sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Diretora Regional da Juventude destaca apoio do Governo dos Açores às indústrias culturais e criativas

A Diretora Regional da Juventude afirmou hoje, em Ponta Delgada, que o LABJOVEM - Concurso de Jovens Criadores dos Açores demonstra o "apoio continuado" do Governo às indústrias culturais e criativas, nomeadamente "o apoio à produção regional”.

Pilar Damião, que falava na apresentação do LABMEETING, realizado no âmbito do V LABJOVEM, salientou que “este programa destinado aos jovens é uma medida cultural que se enquadra nos pressupostos de uma verdadeira construção democrática da cultura”.

“O objetivo prioritário de uma verdadeira política cultural não se pode limitar a 'tornar acessível as grandes obras ao maior número possível', mas deverá ser mais originária: educar para o acesso à arte, mediante um maior apoio à formação e às práticas da arte”, frisou.

Na intervenção, Pilar Damião destacou ainda o reconhecimento por parte do Governo dos Açores em relação ao LABJOVEM, salientando que, "desde a primeira edição, em 2007, entende o programa como verdadeiro estímulo à criatividade dos jovens Açorianos”.

“Para além de querer destacar a criatividade e originalidade dos trabalhos em 11 áreas distintas, também procura ser alimentado pelo rigor da qualidade artística, tanto na forma como no conteúdo”, acrescentou.

No LABMEETING, os júris das 11 áreas a concurso avaliam e selecionam os projetos que, posteriormente, vão integrar a Mostra LABJOVEM 2016, que será apresentada nos Açores, em Lisboa e, pela primeira vez, em Edimburgo, na Escócia.

Os júris do V LABJOVEM incluem nomes como Carlos Marques (Arquitetura), Maria José Cavaco (Artes Plásticas), Cláudia Galhós (Artes Cénicas), Susana Bettencourt (Design de Moda), António Araújo (Design Gráfico), Rita Carmo (Fotografia), Alice Geirinhas (Ilustração e Banda Desenhada), Leonor Sampaio (Literatura), Luís Varatojo (Música), Tiago Melo Bento (Vídeo) e Sofia de Medeiros (Design de Cerâmica), entre outros.

Integrado também no LABMEETING, será lançado sábado, 23 de janeiro, pelas 22h00, na Galeria Arco 8, em Ponta Delgada, o livro 'Onde sequer o Luar', de Leonardo Sousa, seguido do DJ Set com Luís Varatojo.

O Concurso LABJOVEM – Jovens Criadores dos Açores é um projeto do Governo dos Açores, através da Direção Regional da Juventude, organizado pela Associação Cultural Burra de Milho, que visa incentivar e promover jovens criadores das diferentes áreas artísticas, servindo de plataforma a uma nova geração de artistas Açorianos.



GaCS

Sem comentários: