segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Açores e Madeira vão “aprofundar a interação” na área da saúde, anuncia Luís Cabral

O Secretário Regional da Saúde afirmou hoje, em Angra do Heroísmo, que as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira pretendem trabalhar em conjunto em diversas áreas da saúde, de forma a “aprofundar a interação entre as duas regiões insulares”.

Luís Cabral, que falava no final de um encontro com o Secretário Regional da Saúde da Madeira, João Faria Nunes, que terminou hoje uma visita aos Açores, referiu que foram identificadas diversas áreas onde se pode desenvolver um trabalho conjunto.

“Esta nossa identificação cultural de povos insulares é uma mais-valia no estabelecimento de protocolos em realidades comuns e comparáveis”, salientou o Secretário Regional.

Luís Cabral referiu que a área da oncologia será a próxima a ser alvo de um acordo de cooperação, no sentido de se realizar um registo oncológico conjunto entre as duas Regiões.

“Pretende-se fazer um Registo Oncológico Regional integrado que, com a devida fiabilidade, possa demonstrar a nível nacional que as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira estão também a desenvolver esforços e preocupadas com essa área”, afirmou Luís Cabral.

Serão também áreas de cooperação mútua a peritagem de inspeções de saúde, em termos de experiências, mas também de recursos humanos, assim como a partilha de conhecimentos e estratégias nas áreas da toxicodependência e dos comportamentos de risco.

O curso de MRMI, promovido numa parceria entre o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores e o Serviço de Saúde da Madeira, foi a primeira materialização do protocolo já assinado, tendo Luís Cabral salientado que foram “encontradas outras áreas na vertente da componente formativa” que vão permitir “lançar novos desafios e encontrar novas áreas de concretização do protocolo em vigor”.

Na sequência desta deslocação aos Açores, o Secretário Regional da Saúde da Madeira convidou Luís Cabral a visitar a Região Autónoma da Madeira, no sentido de se dar continuidade à partilha de conhecimentos e experiências entre as duas Regiões.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: