quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Vasco Cordeiro inaugura novo Centro de Saúde de Ponta Delgada, construído para melhor servir a saúde dos Açorianos

O Presidente do Governo dos Açores inaugurou hoje o novo Centro de Saúde de Ponta Delgada, um investimento de cerca de 16,5 milhões de euros projetado e localizado para melhor servir os seus utentes e que vai manter a mesma relação com as todas as extensões e postos de saúde do concelho.

“Importa referir que os serviços que o Centro de Saúde de Ponta Delgada prestava até à entrada em funcionamento destas novas instalações se espalhavam por quatro imóveis dispersos por vários pontos da cidade de Ponta Delgada. Para benefício dos Açorianos que recorriam e recorrem a este serviço, a necessidade de melhorar este aspeto era uma evidência”, salientou Vasco Cordeiro.

Na intervenção que proferiu na inauguração da nova infraestrutura, localizada junto ao Hospital de Ponta Delgada e já abrangida pelo serviço municipal de minibus, o Presidente do Governo recordou que a hipótese de construir o novo Centro de Saúde nas antigas instalações do hospital, no Campo de São Francisco, seria mais cara do que a construção de raiz de um novo edifício.

“Este novo edifício tem, assim, a mais-valia adicional para os utentes do Centro de Saúde de Ponta Delgada de passarem a dispor da comodidade e do conforto de terem num único edifício todos os serviços que necessitam, desde a marcação de uma consulta ou de um exame até ao processamento do reembolso a que têm direito”, destacou Vasco Cordeiro.

Na ocasião, Vasco Cordeiro anunciou ainda que, este ano, o Governo vai abrir uma nova loja da RIAC - Rede Integrada de Apoio ao Cidadão na baixa de Ponta Delgada, dando, assim, também um contributo válido, concreto e efetivo para a dinamização da cidade, através da instalação desses serviços da Administração Regional.

“Mas, para além disso, tomo a liberdade de exortar a Câmara Municipal de Ponta Delgada a, no âmbito das suas competências e à semelhança do que já aconteceu com outras câmaras municipais de outras ilhas da nossa Região, aproveitar as oportunidades que derivam do Programa Operacional Açores 2020, nomeadamente quanto à existência de fundos comunitários disponíveis para esse efeito, e apresentando o imprescindível plano estratégico de revitalização e requalificação urbana a fim de aproveitar também os apoios existentes para esse fim”, afirmou o Presidente do Governo.

Da parte do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro garantiu a disponibilidade para, no âmbito do Programa Operacional Açores 2020, analisar e, em função dessa análise, apoiar a concretização das medidas que sejam definidas pela Câmara, no exercício das suas competências e dos seus poderes.

O Presidente do Governo assegurou, por outro lado, que o novo Centro de Saúde de Ponta Delgada continuará a manter a mesma relação com as todas as extensões e postos de saúde do concelho e que, com a sua abertura, não será encerrado nenhum posto de saúde nas freguesias do concelho de Ponta Delgada.

“Essa foi uma decisão tomada não agora, mas ainda antes do lançamento da primeira pedra da construção deste Centro de Saúde, mais concretamente em setembro de 2013, no âmbito do Plano de Ação para a Reestruturação do Serviço Regional de Saúde, que hoje mantenho e reafirmo”, frisou.

O Presidente do Governo aproveitou, ainda, para deixar uma palavra de reconhecimento aos milhares de profissionais das mais diversas áreas que, diariamente, prestam serviço nas várias unidades que compõem o Serviço Regional de Saúde.

“Se é verdade que os investimentos públicos, como este que aqui inauguramos hoje, constituem ferramentas importantes para um serviço de qualidade, é também indesmentível que o aumento de produtividade que se verifica no Serviço Regional de Saúde se deve, em primeiro lugar, ao esforço e o trabalho dos seus colaboradores”, destacou.

Nesse sentido, referiu que, ao nível da Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel, em 2012, foram prestadas cerca de 148 mil consultas e, durante o ano de 2015, esse número cresceu para mais de 165 mil, num aumento de produtividade que foi, aliás, extensivo a toda a Região.

De cerca de 330 mil consultas dadas, em 2012, em todos os centros de saúde dos Açores, passou-se, em 2015, para mais de 380 mil, um crescimento que ronda as 50 mil consultas.

O novo Centro de Saúde de Ponta Delgada dispõe de condições para dar resposta aos serviços de Medicina Geral e Familiar, abrangendo a Saúde Materna e a Saúde Infantil e Escolar, bem como muitos outros cuidados, como a Saúde Oral, a Promoção da Saúde, o Apoio Psicológico e Social e os Cuidados de Reabilitação, sem esquecer a nova valência de Saúde Ocupacional, que merece especial referência por este ser o primeiro Centro de Saúde da Região a ter este serviço.

Anexos:



GaCS

Sem comentários: