quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Ano de 2016 será marcante para o rendimento disponível dos trabalhadores açorianos, afirma Sérgio Ávila

O Vice-Presidente do Governo manifestou-se hoje convicto de que 2016 "será um ano extremamente marcante” para o funcionalismo público nos Açores porque, “pela primeira vez, haverá um aumento muito significativo do rendimento quer dos funcionários públicos, quer da generalidade dos trabalhadores”.

Sérgio Ávila, que falava, em Angra do Heroísmo, depois de ter recebido o caderno reivindicativo do SINTAP para 2016, salientou que “o aumento do salário mínimo regional é conjugado com uma redução muito significativa do imposto sobre o trabalho, designadamente o IRS, e com a reposição progressiva, ao longo do ano, das reduções à remuneração base”.

Para o Vice-Presidente do Governo, o impacto positivo da conjugação destes três fatores “irá permitir o aumento do consumo interno e, assim, dinamizar a economia, uma vez que as pessoas, com muito mais rendimento do seu trabalho, terão maior apetência para o consumo”.

“Depois de um período de reduções e de restrições que, nos Açores, foram compensadas quer através da remuneração complementar, quer pela reposição das 35 horas, este ano essas reduções e restrições serão integralmente repostas”, afirmou.

Sérgio Ávila disse ainda que a eventual reposição dos 25 dias de férias não faz parte do caderno entregue pelo SINTAP, mas foi sim uma recente proposta no âmbito dos Acordos Coletivos com Entidades Empregadoras Públicas (ACEP), que será analisada “com todo o cuidado”.

Anexos:
2016.01.21-VPGR-CadernoReivindicativoSINTAP.mp3

GaCS

Sem comentários: