segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Acordos de cooperação com o Governo dos Açores permitem reforço de viaturas e meios para PSP e GNR na Região

O Secretário Regional do Turismo e Transportes frisou hoje, em Ponta Delgada, a importância do bom relacionamento institucional entre o Governo dos Açores e as forças de segurança.

Vítor Fraga, que falava na assinatura de acordos entre o Fundo Regional dos Transportes, a PSP e a GNR, salientou que, para o Governo dos Açores, “esta colaboração tem por base o sentido de serviço público e espírito de missão que reconhecemos às forças de segurança nos Açores, observando todos os dias que, mesmo em circunstâncias menos satisfatórias, elas são a garantia de proteção de todos nós”.

“Os acordos que hoje assinamos permitirão à PSP a aquisição de 40 novas viaturas, no valor de 804 mil euros, bem como a aquisição de material de seguimento e vigilância para investigação criminal no valor de 14 mil euros. A GNR irá adquirir sete novas viaturas, num investimento global superior a 125 mil euros”, frisou o titular da pasta dos transportes.

Vítor Fraga salientou ainda que, “sem nunca esquecer que a responsabilidade de financiamento das forças de segurança é do Estado Português, é com muito gosto que temos sempre procurado encontrar soluções que se adequem às necessidades dessas forças no nosso arquipélago”.

Nesse sentido, recordou acordos semelhantes, celebrados em 2013, num investimento superior a 600 mil euros, destinados à aquisição de viaturas e equipamento informático.

Na sua intervenção, o Secretário Regional assegurou que o Executivo Açoriano continuará a apoiar as forças de segurança nos Açores, para que “continuem a desenvolver o seu importante trabalho, dispondo para tal dos meios necessários à sua boa execução”.

Vítor Fraga destacou ainda a importância da segurança como um fator de atratividade do destino Açores.  

"A escolha dos destinos turísticos está fortemente relacionada com o sentimento de que o local que vamos visitar é seguro”, afirmou o Secretário Regional, salientando que “estimular esse círculo virtuoso entre o turismo e a segurança é dever de todos nós, incluindo, claro está, do Governo dos Açores”.

“Tendo nós assumido o turismo como um dos principais pilares de desenvolvimento da Região, é claro que a segurança tem aqui um papel fundamental no presente e no futuro do arquipélago”, acrescentou.

Para Vítor Fraga, “a segurança é, como se sabe, um bem coletivo inestimável, que deve chegar a todos os Açorianos, mas dela também usufruem todos aqueles que nos visitam e ainda bem que assim é".

O Secretário Regional lembrou que os Açores são reconhecidos não só pela sua identidade única, que concilia património natural com edificado, cultura com modernidade e tradição com sustentabilidade, mas também por serem um destino seguro, o que é um motivo de orgulho para a Região.

“Aqui os turistas podem usufruir de uma sensação de bem-estar e segurança que não encontram em muitos outros destinos”, assegurou.

Anexos:



GaCS

Sem comentários: