sexta-feira, 11 de março de 2016

Governo dos Açores investe 380 mil euros na lota de Vila do Porto, em Santa Maria

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia anunciou hoje, em Santa Maria, que “com a obra de requalificação da lota de Vila do Porto, todas as lotas da região passam a estar dotadas de um sistema de venda eletrónica”.

“Fechámos assim um ciclo na informatização das nossas lotas, permitindo leilões mais rápidos e eficientes, um passo que pode ser determinante para a valorização dos produtos da pesca e para o aumento do rendimento da comunidade piscatória”, afirmou Fausto Brito e Abreu.

O Secretário Regional do Mar falava durante a inauguração das obras de requalificação e ampliação da Lota de Vila do Porto, uma obra que custou 380 mil euros e que “vai passar a servir melhor os pescadores e os compradores de pescado da ilha de Santa Maria”.

“O objetivo fundamental deste investimento, em Santa Maria, não é apenas o de mostrar obra feita”, disse, salientando que o que se pretende é “dar melhores condições a todos os marienses que do mar e da pesca fazem a sua forma de vida”.

Na sequência da requalificação efetuada, “a lota fica dotada de uma área renovada para a realização da primeira venda de pescado, de uma área apropriada para a expedição do pescado, de uma área adequada para a permanência dos compradores e de zonas apropriadas para armazenamento e limpeza de caixas”. 

Foi também aumentada a capacidade de armazenamento do pescado que aguarda venda, bem como a produção e capacidade de armazenamento de gelo no interior da lota, tendo sido criadas novas áreas, nomeadamente um novo arquivo administrativo, uma zona de secretaria da lota junto à bancada dos compradores, instalações sanitárias para acesso ao público e um alpendre exterior para seleção e escolha de pescado.

No que respeita a equipamentos, foi instalado um novo silo e o respetivo sistema de refrigeração, com capacidade de armazenamento de oito toneladas, tendo sido ainda instalada uma nova câmara de conservação de produtos refrigerados também com capacidade para oito toneladas.

Durante a sua intervenção, Brito e Abreu mencionou o investimento na rede de frio da Região como “parte da estratégia do Governo dos Açores para melhorar as condições de trabalho dos pescadores e dos comerciantes de pescado e melhorar a sua produtividade e rendimentos”.

Nesse sentido, afirmou que já estão completas as obras de construção do Entreposto Frigorífico de Ponta Delgada, em São Miguel, acrescentando que, ainda este ano, será lançado o concurso para a intervenção no Entreposto Frigorífico da Madalena, no Pico, arrancando também a obra de requalificação do Entreposto Frigorífico da Horta, no Faial.

O governante referiu que este “esforço de infraestruturação” tem sido realizado em linha com uma “política de diálogo” com os parceiros do sector, acrescentado que o Executivo açoriano tem desenvolvido “uma política de defesa ativa e coerente dos nossos interesses na União Europeia, para que a pesca açoriana continue a ser uma atividade com futuro”.

Brito e Abreu destacou ainda a importância da “aplicação inteligente” dos fundos do novo quadro comunitário de apoio, a criação de projetos de desenvolvimento local de base comunitária pelos Grupos de Ação Local das Pescas, e “o melhor aproveitamento das oportunidades do setor do turismo e da exploração de novas atividades como a aquacultura” como formas de desenvolver o setor das pescas nos Açores.

Anexos:
2016.03.11-SRMCT-InauguraçãoLotaVilaPorto.mp3

GaCS

Sem comentários: