terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Governo dos Açores abre novos períodos de candidatura a medidas do PRORURAL+

A Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, através da Direção Regional do Desenvolvimento Rural, promove novos períodos de candidatura a oito medidas de apoio do Programa de Desenvolvimento Regional PRORURAL+.

Assim, até 30 de março, podem ser apresentadas mais candidaturas às medidas destinadas a incentivar ‘Atividades de Demonstração e Ações de Informação’ e a ‘Regimes de Qualidade para os Produtos Agrícolas e os Géneros Alimentícios’.

Por outro lado, decorre até 29 de abril o período de candidaturas para apoio à ‘Instalação de Jovens Agricultores’, ‘Investimento nas Explorações Agrícolas’ e ‘Investimento em Infraestruturas’, ou seja, em caminhos agrícolas e florestais, abastecimento de água e de energia elétrica às explorações agrícolas.

No mesmo período, podem também ser apresentados projetos ao ‘Restabelecimento do Potencial de Produção Agrícola afetado por Catástrofes Naturais e Acontecimentos Catastróficos’, para ‘Introdução de Medidas de Prevenção Adequadas – Ações Preventivas’ e à medida de ‘Cooperação’.

As candidaturas à ‘Criação de Agrupamentos e de Organizações de Produtores nos setores da Agricultura e da Silvicultura’ podem ser apresentadas até 31 de março.

As ‘Atividades de Demonstração e Ações de Informação’ destinam-se a promover a disseminação de informação que contribua para melhorar o desempenho técnico nas explorações e empresas das diversas áreas de atividade dos setores agrícola, florestal e agroalimentar.

O ‘Investimento nas Explorações Agrícolas’ tem como objetivo melhorar o desempenho técnico, económico e ambiental das explorações, visando o aumento da sua competitividade, diversificação da produção, aumento da produção de alimentos de qualidade e, ainda, incentivar os jovens a permanecer nas zonas rurais criando emprego e riqueza.

O ‘Investimento em Caminhos Agrícolas e Florestais, Abastecimento de Água às Explorações Agrícolas e Fornecimento de Energia Elétrica às Explorações Agrícolas’ tem como objetivo contribuir para o aumento da competitividade, através da redução dos custos de exploração.

A medida ‘Criação de Agrupamentos e de Organizações de Produtores nos setores de Agricultura e Silvicultura’ pretende contribuir para aumentar a capacidade de gerar valor a montante e contrariar o desequilíbrio da cadeia de valor, através da criação de parcerias e sinergias.

Por seu lado, a medida ‘Cooperação’ visa incrementar a inovação, cooperação e desenvolvimento da base de conhecimentos nas zonas rurais, reforçar as ligações entre a agricultura, a produção agroalimentar, a silvicultura e a investigação e a inovação, inclusive na perspetiva de uma melhor gestão e desempenho ambientais.

A apresentação dos pedidos de apoio e dos documentos ou declarações que sejam constitutivos da sua elegibilidade, efetua-se através de submissão eletrónica do formulário disponível no Portal do PRORURAL+ (http://proruralmais.azores.gov.pt), autenticados com o código de identificação atribuído para o efeito.

Informações ou esclarecimentos adicionais podem ser obtidos através do telefone 295 404 280 ou do endereço de correio eletrónico drdr.proruralmais@azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: