terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Museu de Angra do Heroísmo promove iniciativas de educação para a saúde

A Direção Regional da Cultura, através do Museu de Angra do Heroísmo, desenvolve no mês de janeiro um conjunto de iniciativas de educação para a saúde, através do estabelecimento de parcerias com entidades privadas locais que se disponibilizaram para esse efeito.

Com este programa, o Museu de Angra do Heroísmo reafirma o seu propósito de complementar de forma prática e pedagógica os conteúdos abordados nas exposições que estão patentes até finais de janeiro.

A opção pelas áreas da saúde, designadamente ocular e oral, reside no facto de apresentar, na Sala Dacosta, a mostra fotográfica de patologias oculares "Visões|o Interior do Olho Humano" e, na Sala do Capítulo, a exposição "O Mundo Pequenino| A Infância entre 1890 e 1950", que explicita o processo de formação do paradigma de infância moderno.

O programa prevê ainda no sábado, 16 de janeiro, pelas 15 horas, uma sessão de informação sobre erros refrativos, complementada por um rastreio oftalmológico gratuito, a realizar pela Optiangra.

Na comunicação que vai apresentar nesta iniciativa, o médico oftalmologista João Pedro Cardoso explicitará a origem e caraterísticas dos erros de refração que afetam a forma como a luz atravessa as diferentes estruturas do interior do olho humano, interferindo na nitidez da imagem que se forma na retina, configurando casos de miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.

A 22 e 29 de janeiro, das 16h00 às 17h30, decorrerá uma ação de rastreio ocular destinada a grupos escolares e, de 19 a 28 de janeiro, serão promovidas sessões de esclarecimento e rastreio sobre saúde oral da responsabilidade de Medicangra, para crianças dos quatro aos nove anos.

As atividades são de frequência gratuita, mas dependentes de inscrição prévia, através do telefone 295240800 ou do endereço de correio eletrónico museu.angra.agenda@azores.gov.pt.

O programa encerra a 30 de janeiro com uma comunicação por Carla Vilas Boas, que guiará uma viagem introspetiva pela boca, descobrindo a beleza escondida no interior dos dentes.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: