sábado, 20 de fevereiro de 2016

Removida uma tonelada de resíduos do Porto do Alcaide, no Faial

O Parque Natural do Faial, em parceria com a Junta de Freguesia das Angústias, retirou cerca de uma tonelada de resíduos no âmbito de uma ação de limpeza de lixo marinho realizada no Porto do Alcaide.

Pela sua localização e em resultado da forte agitação marítima que se verificou nos últimos dias, acumularam-se cordas, baldes, plásticos diversos e madeiras, entre outros materiais, que, após a limpeza, foram retirados em viaturas dos serviços das Obras Públicas.
    
A acumulação de lixo no ambiente marinho é um problema global a que o arquipélago dos Açores não está imune por estar situado na periferia do giro tropical do Atlântico Norte, sendo estes detritos prejudiciais a diversas espécies marinhas, como peixes, répteis, mamíferos e aves.

Sendo que cerca de 80% dos resíduos marinhos são produzidos em terra, é da maior importância a adoção de uma conduta responsável por parte dos cidadãos, depositando os resíduos nos recipientes e locais destinados a esse efeito e não os abandonando nas ruas, matas ou ribeiras.



GaCS

Sem comentários: