quinta-feira, 3 de março de 2016

Governo dos Açores cumprirá resolução sobre segurança e proteção dos edifícios escolares até meados de junho

O Secretário Regional da Educação e Cultura manifestou hoje, em Ponta Delgada, a expetativa de que o Governo dos Açores dará cumprimento até meados de junho ao disposto na Resolução da Assembleia Legislativa sobre segurança e proteção dos edifícios escolares e dos seus utentes.

“A expetativa que tenho é que, no fim deste processo, quando efetivamente tivermos de cumprir plenamente esta Resolução, por meados de junho, tenhamos todo o parque escolar com os seus planos aprovados e as instalações inspecionadas, ou muito próximo disso”, afirmou Avelino Meneses, em declarações aos jornalistas no final de uma audição na Comissão de Assuntos Sociais.

O Secretário Regional da Educação e Cultura reafirmou que “as crianças estão seguras nas escolas”, acrescentando que “felizmente” não há registo de perturbações “de monta” em matéria de proteção e segurança nas escolas do Sistema de Ensino Regional.

Por seu lado, o Secretário Regional da Saúde, que também foi ouvido nesta Comissão, referiu que o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores tem acompanhado as escolas no desenvolvimento dos seus planos de emergência, assegurando uma “resposta rápida” a todas as solicitações por parte das instituições de ensino.

Luís Cabral, que falava em Angra do Heroísmo, salientou o trabalho de sensibilização e autoproteção que tem vindo a ser desenvolvido junto das várias escolas do arquipélago, revelando que, no ano passado, essas ações chegaram a mais de 8.000 alunos e que, só em janeiro de 2016, já participaram cerca de 600 alunos em ações de sensibilização em matéria de proteção civil.

O titular da pasta da Proteção Civil considerou ainda ser “fundamental” o envolvimento da escola no desenvolvimento dos planos de emergência, “para que os profissionais das instituições tenham conhecimento das medidas que deverão aplicar e da forma como as devem aplicar”.

Luís Cabral destacou a “excelente” cultura de proteção civil que os Açorianos têm, que resulta, em muito, dos vários fatores adversos a que estão sujeitos no arquipélago.

Anexos:Fotos: 




GaCS

Sem comentários: