sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Programa de Educação Parental é "muito acarinhado" pelo Governo dos Açores, afirma Andreia Cardoso

A Secretária Regional da Solidariedade Social afirmou hoje, na Ribeira Grande, que o Programa de Educação Parental é um investimento "muito acarinhado" pelo Governo dos Açores e pelos técnicos que o promovem junto das famílias.

“Tem sido registada uma diminuição do número de conflitos, assim como um decréscimo da sua gravidade, o que é o melhor resultado possível para um programa que é pioneiro pela definição dos seus objetivos estratégicos e eixos de intervenção”, frisou Andreia Cardoso na sessão de abertura das IX Jornadas da Infância, promovidas pelo C.A.S.A. Bernardo Manuel Silveira Estrela, sobre o tema 'Lugar à Voz da Criança: Perspetivas da Pedagogia Participativa'.

O projeto, implementado pelo então denominado Instituto de Ação Social, agora Instituto de Segurança Social dos Açores, em 2011 na ilha de São Miguel e, entretanto, alargado à Terceira e ao Faial, já abrangeu mais de 360 famílias e pretende reforçar as competências parentais, nomeadamente indicando estratégias e regras ao nível do relacionamento entre pais e filhos.

“A abordagem que se procura transmitir é uma abordagem centrada nas próprias crianças, em que pais e mães explicam aos filhos as razões do estabelecimento de regras, reconhecem e respeitam a sua individualidade e os seus direitos, negoceiam mediante intercâmbios verbais e tomam decisões conjuntamente com eles, tentando formar comportamentos positivos e inibindo os desadequados”, salientou  a Secretária Regional.

Na sua intervenção, Andreia Cardoso afirmou que “a missão do Governo dos Açores é interligar a comunidade de agentes na área da infância”, unindo esforços no trabalho com vista ao desenvolvimento de qualidade na infância.

“Uma das suas estratégias-chave é, precisamente, a educação parental e a disponibilização de recursos para os pais e outros cuidadores”, frisou Andreia Cardoso.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: