quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Governos dos Açores e da República analisam setor agropecuário e agrícola

O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente reúne-se quinta-feira, em Ponta Delgada, com o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, num primeiro encontro institucional em que as oportunidades para o futuro e os desafios conjunturais que enfrenta o setor, em particular a fileira do leite, constituem um dos principais pontos da agenda.

Luís Neto Viveiros vai reiterar junto de Capoulas Santos, profundo conhecedor da realidade produtiva açoriana, a importância da participação ativa da Região na defesa dos interesses do setor em sede europeia e do apoio de Portugal enquanto Estado Membro, assim como no âmbito do processo de revisão do POSEI a nível comunitário.

O Secretário Regional vai também transmitir ao Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural as expetativas e conclusões do II Fórum do Leite, que reuniu na passada semana na Praia da Vitória.

Nesse encontro, o Governo dos Açores, a Federação Agrícola dos Açores, a ANIL e a LactAçores subscreveram uma Declaração de Compromissos que prevê, entre outros objetivos, “desenvolver uma estratégia conjunta no sentido de procurar novos mercados” e “desenvolver as sinergias necessárias ao desenvolvimento de novos produtos”, ao “nível do investimento em investigação e inovação”.

O Executivo Açoriano vai também defender junto do Governo da República uma alteração dos critérios de reconhecimento das organizações de produtores, considerando as especificidades da Região.



GaCS

Sem comentários: