segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Governo dos Açores promove mais edições do Curso de Guias de Parques Naturais

A Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente vai promover a realização de mais edições, nas ilhas do Faial e Pico, do curso de Guias de Parques Naturais dos Açores, com o objetivo de valorizar o conhecimento das áreas protegidas e os serviços prestados pelos profissionais que conduzem grupos de turistas a essas zonas.

O curso, para o qual os interessados ainda se podem inscrever, vai certificar profissionais para acompanhar e guiar grupos de pessoas às áreas protegidas e para a interpretação ambiental e cultural do meio envolvente, dando seguimento aos esforços que têm sido desenvolvidos com vista à melhoria da qualidade de serviços dos Parques Naturais dos Açores.

Esta iniciativa, que resulta de uma parceria entre a Direção Regional do Ambiente e o Turismo dos Açores, com a colaboração da Câmara de Comércio e Indústria de Angra do Heroísmo, terá início a 1 de fevereiro, no Faial, e a 3 de fevereiro, no Pico, seguindo-se formações idênticas na generalidade dos Parques Naturais de Ilha.

O curso abrange vertentes como comunicação, técnicas de socorrismo e resgate, conhecimentos sobre património natural e histórico-cultural, noções de turismo e orientação no terreno.

Pretende-se ainda melhorar a qualificação dos recursos humanos das empresas de turismo ativo da Região, em prol do desenvolvimento de um turismo de natureza sustentável.

Estes cursos, com a duração de 117 horas, são homologados pela Direção Regional de Emprego e Qualificação Profissional e visam certificar profissionais para acompanhar e guiar grupos de pessoas nas áreas dos parques naturais, tendo como público-alvo todas as pessoas que pretendem exercer as atividades nas áreas protegidas.

Serão também ministrados cursos para guiar grupos à montanha do Pico e à Caldeira do Faial.

O curso da guia da caldeira do Faial começa a 10 de fevereiro e tem uma duração de 39 horas, enquanto o de Guia da Montanha do Pico terá início a 19 fevereiro e uma duração de 48 horas.

Caso o limite de vagas seja excedido, será feita uma seleção dando-se preferência a pessoas que exerçam atividades em empresas de animação turística ou que estejam a constituir empresa.

Estes cursos destinam-se igualmente a pessoas ligadas ao turismo em espaço rural que estejam interessados em proporcionar mais serviços aos seus clientes.

Os interessados podem obter mais informações sobre os cursos e inscrições, que podem ainda ser realizadas até ao final de terça-feira, 26 de janeiro, através do telefone 910 021 584 ou do endereço eletrónico http://parquesnaturais.azores.gov.pt/pt/


GaCS

Sem comentários: