sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Museu de Angra do Heroísmo apresenta o filme "A Invenção de Hugo Cabret"

A Direção Regional da Cultura, através do Museu de Angra do Heroísmo, apresenta sábado, 23 de janeiro, pelas 15h00, o filme "A invenção de Hugo Cabret", do realizador Martin Scorsese, encerrando o ciclo "A Infância no Cinema", iniciado em outubro, que contou com a parceria do Cine-Clube da Ilha Terceira.

Este filme, baseado no 'bestseller' de Brian Selznick, narra a história de um órfão que vive em segredo nas paredes de uma estação de comboios de Paris e que, com a ajuda de uma amiga, procura a resposta para uma misteriosa ligação entre o seu falecido pai, o mal-humorado dono de uma loja de brinquedos, e uma fechadura em forma de coração, cuja chave permitirá ativar um homem mecânico.

Concebida especialmente para o público infantil, esta película constitui uma homenagem a George Méliès, Auguste e Louis Lumière e a todos os pioneiros da história do cinema.

A apresentação do filme estará a cargo de Ana Almeida, que abordará aspetos da realização e comentará a articulação dos diferentes códigos acionados.

O ciclo de cinema que agora termina, coordenado por Carlos Bessa, da direção do Cine-Clube de Angra do Heroísmo, insere-se no plano de dinamização da exposição "Mundo Pequenino | A infância entre 1890 e 1950".

Nesse sentido, as películas selecionadas - "Aniki Bobó", "Oliver Twist" e "A Invenção de Hugo Cabret" - são especialmente representativas de três dos núcleos temáticos daquela mostra.

A exposição "Mundo Pequenino | A Infância entre 1890 e 1950", patente até 31 de janeiro na Sala do Capítulo, parte de uma mostra de peças de vestuário, móveis e brinquedos pertencentes às coleções do Museu de Angra do Heroísmo ou temporariamente cedidas por particulares e instituições, para dar a conhecer as profundas alterações introduzidas no conceito de infância nas sociedades ocidentais durante as últimas décadas do século XIX e primeiras do século XX, e que se consubstanciam na Declaração dos Direitos das Crianças, de 1959.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: