terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Governo dos Açores define solução técnica para orla costeira de Rabo de Peixe

A Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional dos Assuntos do Mar, definiu as intervenções que pretende executar na orla costeira de Rabo de Peixe, na costa norte da ilha de São Miguel, com base nos resultados do estudo encomendado a um gabinete de projetos especializado em obras marítimas com vista à apresentação de soluções técnicas possíveis para aquele local. 

Nesse sentido, propõe-se uma intervenção com 350 metros de extensão, enraizada no enrocamento do contra-molhe sul do porto de pescas, protegendo toda a baía, sendo que a solução escolhida consiste na construção de um quebra-mar aderente à base da falésia, que possui uma berma reconfigurável ao longo do tempo.

Prevê-se também a realização de trabalhos na vertente e na crista da arriba, nomeadamente a reconstrução de um descarregador de águas pluviais que colapsou.

O projeto em desenvolvimento compreende ainda a impermeabilização de alguns terrenos desocupados, no sentido de impedir a infiltração na crista da arriba e encaminhar as águas para o sistema de drenagem pluvial do arruamento, bem como a remoção cuidada de blocos instáveis e a proteção das camadas mais erodíveis do maciço com um sistema de pregagens e de betão projetado.

Naquela área, o Governo dos Açores já procedeu, igualmente, à demolição de mais de duas dezenas de imóveis em risco na rua de São Sebastião, tendo-se procedido ao recuo do limite do passeio do lado norte e à imposição de restrições ao trânsito no arruamento.



GaCS

Sem comentários: