quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Cobertura dos equipamentos para a infância nos Açores é superior a 90%, afirma Andreia Cardoso

A Secretária Regional da Solidariedade Social revelou hoje, na Horta, que as taxas de cobertura de praticamente todas as valências asseguradas através de protocolos com centenas de Instituições Particulares de Solidariedade Social e Misericórdias “rondam ou chegam mesmo a ultrapassar os 90% em toda a Região”.

Andreia Cardoso, numa intervenção na Assembleia Legislativa no âmbito da apresentação do Relatório de Análise e Avaliação das Políticas Públicas Regionais Açorianas de Proteção das Crianças, reafirmou o investimento em medidas promotoras do bem-estar das crianças e jovens como um dos principais eixos estratégicos do programa do Governo dos Açores.

“O investimento feito no desenvolvimento de infraestruturas, na capacitação e reforço dos recursos humanos da Região e em projetos inovadores e transdisciplinares, dirigidos não apenas aos mais jovens, mas às suas famílias e cuidadores, tem sido uma verdadeira prioridade”, afirmou.

Na sua intervenção, além da Rede Regional de Equipamentos Sociais, Andreia Cardoso enumerou um vasto conjunto de políticas dirigidas à infância, trabalhadas em conjunto com as secretarias regionais da Saúde e da Educação e Cultura, nomeadamente ao nível da intervenção precoce e da prevenção e combate a comportamentos de risco.

“A cooperação interdepartamental tem sido o mote de todas as políticas dirigidas a esta faixa etária”, frisou a Secretária Regional.

Andreia Cardoso, assegurando que o Executivo não dá o trabalho por terminado nesta área, considerou “irrefutável o reconhecimento de que o Governo dos Açores fez desta matéria uma absoluta prioridade", salientando que "o trabalho já concretizado se traduz em resultados palpáveis, concretos e, na esmagadora maioria dos casos, de sucesso”.

“O reconhecimento das crianças enquanto sujeitos de direitos e da sua proteção enquanto responsabilidade da comunidade são conceitos ainda relativamente recentes e, na Região Autónoma dos Açores, assim como no resto do mundo, esta é uma tarefa que, tão depressa se cumpre, se renova também”, afirmou Andreia Cardoso.


Anexos:


GaCS

Sem comentários: