sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Novos investimentos reforçam rede de apoio à infância e às famílias açorianas, anuncia Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo anunciou hoje que a Carta Regional das Obras Públicas prevê, para este ano, mais 12 investimentos, entre creches, jardins-de-infância, ATL e centros intergeracionais, que vão reforçar a política de apoio à infância e às famílias açorianas desenvolvida nesta legislatura.

“Continuaremos, neste ano de 2016, a cumprir com esta política. Este conjunto de investimentos vai reforçar substancialmente esta rede de apoio à infância e às famílias que temos vindo a construir na nossa Região”, afirmou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo falava no lançamento da primeira pedra da construção da creche A Joaninha, da Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada, comparticipada em cerca de 800 mil euros pelo Executivo Regional, que terá capacidade para acolher cerca de 40 crianças.

Vasco Cordeiro salientou que este novo investimento constitui mais um exemplo do trabalho que tem sido desenvolvido ao longo deste primeiro mandato, em circunstâncias particularmente exigentes, e que é dirigido à satisfação das necessidades das famílias.

Este trabalho, que, desde 2012, resultou num investimento de cerca de 10 milhões de euros em vários equipamentos de apoio à infância e à juventude na Região, constitui, também, uma medida importante de apoio às famílias, ao facilitar a conciliação entre o trajeto profissional e a vida familiar, frisou Vasco Cordeiro, recordando que, atualmente, estão a decorrer em várias ilhas obras de quatro novas creches e de mais um ATL.

“A forma como entendemos esta política não se circunscreve apenas a parcerias com as instituições para a construção de infraestruturas”, sublinhou o Presidente do Governo, destacando a criação de várias medidas especificamente regionais.

Nesse sentido, apontou os exemplos do Complemento Regional de Abono de Família para crianças e jovens, que, este ano, tem um aumento de 15 por cento no seu valor, assim como os descontos para as famílias que tenham vários filhos a frequentar a valência de creche e jardim-de-infância no arquipélago.

“Estas medidas pretendem servir este objetivo estratégico de termos uma Região que se possa afirmar com uma política amiga das famílias e que que também cuida da construção do seu futuro”, afirmou Vasco Cordeiro, sublinhando que estes são investimentos e medidas que reforçam a coesão social e territorial.

Na sua intervenção, o Presidente do Governo considerou, por outro lado, que a nova creche A Joaninha vai permitir rentabilizar estruturas já existentes, como cozinha e lavandaria, em função de outra creche já existente nas proximidades, um “caminho particularmente importante” quanto ao investimento de recursos públicos.

Vasco Cordeiro destacou, também, o relacionamento profícuo existente entre o Governo dos Açores e a Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada, que tem resultado em benefício de todos os que utilizam as várias valências disponibilizadas pela instituição.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: