terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Museu de Angra do Heroísmo expõe "Mecânica(s) do Tempo"

A Direção Regional da Cultura, através do Museu de Angra do Heroísmo, inaugura sábado, 20 de fevereiro, pelas 15H00, a exposição "Mecânica(s) do Tempo", em que apresenta um notável conjunto de relógios provenientes da coleção de ciência e tecnologia da instituição e de algumas coleções particulares.

Esta mostra, que estará patente até 5 de junho, na Sala do Capítulo, aborda a libertação progressiva dos mecanismos de medição do tempo relativamente à ação da natureza e do ser humano, convidando a uma reflexão sobre o consequente domínio exercido pelos relógios sobre a humanidade, que deixa de se regular para ser regulada.

A inauguração desta exposição, que tem entrada livre, inclui uma visita guiada por Francisco Maduro-Dias, a que se seguirá uma participação do grupo de teatro A Sala.

A exposição, documentada em catálogo, resulta de um apurado trabalho nas áreas de pesquisa, conservação e restauro, museologia e divulgação, executado por diferentes equipas do Museu de Angra do Heroísmo, de modo a cumprir um dos objetivos primordiais de qualquer instituição museológica, que é conservar, estudar e dar a conhecer as suas coleções.

Durante o período em que a mostra estará patente ao público decorrerão diversas atividades de dinamização direcionadas para diversos públicos, abordando a temática do tempo, segundo diferentes perspetivas.

Nesse sentido, está prevista a realização de um ateliê infantil de construção de relógios de sol, de um curso de iniciação à interpretação de poesia, de uma comunicação sobre a criação de hortas domésticas e jardins e uma sessão de Tai Chi.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: