sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Presidente do Governo faz ponto de situação sobre furacão Alex

O Presidente do Governo dos Açores afirmou hoje, em Angra do Heroísmo, que a situação do furacão Alex continua a merecer todos os cuidados nas próximas horas e transmitiu uma mensagem de tranquilidade e serenidade face ao dispositivo de prevenção que está no terreno em várias ilhas da Região.

“Apesar desta situação inspirar todos os cuidados, é importante também transmitir uma nota de tranquilidade e de serenidade, na medida em que há muita gente e gente muito competente que, ao nível dos Bombeiros, dos Serviços Regional e Municipais de Proteção Civil e da Administração Regional, está atenta e pronta para intervir e para ajudar”, afirmou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo, que fazia um ponto da situação na sede do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), onde está a acompanhar o evoluir da situação na ilha Terceira desde o início da noite de quinta-feira, voltou a salientar a necessidade de cada Açoriano ter em conta as recomendações que a Proteção Civil já transmitiu atempadamente.

Em declarações aos jornalistas, Vasco Cordeiro adiantou que, no que tem a ver com os riscos associados à agitação marítima, o facto de já ter passado a fase de preia-mar sem qualquer situação de monta permite alguma tranquilidade em relação a esta componente específica da situação meteorológica.

“Há, efetivamente, uma previsão do aumento da precipitação e da intensidade do vento e há já algumas ocorrências de pequenas derrocadas e de transbordos de ribeiras em algumas ilhas, nomeadamente no Pico e em São Miguel”, afirmou, salientando que essas situações têm sido de pequena monta e foram prontamente solucionadas com a intervenção dos bombeiros, dos serviços florestais e das obras públicas, que têm tido uma intervenção mais direta no terreno.

“Aquilo que podemos dizer é que, com base nos últimos dados que estão disponíveis, teremos uma fase mais crítica entre o final da manhã e o princípio da tarde, que corresponde à passagem do centro do furacão entre São Jorge e a Terceira, ilhas que suscitam uma atenção mais reforçada”, frisou Vasco Cordeiro.

Na sede do SRPCBA, estão a acompanhar o Presidente do Governo, o Vice-Presidente, a Secretária Regional da Solidariedade Social e o Secretário Regional da Saúde.

Em São Miguel, está a acompanhar a situação o Secretário Regional do Turismo e Transportes, enquanto, na ilha do Faial, estão os secretários regionais do Mar, Ciência e Tecnologia e da Agricultura.

Além disso, vários diretores regionais estão nas ilhas do Pico, São Jorge, Santa Maria e Graciosa.

Anexos:
2016.01.15-PGR-PontoSituaçãoFuracãoAlex.mp3

GaCS

Sem comentários: