas, vivência tradicional desta freguesia como em tantas outras. Estarão presentes: São Miguel, Douro Litoral e Nordeste Transmontano,  unidos pelas suas raízes, causa da sua existência. O ambiente será como habitualmente contagiante, com o jardim e igreja iluminados para as Festas de Nossa Senhora das Neves, a decorrerem neste fim-de semana.

Espetáculo Principal de Gala a 1 de Agosto de 2015 na Relva


PROGRAMA



19:30 Horas – Cerimónia de entrega de lembranças no Centro Cívico e Cultural

20:00 Horas – Concentração no Centro Cívico e Cultural da Relva – Todos os Grupos participantes

20:30 Horas – Desfile Folclórico e Etnográfico pela Av. 5 de Agosto e Av. Da Igreja

21:00 Horas – Abertura do XXIII Grande Festival de Folclore da Relva – Mostra Folclórica do Atlântico

21:15 Horas – Início do XXIII Grande Festival de Folclore da Relva – Mostra Folclórica do Atlântico, no Jardim 5 de Agosto, com a participação dos seguintes Grupos:

- Rancho Folclórico da Casa do Povo do Livramento
- Grupo Folclórico de São Miguel, Ponta Delgada
- Rancho Folclórico Danças e Cantares de Santa Maria de Olival, Vila Nova de Gaia, Douro Litoral
- Rancho Folclórico Jovem Pauense, Água de Pau
- Grupo Folclórico de São Paulo, Ribeira Quente
- Grupo Folclórico Nossa Senhora da Graça ,Porto Formoso
- Grupo de Pauliteiros, Miranda do Douro Nordeste Transmontano
- Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva

24:00 Horas – Encerramento, seguindo-se convívio, no Salão Cultural e Recreativo de Nossa Senhora das Neves



Organização Junta de Freguesia da Relva Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva