quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Governo dos Açores promove 4.ª edição dos Cursos de Língua Portuguesa para Imigrantes

O Governo dos Açores promove este ano a realização da quarta edição dos Cursos de Língua Portuguesa para Imigrantes, iniciativa que visa promover a plena integração dos imigrantes na sociedade açoriana, através da aquisição de competências linguísticas que os valorizem pessoal e profissionalmente.

As candidaturas, que se encontram regulamentadas pela Portaria n.º 56/2014, podem ser apresentadas até 31 de março, por entidades de natureza pública, privada ou cooperativa, bem como por estabelecimentos de ensino público na Região Autónoma dos Açores.

Os Cursos de Língua Portuguesa para Imigrantes, uma iniciativa do Governo dos Açores levada a efeito pelas direções regionais das Comunidades e da Educação, que já abrangeram mais de 150 formandos, de cinco ilhas, serão lecionados, preferencialmente, em horário pós-laboral, num período de 150 horas.

A aprovação final da frequência do curso permite ao imigrante cumprir com as exigências dos regimes para aquisição de nacionalidade portuguesa, concessão de autorização de residência permanente e estatuto de residência de longa duração, no que se refere à prova de conhecimento da Língua Portuguesa.

Na terceira edição desta iniciativa, em 2015, foram realizados três cursos, nas ilhas de S. Miguel, Terceira e Pico, organizados pela CRESAÇOR – Cooperativa Regional de Economia Solidária, pela AIPA - Associação de Imigrantes nos Açores e pela Santa Casa da Misericórdia de São Roque do Pico.

Nos três cursos realizados no ano passado participaram 45 formandos, oriundos de 17 países, nomeadamente Alemanha, Angola, Áustria, Brasil, Cabo Verde, Canadá, China, Colômbia, EUA, Etiópia, França, Grécia, Itália, Marrocos, Polónia, Reino Unido e Ucrânia.

Os interessados podem obter mais informações sobre o Curso de Língua Portuguesa para Imigrantes e o respetivo formulário de candidatura na página da Direção Regional das Comunidades no Portal do Governo dos Açores, no endereço eletrónico http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/pgra-ssrpre-drcomunidades .



GaCS

Sem comentários: