segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Governo dos Açores indica Paulo Menezes para Presidente do Conselho de Administração da SATA

Paulo Simão Carvalho de Borba Menezes será o novo Presidente do Conselho de Administração da SATA, substituindo Luís Parreirão, que deixa o cargo por razões profissionais, relativas a um projeto empresarial privado.

Paulo Menezes é licenciado em Engenharia Eletrotécnica pelo Instituto Superior Técnico e detentor do Programa Avançado de Gestão para Executivos da Universidade Católica Portuguesa.

Fruto da sua atividade profissional, Paulo Menezes é um experiente gestor e um profundo conhecedor do setor do transporte aéreo, em geral, e da SATA, em particular.

Desde 2012, exerce as funções de gestor público como Presidente do Conselho de Administração da GLOBALEDA, Telecomunicações e Sistemas de Informação, S.A., e é, desde 2013, administrador da ONIAÇORES, Infocomunicações, S.A., tendo sido igualmente administrador da NOVABASE ATLÂNTICO, Sistemas de Informação, S.A., e, entre 2001 e 2004, Presidente da Assembleia Geral da SATA Internacional, S.A..

Entre 1997 e 2004, exerceu as funções de Diretor Regional dos Transportes e Comunicações, com a tutela da área dos transportes aéreos e do Grupo SATA.

Para além dessas funções, desempenhou ainda as funções de Presidente do Fundo Regional de Ciência e Tecnologia (2008-2012), de Diretor Regional da Ciência, Tecnologia e Comunicações (2008-2012) e, entre outras, de Presidente da Comissão Instaladora do Instituto de Biotecnologia e Biomedicina dos Açores (2009).

Nos termos legais, o Presidente do Governo já comunicou à Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores esta alteração, tendo em vista o processo de audição parlamentar do engenheiro Paulo Menezes.



GaCS

Centro de Radioterapia dos Açores com polos em S. Miguel e na Terceira, revela Luís Cabral

O Secretário Regional da Saúde revelou hoje, em Angra do Heroísmo, que também serão efetuados tratamentos de Radioterapia na ilha Terceira, através de um polo da responsabilidade da empresa Joaquim Chaves Saúde, promotora do Centro de Radioterapia dos Açores.

Luís Cabral, que falava à margem de uma reunião com responsáveis da Joaquim Chaves Saúde e com o Conselho de Administração do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, salientou que a empresa responsável pelo Centro de Radioterapia a ser implementado na ilha de S. Miguel vai avançar com a Radioterapia também em Angra do Heroísmo.

“Até há bem pouco tempo falava-se da possibilidade de existir apenas braquiterapia na ilha Terceira. Hoje estamos a falar da componente de radioterapia no seu todo a funcionar em dois polos, um em S. Miguel, outro na Terceira”, frisou o Secretário Regional.

O Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, que inclui um espaço para a implementação desta terapêutica, terá assim um polo que disponibilizará os mesmos serviços previstos para a ilha de S. Miguel.

Luís Cabral afirmou que este projeto “só é possível devido ao sucesso do processo de restruturação do Serviço Regional de Saúde que, ao longo destes três anos, veio criar as condições necessárias para transmitir confiança aos nossos parceiros, que hoje têm a garantia da continuidade do bom funcionamento do SRS”.

Mais do que a componente de decisão política, acrescentou o Secretário Regional, o fundamental era garantir “a sustentabilidade e credibilidade do Serviço Regional de Saúde”.

“O processo de restruturação do Serviço Regional de Saúde está agora a colher os resultados, pois os nossos parceiros estão a depositar cada vez mais confiança em nós e, por esse motivo, a acreditar que é possível melhorar e fazer mais pelos Açorianos”, afirmou Luís Cabral.

Após a inauguração e o arranque do Centro de Radioterapia dos Açores, na ilha de S. Miguel, previsto para janeiro de 2016, a empresa dará início ao processo de instalação na Terceira.

Anexos:




GaCS

Agenda do Governo Regional dos Açores para 1 e 2 de dezembro

TERÇA-FEIRA, DIA 1:

20H00 - O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Fausto Brito e Abreu, está presente nas comemorações do 41.º aniversário do Futebol Clube dos Flamengos.

Local: Polivalente dos Flamengos, Concelho de Horta.

QUARTA-FEIRA, DIA 2:

ATIVIDADES DOS MEMBROS DO GOVERNO:

10H00 - O Secretário Regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga, é ouvido pela Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

Local: delegação da ALRAA, em Ponta Delgada.

15H00 - O Vice-Presidente do Governo, Sérgio Ávila, preside à sessão de abertura do seminário Do PROCONVERGENCIA ao Açores 2020.

Local: Pavilhão do Mar, nas Portas do Mar, em Ponta Delgada.

OUTROS AGENDAMENTOS:

21H00 - O Diretor Regional do Desporto, António Gomes, assiste ao jogo da 1.ª Fase da EuroCup Women 2015/2016, entre o União Sportiva e o Uni Gyor.

Local: Pavilhão Sidónio Serpa, em Ponta Delgada.



GaCS

Andreia Cardoso anuncia investimento de 700 mil euros em novo Centro de Terapia Familiar

A Secretária Regional da Solidariedade Social anunciou hoje, em Ponta Delgada, que o Governo dos Açores vai investir mais de 700 mil euros na reabilitação de um edifício para reinstalar o Centro de Terapia Familiar e Intervenção Sistémica.

“Era fundamental garantir espaços que assegurem a privacidade dos técnicos no trabalho com as famílias e com as crianças, daí que o Governo Regional tenha inscrito este investimento na Carta Regional das Obras Públicas”, afirmou Andreia Cardoso na cerimónia de lançamento da primeira pedra desta obra.

Na sua intervenção, Andreia Cardoso frisou que “nascerá um edifício novo, com melhor aproveitamento dos espaços, com mais espaço para terapia, com mais gabinetes, uma sala para formação e um parque infantil na área exterior”.

A Secretária Regional salientou o êxito dos programas desenvolvidos em parceria com o Centro de Terapia Familiar no âmbito da intervenção em situações de violência conjugal, sobre o impacto da violência nas crianças e jovens e em situações de abuso sexual de menores.

Através dessa parceria, segundo Andreia Cardoso, “a Região passou a dispor de recursos interventivos especializados para atuar sobre problemáticas sociais cuja prevenção e combate são prioritários”.

A Secretária Regional recordou que a relação com a instituição começou em 1998, acrescentando esperar que este investimento facilite o trabalho desenvolvido na comunidade de São Miguel, assim como nas restantes ilhas da Região a que prestam apoio.

Anexos:



GaCS

Governo dos Açores promove mercados urbanos de artesanato em Angra do Heroísmo e Ponta Delgada

O Mercado Urbano de Artesanato (MUA) vai estar disponível, pela primeira vez, na cidade de Angra do Heroísmo, entre 5 e 8 de dezembro, das 10h00 às 18h00.

A iniciativa é promovida pela Vice-Presidência do Governo dos Açores, através do Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA), e conta com a colaboração da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.

O MUA vai decorrer na rua da Esperança, contando com uma dezena de espaços expositivos e comerciais, com peças que vão do design ao artesanato contemporâneo, numa iniciativa que pretende não só aumentar a visibilidade das atividades artesanais açorianas, mas também visa renovar e dinamizar a sua imagem.

Nesta primeira edição do MUA em Angra do Heroísmo estarão os criadores artesãos Ricardo Simas, Sílvia Teixeira, Francisco Pereira, Ana Cota, Madalena Costa, Márcia Ávila, Susana Almeida e Ana Rocha, com trabalhos em olaria, bijuteria, madeira e têxteis, entre outros materiais.

Também entre 5 e 8 de dezembro, estará aberto o Mercado Urbano de Artesanato de Ponta Delgada, que já vai na sua quarta edição.

Trata-se, também, de uma iniciativa da Vice-Presidência do Governo dos Açores, promovida através do Centro Regional de Apoio ao Artesanato, em parceria com a Associação Anda & Fala e com a colaboração da Câmara Municipal de Ponta Delgada e da SATA.

No Largo da Igreja da Matriz, os artesãos Paula Sousa, Ana Goulart, Horácio Raposo, Émile Smith, Zenaida Vieira, Ana Maria Medeiros, Deolinda Soares, Sónia Fonseca e Sandra Ferraz vão expor peças de patchwork, tricot, estanho e madeira, bem como presépios de lapinha.

No dia 6 de dezembro, entre as 15h00 às 17h00, decorrerá no Quiosque Coreto um workshop de trabalho em estanho, com a artesã Deolinda Soares, e no dia 8, das 15h30 às 17h30, um workshop de costura criativa, com a artesã Paula Sousa, estando também prevista para este dia, a partir das 18h00, uma demonstração de presépios a cargo da artesã Sandra Ferraz.


Os interessados em participar nos workshops devem efetuar a sua inscrição 24 horas antes da sua realização, através do endereço de correio eletrónico producao.mua@gmail.com.



GaCS

Incêndio destruiu grande superfície na ilha do Pico, Açores

Um incêndio de "grandes proporções" destruiu na madrugada de hoje uma grande superfície no concelho de São Roque, na ilha do Pico, Açores, sem provocar vítimas, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.

Fonte do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) indicou que a grande superfície "está completamente destruída" e que "os trabalhos só foram dados por concluídos cerca das 06:00 locais" (mais uma hora em Lisboa), "envolvendo 34 bombeiros das corporações de São Roque e Madalena do Pico, apoiados por 13 viaturas".
As causas do incêndio, que terá deflagrado cerca das 21:15 de domingo são "para já desconhecidas", mas, segundo os Bombeiros de São Roque do Pico, "a PSP encontra-se no local a fazer investigações".
O presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico, Mark Anthony Silveira, disse à agência Lusa que "não há memória de um incêndio daquela dimensão" na ilha, afirmando que "a destruição do único hipermercado" terá "um grande impacto na economia local", numa altura de maior consumo, como é a época do Natal.
"A grande superfície era um grande abastecedor de turistas. É uma notícia muito triste. É um prejuízo duplo, tanto para o seu proprietário, um empresário local, como para a população", lamentou o autarca, indicando que o espaço foi inaugurado há cerca de cinco anos e tinha cerca de 12 funcionários.
Ainda de acordo com o presidente da Câmara Municipal de São Roque, "o incêndio terá começado na zona nascente" do edifício, acrescentando que "na altura, o alarme da superfície comercial disparou e os vizinhos contactaram os proprietários".

Fonte: RTP

Animação turística empresarial e institucional deve ser conjugada, afirma Vítor Fraga

O Secretário Regional do Turismo e Transportes alertou hoje, em Angra do Heroísmo, para a necessidade de se conjugar a animação turística empresarial com a animação institucional, para permitir que seja preparada "numa perspetiva de oferta para todos aqueles que visitam” os Açores.

Vítor Fraga, em declarações aos jornalistas no final de uma reunião com representantes das câmaras municipais da Praia da Vitória e de Angra do Heroísmo, da Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo e do operador turístico Yazores, salientou que é preciso perceber que “nem todos procuram o mesmo tipo de animação".

"A oferta, em termos de animação turística para o mercado espanhol não é necessariamente igual à oferta de animação turística para o mercado americano e daí que tenha que haver este trabalhar de forma diferenciada para que a oferta seja adequada a todos aqueles que nos visitam”, afirmou.

O encontro hoje realizado enquadra-se num conjunto de reuniões de preparação das novas operações turísticas que decorrem este inverno para a Terceira, numa perspetiva de preparar o programa de animação turística para todos os que vão visitar esta ilha.

“Esta é uma medida que estava incluída no Plano de Revitalização Económica da Ilha Terceira (PREIT)", recordou Vítor Fraga, frisando que o apoio do Governo na concretização deste plano visa "maximizar aquilo que temos em termos de oferta turística que possa potenciar a vinda de mais turistas para a Região".

"Estas operações são importantes não só pela capacidade de captar turistas para este inverno, mas também para angariarmos junto destes turistas potenciais promotores do destino nos mercados emissores, neste caso no mercado emissor dos EUA, mas também, em relação à outra operação, no mercado emissor espanhol”, afirmou Vítor Fraga.

O Secretário Regional salientou que a operação dos EUA, que vai decorrer em 22 rotações, pode traduzir-se em cerca de 21 mil dormidas, enquanto a operação do mercado espanhol, que é anual, pode traduzir-se num máximo de 60 mil dormidas, mas acrescentou que será com o desenrolar destas operações "que se vai saber ao certo quais são os números exatos de turistas que vêm para a Região e, no caso concreto, para a ilha Terceira e o número de dormidas que isso irá originar”.

Vítor Fraga referiu ainda que “existem outras operações que já estavam a decorrer como nos anos anteriores e, para o verão, há uma nova operação, essa sim uma novidade, que é a introdução de uma rotação de Dusseldorf para a Terceira, com um voo regular da Air Berlin, que tem um potencial de gerar cerca de 28 mil dormidas neste período".

"Esta é uma operação nova, com um potencial muito significativo, de um dos nossos principais mercados emissores”, frisou, acrescentando que “os lugares já estão a ser devidamente comercializados”.

“Trata-se de um voo regular da companhia aérea, portanto, agora há todo um trabalho que tem de ser desenvolvido por parte das entidades privadas, na perspetiva de captar fluxos turísticos para a Região, representando este um novo meio que temos de acesso à ilha Terceira", afirmou, salientando que se trata de "uma grande vitória do turismo dos Açores, mas, acima de tudo, dos nossos empresários”.

Anexos:


GaCS

Governo dos Açores regulamenta projeto "Desporto Adaptado"

O projeto “Desporto Adaptado” passa, a partir de terça-feira, a dispor de um novo regulamento nos Açores, hoje publicado em Jornal Oficial.

Este projeto visa “promover a prática regular da atividade física desportiva e do desporto codificado, orientada por agentes devidamente qualificados, junto da população portadora de deficiência, na persecução dos princípios da universalidade e da igualdade no acesso de todos os cidadãos ao desporto, sem discriminação”.

Os apoios previstos no regulamento agora publicado destinam-se “às atividades que, por dificuldade de acesso, por inadequabilidade ou por opção da entidade beneficiária, não sejam enquadradas e dirigidas por associações ou federações desportivas do movimento associativo desportivo dotadas do estatuto de utilidade pública desportiva”.

Os clubes desportivos, os clubes desportivos escolares e outras entidades do associativismo, sem fins lucrativos, que desenvolvam este tipo de atividade física desportiva são os beneficiárias dos apoios previstos neste novo regulamento.

O projeto “Desporto Adaptado” compreende as duas tipologias de núcleos de atividade e ou modalidade, abrangendo uma os núcleos de atividade física desportiva adaptada e os núcleos de prática desportiva adaptada.

Os núcleos de atividade física desportiva adaptada devem desenvolver atividades recreativas e de lazer de pouca codificação e não enquadradas em quadros competitivos, que estimulem o desejo e o gosto pela atividade física desportiva e a criação de hábitos de vida saudável, podendo envolver diferentes tipos de atividade física desportiva e incluir praticantes de diferentes tipos e níveis de deficiência.

Por seu lado, os núcleos de prática desportiva adaptada podem desenvolver atividades caraterizadas pela prática regular de uma modalidade que, por dificuldade de acesso ou por inadequabilidade, não se integram na atividade desportiva regulamentada e dirigida por federações desportivas dotadas do estatuto de utilidade pública desportiva ou não cumprem os requisitos que determinam a possibilidade de acesso ao programa de apoio à atividade de treino e competição dos escalões de formação.

Devem ainda participar em atividade competitiva local, com regularidade preferencialmente mensal, tendo os seus praticantes de ser filiados/inscritos nas entidades responsáveis pela atividade competitiva ou respetiva associação nacional de deficiência e ou nas estruturas federativas, conforme as modalidades.

Podem candidatar-se as entidades beneficiárias que preencham cumulativamente vários requisitos, nomeadamente possuir técnico responsável licenciado na área das ciências do desporto ou similares ou detentor do título profissional de treinador de desporto, em presença permanente durante as atividades, e garantir um número mínimo de praticantes por cada núcleo de atividade e ou modalidade, entre outros tipificados no regulamento.

No novo regulamento determina-se igualmente, entre outros, aspetos relacionados com a instrução e apresentação das candidaturas, da sua aceitação, com a contratualização, posterior acompanhamento e controlo, e com os apoios.



GaCS

domingo, 29 de novembro de 2015

Promulgação da Lei do Orçamento da Defesa dos EUA com referência às Lajes é uma “boa notícia”, afirma Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo dos Açores considerou hoje “uma boa notícia” a promulgação da Lei do Orçamento de Defesa dos EUA para 2016, que inclui uma referência à necessidade de reavaliação das valências na Base das Lajes, sobretudo depois do veto do Presidente Obama em relação a uma primeira versão desta lei.

“Agora a lei está promulgada e entrará em vigor e isso conclui, de certa forma, o passo que, nesta fase, estava do lado do Congresso. A questão passa a estar do lado do Departamento da Defesa, que tem a obrigação de apresentar um relatório para avaliar outras possibilidades de uso da Base das Lajes”, afirmou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo reagia à promulgação pelo Presidente Barack Obama do National Defense Authorization Act for Fiscal Year 2016, aprovado recentemente no Senado dos EUA.

Esta lei mantém a exigência de que o Secretário da Defesa dos EUA produza, até 01 de março de 2016, um relatório sobre as valências da Base das Lajes, incluindo a possibilidade de receber um Centro de Informações.

Vasco Cordeiro salientou que este é um processo que, naturalmente, satisfaz o Governo dos Açores, que “esteve empenhado numa boa resolução, quer da fase de redimensionamento das forças norte-americanas nas Lajes, quer na possibilidade de outros usos para aquela infraestrutura”.

“O facto de esta lei ser promulgada e, em consequência disso, ficar o Departamento da Defesa obrigado a elaborar esse relatório é motivo de satisfação e um motivo para considerarmos que este trabalho que temos desenvolvido ao longo do tempo tem produzido resultados”, acrescentou.

O Presidente do Governo frisou, no entanto, que esta promulgação não conclui todo o processo, mas constitui um passo significativo no sentido de se poder evoluir nesta matéria.

“Naturalmente que esta fase centra-se naquilo que o Departamento da Defesa tem de preparar e aguardamos que, dentro dos calendários que estão fixados nesta lei, muito rapidamente este relatório possa ser apresentado”, disse Vasco Cordeiro, recordando ser público que o Governo dos Açores tem, por diversas vias, disponibilizado informação para ajudar a uma boa tomada de decisão, nomeadamente quanto à possibilidade de instalação na Base das Lajes do chamado 'Centro de Análise de Informações' que, numa primeira fase, estaria previsto para o Reino Unido.

“Esta fase de conclusão da intervenção do Congresso impõe que seja dirigida uma palavra de reconhecimento em relação a todos aqueles que integram o que chamei de 'coligação de amigos dos Açores' no Congresso dos EUA, nomeadamente os congressistas Devin Nunes, Jim Costa e David Valadão, e, por intermédio destes, a liderança de um vasto número de congressistas que também se empenharam neste processo”, sublinhou Vasco Cordeiro.

“Contiguaremos a trabalhar e empenhados no sentido de garantir que os Açores continuam a estar no centro desta relação entre Portugal e os EUA e, naturalmente, fruto daquilo que é o trabalho desenvolvido pelo Governo dos Açores, muitas vezes, de forma reservada, esperamos continuar a recolher bons frutos no futuro”, assegurou o Presidente do Governo.

De acordo com a redação incluída no Orçamento da Defesa agora promulgado, nenhuma verba deste orçamento pode ser despendida na construção da fase 2 do Joint Intelligence Analysis Complex na Base Aérea de Croughton, no Reino Unido, até que o Secretário de Defesa certifique as Comissões de Defesa do Congresso, com base numa análise dos requisitos operacionais dos Estados Unidos, de que o Reino Unido continua a ser o local ideal para localização deste centro de informações.

O Congresso determinou ainda que, até março de 2016, o Secretário de Defesa deve também apresentar às Comissões de Defesa do Congresso uma análise da viabilidade operacional da utilização da Base das Lajes para receber valências relacionadas com serviços de informações e a presença e rotação de aeronaves de caça para treino ar-ar, ou forças navais.

Anexos:
2015.11.29-PGR-PromulgaçãoLeiLajes.mp3

GaCS

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de novembro e 1 de dezembro

SEGUNDA-FEIRA, DIA 30:

09H00 - O Secretário Regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga, reúne-se com representantes das câmaras municipais da Praia da Vitória e de Angra do Heroísmo, da Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo e do operador turístico Yazores.

Local: delegação da SRTT, rua de São Pedro, em Angra do Heroísmo.

14H00 - A Secretária Regional da Solidariedade Social, Andreia Cardoso, está presente na cerimónia de lançamento da primeira pedra do Centro de Terapia Familiar e Intervenção Sistémica.

Local: rua Coronel Silva Leal, n.º 35, em Ponta Delgada.

14H00 - O Secretário Regional da Saúde, Luís Cabral, reúne-se com o Conselho de Administração do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira e com representantes da empresa Joaquim Chaves Saúde.

Local: Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, em Angra do Heroísmo.

TERÇA-FEIRA, DIA 1:

Não estão agendadas atividades públicas do Governo Regional dos Açores para este dia.

Para a eventualidade de agendamentos de última hora, recomenda-se a consulta regular deste site, no qual serão de imediato introduzidos quaisquer agendamentos que possam ocorrer.



GaCS

sábado, 28 de novembro de 2015

Agenda do Governo Regional dos Açores para 29 e 30 de novembro

DOMINGO, DIA 29:

ATIVIDADES DO PRESIDENTE DO GOVERNO:

17H30 - O Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, está presente na cerimónia de apresentação do Bispo Coadjutor da Diocese de Angra, D. João Lavrador.

Local: Sé Catedral de Angra do Heroísmo.

ATIVIDADES DOS OUTROS MEMBROS DO GOVERNO:

20H30 - O Secretário Regional da Educação e Cultura, Avelino Meneses, assiste à conferência Impacto do 25 de novembro na Autonomia Regional Açoriana.

Local: Paços do Concelho de Angra do Heroísmo.

OUTROS AGENDAMENTOS:

09H30 - A Diretora Regional dos Recursos Florestais, Anabela Isidoro, está presente no encerramento do 1.º Circuito de Golfe Rústico Açoriano da Ilha de São Miguel.

Local: Reserva Florestal de Recreio do Pinhal da Paz, na Freguesia de Fajã de Cima, Concelho de Ponta Delgada.

SEGUNDA-FEIRA, DIA 30:

09H00 - O Secretário Regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga, reúne-se com representantes das câmaras municipais da Praia da Vitória e de Angra do Heroísmo, da Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo e do operador turístico Yazores.

Local: delegação da SRTT, rua de São Pedro, em Angra do Heroísmo.

14H00 - A Secretária Regional da Solidariedade Social, Andreia Cardoso, está presente na cerimónia de lançamento da primeira pedra do Centro de Terapia Familiar e Intervenção Sistémica.

Local: rua Coronel Silva Leal, n.º 35, em Ponta Delgada.

14H00 - O Secretário Regional da Saúde, Luís Cabral, reúne-se com o Conselho de Administração do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira e com representantes da empresa Joaquim Chaves Saúde.

Local: Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, em Angra do Heroísmo.



GaCS

Centros de Ciência dos Açores atraem jovens para áreas científicas, afirma Brito e Abreu

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia destacou, na Lagoa, a importância dos Centros de Ciência existentes nos Açores para a disseminação da cultura científica no arquipélago.

"Se estimularmos cada vez mais cedo os jovens para as áreas das ciências, estaremos a contribuir para uma sociedade mais desenvolvida e uma economia mais competitiva”, afirmou Fausto Brito e Abreu, salientando que o Governo dos Açores promove a valorização da educação para a ciência e o desenvolvimento do ensino experimental das ciências na Região.

Fausto Brito e Abreu falava sexta-feira, no EXPOLAB, durante a 'Noite da Ciência', no âmbito das comemorações do Dia Nacional da Cultura Científica, assinalado a 24 de novembro, iniciativa que recebeu centenas de visitantes e teve como principal objetivo a partilha do conhecimento científico com o público, especialmente com os mais jovens.

“Ao fim de 40 anos de Autonomia e da existência da Universidade dos Açores, e depois de, ao longo da nossa história, termos tido Açorianos de vulto nas artes, na literatura, na cultura e na política, a Região poderá criar também grandes quadros na ciência, que são atraídos pelos centros de ciência regionais”, frisou, lembrando a recente atribuição do prémio científico IBM a um jovem Açoriano.

“As comemorações do Dia Nacional da Cultura Científica que, nos Açores, se estenderam pelo mês de novembro, são momentos privilegiados de reflexão sobre o papel do conhecimento na sociedade atual e no futuro da humanidade”, salientou.

A 'Noite da Ciência' incluiu diversas atividades, como laboratórios, palestras, ateliês científicos, ciência ao vivo com cientistas, holografia e demonstrações de robótica, envolvendo os seis centros de ciência da Região, nomeadamente o Observatório do Ambiente, o Observatório Vulcanológico e Geotérmico, o Observatório Microbiano, o Observatório Astronómico de Santana, Observatório do Mar e o EXPOLAB, além de vários cientistas da Universidade dos Açores.

O Dia Nacional da Cultura Científica foi oficialmente instituído em 1997, sendo assinalado na data de nascimento de Rómulo de Carvalho, homenageando a sua vertente de professor, investigador e autor de livros de divulgação científica.

Anexos:
2015.11.27-SRMCT-NoiteCiência.mp3

GaCS

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Governo dos Açores promove realização de seminário internacional de genética bovina, anuncia Luís Neto Viveiros

O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente anunciou hoje, em S. Miguel, que o Governo dos Açores vai promover no próximo ano a realização de um seminário internacional de genética bovina, que permitirá dar a conhecer “o que de melhor se faz nesta área” na Região.

“O objetivo deste evento, além de contribuir para o enriquecimento de conhecimentos, passa por promover no exterior a qualidade genética dos bovinos de leite dos Açores, através do convite a entidades públicas e privadas nacionais e europeias”, revelou Luís Neto Viveiros na abertura do II Concurso Holstein Frísia de Outono, que decorre até domingo no Parque de Exposições de S. Miguel, em Santana, no concelho da Ribeira Grande.

Para o titular da pasta da Agricultura, esta iniciativa da Associação Agrícola de S. Miguel “espelha bem a qualidade das explorações leiteiras”, constituindo-se como “uma das melhores montras do que se faz no setor agropecuário, fruto de um investimento genético implementado pelos lavradores açorianos”.

Para Neto Viveiros, a realização de mais este concurso “demonstra bem que o apuramento genético é uma mais-valia para a rentabilidade e rendimento das explorações, felizmente acompanhado por elevados indicadores sanitários, alcançados com a imprescindível colaboração dos produtores e das suas associações”.

“Da parte do Governo dos Açores, posso garantir o total empenhamento neste objetivo [sanidade e melhoramento animal], como fica claro com a nossa decisão de aumentar, no próximo ano, em 19% as verbas especificamente destinadas ao melhoramento e sanidade animal”, frisou.

O Secretário Regional defendeu ainda que “o excelente trabalho feito no melhoramento genético e na sanidade animal devem constituir importantes instrumentos para novas oportunidades de negócio”.

Luís Neto Viveiros destacou também a importância, paralelamente ao investimento público e a medidas políticas, da inovação e do conhecimento, como “recursos para uma melhor, mais produtiva e sustentável gestão das explorações”.

Nesse sentido, revelou que, “além das 70 ações de formação já previstas para mais de 1.100 agricultores no próximo ano, o Governo vai estabelecer um protocolo com o Departamento das Ciências Agrárias da Universidade dos Açores para a realização de cerca de 2.000 análises ao solo, que vão abranger todas as ilhas”.



GaCS

Agenda do Governo Regional dos Açores para 28 e 29 de novembro

SÁBADO, DIA 28:

18H30 - A Diretora Regional da Educação, Fabíola Cardoso, assiste ao Concerto de Natal, organizado pela família de Augusto de Athayde Soares de Albergaria.

Local: Ermida de Sant’Ana, em Ponta Delgada.

DOMINGO, DIA 29:

09H30 - A Diretora Regional dos Recursos Florestais, Anabela Isidoro, está presente no encerramento do 1.º Circuito de Golfe Rústico Açoriano da Ilha de São Miguel.

Local: Reserva Florestal de Recreio do Pinhal da Paz, na Freguesia de Fajã de Cima, Concelho de Ponta Delgada.




GaCS

Governo dos Açores lança concurso público para intervenção no Porto do Topo, em São Jorge

A Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional das Pescas, publicou em Diário da República o aviso de concurso público para a empreitada de melhoramento do Porto do Topo, na ilha de São Jorge.

Esta intervenção, com um preço base superior a 3,1 milhões de euros, permitirá a melhoria substancial das condições de segurança e de operacionalidade desta infraestrutura portuária, através da construção de um molhe-cais com cerca de 60 metros de comprimento, do aumento da área de terrapleno para um total de 1.200 metros quadrados e da construção de uma rampa de varagem de 7,5 metros.

Com o arranjo geral estabelecido, este porto ficará a dispor de um total de 73 metros de cais acostável, garantindo melhores condições de trabalho para os profissionais da pesca e empresários ligados às atividades marítimas.

A realização das obras de melhoramento no Porto do Topo resulta de um compromisso assumido pelo Governo dos Açores.



GaCS

Laboratório Regional de Engenharia Civil promove curso sobre eficiência hídrica e energética de edifícios

O Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) promove a 1 e 2 de dezembro, em Ponta Delgada, e a 3 e 4 de dezembro, em Angra do Heroísmo, a realização de um curso sobre eficiência hídrica e energética de edifícios.

Com este curso pretende-se sensibilizar os formandos para a importância da eficiência hídrica e energética como contributo para a sustentabilidade, ministrar conhecimentos sobre os principais contributos para a eficiência hídrica e energética nos edifícios e alertar para a importância do vínculo água-energia nos edifícios.

Sendo a introdução de medidas passivas, compatibilizadas com sistemas ativos, a metodologia mais eficaz para contribuir para a diminuição das emissões de carbono e do consumo de energia no setor da construção em geral e, em particular, no dos edifícios, o LREC, no âmbito das suas atribuições de divulgação do conhecimento, considerou oportuno promover um curso de formação teórico/prático nesta área.

O aumento da eficiência no uso da água no setor urbano traduz-se numa redução de caudais captados e dos volumes de águas residuais, contribuindo para não delapidar as disponibilidades e reservas estratégicas deste recurso e a sua qualidade, tendo também um benefício económico evidente para os consumidores e contribuindo diretamente para a eficiência energética, já que os menores volumes consumidos e rejeitados reduzem as necessidades energéticas para aquecimento, bombagem e tratamento.

A investigação sobre os edifícios de consumo de energia e emissões de carbono zero ou quase zero ‘Near Zero-Energy Buildings’ (NZEBs) intensificou-se, tendo a União Europeia publicado em 2010 a reformulação da Diretiva relativa ao Desempenho Energético dos Edifícios (EPBD) [1], cujo objetivo é garantir que em todos os Estados Membros, até ao final de 2020, todos os novos edifícios sejam de necessidades quase nulas de energia, sendo a redução da energia neste domínio uma prioridade no âmbito dos objetivos 20-20.

Os interessados podem inscrever-se neste curso através da página do LREC na Internet, no endereço eletrónico www.lrec.azores.gov.pt.



GaCS

Museu Carlos Machado promove "Domingo em Família"

O Museu Carlos Machado promove a 6 de dezembro, no Núcleo de Santa Bárbara, em Ponta Delgada, a realização de mais uma edição da iniciativa "Domingo em Família no Museu", subordinada ao tema “Redescobre o Presépio”.

Nesta iniciativa, os participantes são convidados a regressar à magia do Natal e a criar em família um presépio com vários elementos naturais, sublinhando, desta forma, a importância do património dos presépios e os seus contextos e destacando alguns exemplares do acervo do Museu.

Esta atividade, que decorrerá entre as 15H00 e as 17H00, conta com a colaboração da coordenadora da Coleção de Etnografia Regional do Museu, Sílvia Fonseca e Sousa, e da artesã Filomena Fragoso Rebelo.

A participação é gratuita, mas está sujeita a marcação prévia, através do telefone 296 202 930.

O "Domingo em Família no Museu" é uma atividade que o Museu Carlos Machado iniciou há mais de quatro anos e que procura envolver miúdos e graúdos em atividades lúdico-pedagógicas, conciliando a diversão com o conhecimento do património cultural e as coleções do Museu.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Governo dos Açores mobiliza todos os instrumentos para apoiar famílias e empresas, assegura Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo dos Açores garantiu hoje, na Horta, que o Executivo Regional mobilizou todos os instrumentos à sua disposição para apoiar as famílias e as empresas açorianas, perante os tempos desafiantes que se viveram nos últimos três anos na Região.

“Face a esse tempo exigente, particularmente desafiador para as famílias e para as empresas açorianas, este foi e é um governo de combate, mobilizando todos os instrumentos ao seu dispor, até limite dos nossos recursos e até ao limite das nossas competências, para ajudar os Açorianos a ultrapassar, da melhor forma possível, esta tormenta em que estivemos”, afirmou Vasco Cordeiro.

Na intervenção que encerrou o debate parlamentar sobre o Plano de Investimentos e o Orçamento para 2016, o Presidente do Governo recordou que, nos últimos três anos, os Açores foram atingidos “dura e intensamente por aquilo que se pode chamar de tempestade perfeita”, em que, a uma conjuntura internacional e europeia particularmente severa, se aliaram opções políticas nacionais que tiveram como consequência uma dura penalização do rendimento das famílias e das empresas.

“Foram dias muito difíceis, com a banca a limitar o financiamento à economia, o que resultou na estagnação de setores económicos, com a intensa redução do rendimento das famílias e, consequentemente, com uma brutal retração do consumo, e com a emergência de situações sociais dramáticas derivadas, em grande medida, de um desemprego que atingiu máximos históricos na nossa Região”, frisou Vasco Cordeiro.

Face a estes desafios, logo em dezembro de 2012, ainda não eram decorridos 60 dias sobre a tomada de posse, o Governo apresentou a Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial, instrumento fundamental para vencer aquele que o Executivo assumiu ser o principal desafio desta Legislatura, ou seja, a criação de emprego.

“É fruto da união que à volta desse desígnio se gera entre o Governo, os empresários e os trabalhadores açorianos que é possível constatar a decisiva influência que esse documento teve e tem: mais de 33 mil Açorianos e perto de 3.000 empresas abrangidos pelas suas medidas”, destacou o Presidente do Executivo.

Na sua intervenção, Vasco Cordeiro salientou ainda que é fruto da parceria que se gerou entre o Governo, os empresários e os trabalhadores açorianos na concretização dessa Agenda que se constatou a descida da taxa de desemprego na Região de um máximo de 18% para cerca de 12%, segundo os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística, referentes ao terceiro trimestre de 2015.

“Ao mesmo tempo que o Governo que assumiu funções em 2012 se envolvia nesse combate na frente económica e da criação de emprego, acudiu, também, ao toque a rebate que se fez sentir na frente social e de apoio aos setores mais fragilizados da nossa sociedade”, lembrou Vasco Cordeiro.

“Também aqui, até ao limite das nossas forças e até ao limite dos nossos recursos, tudo estamos a fazer para melhorar as condições de vida dos Açorianos”, assegurou, exemplificando com os casos do Complemento de Apoio à Aquisição de Medicamentos por Idosos, que abrange mais de 5.600 Açorianos, do Complemento Regional de Pensão, que mobiliza mais de 25 milhões de euros no apoio aos idosos açorianos, e do Complemento Açoriano ao Abono de Família para Crianças e Jovens, entre muitos outros apoios sociais.

Vasco Cordeiro salientou que o Governo dos Açores não se limitou apenas a acudir à emergência social e económica na Região, tendo também arregaçado as mangas na construção de “novos alicerces para o desenvolvimento da Região”.

“No novo Quadro Comunitário 2014-2020, negociámos os novos fundos comunitários ao dispor da nossa Região com o sucesso que pode ser medido pelo facto de, num enquadramento de redução generalizada de verbas quer do Orçamento Europeu, quer das verbas disponíveis para cada país, o Governo dos Açores ter conseguido, não só manter, mas até reforçar ligeiramente os fundos comunitários a utilizar pelos Açorianos”, disse.

Além disso, o Executivo construiu e colocou em funcionamento um novo sistema de incentivos ao investimento privado, o COMPETIR+, o qual, servindo objetivos, entre outros, de fomento da base económica de exportação e de qualidade e inovação, está ao serviço de uma estratégia de desenvolvimento coerente e articulada e que é generalizadamente considerado como generoso.

“Tendo as candidaturas aberto este ano de 2015, é possível constatar que, até à data de hoje, deram já entrada projetos de investimento privado que, em menos de um ano, excedem já os 25 milhões de euros”, anunciou Vasco Cordeiro.

No setor dos transportes, e também pela influência decisiva que tem em toda a economia e, em especial no setor do turismo, o Governo negociou, com sucesso, um novo modelo de acessibilidades aéreas à Região, protegendo os Açorianos, e, na sequência disso, reformulou também as Obrigações de Serviço Público de transporte aéreo entre as ilhas.

“Fruto dessas medidas, não só a mobilidade aérea dos Açorianos foi melhorada, com maior oferta e a menor preço, como o setor turístico da nossa Região reforçou a trajetória de recuperação que já vinha seguindo desde finais de 2014, preparando-nos nós para um dos melhores anos turísticos da nossa Região, quer em termos de dormidas, quer em termos de proveitos”, afirmou Vasco Cordeiro.



GaCS